O recorde mundial obtido pelo Roewe D7 DMH insere a SAIC entre as gigantes da indústria automotiva, ao lado de marcas como BYD, Geely e Chery, que também possuem modelos híbridos com alcance superior a 2.000 km.
Pontos Principais:
A jornada para alcançar o recorde foi feita em quatro dias, começando na cidade chinesa de Lanzhou e terminando em Urumqi, passando por localidades como Jiayuguan, Dunhuang e Turpan. Durante esse percurso, o Roewe D7 DMH foi testado em diferentes condições climáticas, com temperaturas que chegaram a -8°C e altitudes que variavam até 1.600 metros.
O desempenho do Roewe D7 DMH não se destacou apenas pela autonomia. O veículo acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos, e sua velocidade máxima é limitada a 185 km/h. Com a combinação de um motor elétrico e um propulsor térmico a gasolina de 1.5 litro, o sedã possui uma potência total de 204 cv e um torque de 33,6 kgfm, o que proporciona uma condução eficiente em diferentes tipos de terrenos.
Além do desempenho, o design e as dimensões do Roewe D7 DMH também são pontos relevantes. Com um comprimento de 4,89 metros, largura de 1,89 metro, altura de 1,51 metro e entre-eixos de 2,81 metros, o veículo oferece uma estrutura moderna e adequada para a categoria de sedãs. Seu interior é projetado para garantir o conforto dos passageiros, embora as informações sobre os materiais ou tecnologia interna não tenham sido detalhadas pela fabricante.
O sucesso do Roewe D7 DMH no alcance de uma autonomia recorde reflete o avanço da indústria automotiva chinesa no setor de veículos eletrificados. Marcas como BYD, Geely e Chery têm investido em modelos com foco em alcance e eficiência, e esse recorde é mais um marco que coloca a China em posição de destaque na produção de veículos híbridos e elétricos.
A autonomia estendida desses modelos é uma das principais preocupações dos consumidores que optam por veículos eletrificados, principalmente em países onde a infraestrutura de recarga ainda está em desenvolvimento. A eficiência de veículos como o Roewe D7 DMH pode ser um diferencial importante para atrair consumidores que buscam uma solução sustentável e prática, sem as limitações dos veículos puramente elétricos.
Com os avanços tecnológicos e o compromisso de empresas como o Grupo SAIC, espera-se que a autonomia dos veículos eletrificados continue aumentando nos próximos anos. A economia de combustível, aliada à autonomia extensa, contribui para reduzir a dependência de postos de recarga e pode ser um fator decisivo para quem está considerando migrar para um carro híbrido.
O recorde do Roewe D7 DMH também ilustra o potencial de inovação dentro do mercado chinês, que busca não apenas competir no mercado interno, mas também expandir para mercados internacionais. A crescente popularidade dos veículos híbridos e elétricos chineses indica que o país está se consolidando como um dos principais polos de desenvolvimento no setor automotivo.
A longo prazo, as características de autonomia e eficiência desses veículos poderão influenciar até mesmo as regulamentações governamentais e políticas ambientais, que cada vez mais incentivam o uso de tecnologias limpas e sustentáveis. Para o consumidor, a principal vantagem está no equilíbrio entre desempenho e economia, atributos essenciais para um mercado em transformação.
Esse recorde também ressalta a importância da diversificação dos modelos oferecidos por montadoras em um cenário global onde o uso de combustíveis fósseis está em constante debate. À medida que as montadoras investem em híbridos plug-in, a opção de um veículo com grande autonomia e baixo consumo pode se tornar cada vez mais atraente para um número maior de consumidores.
A relevância de veículos como o Roewe D7 DMH é especialmente significativa em países com grandes extensões de território e infraestruturas de recarga em desenvolvimento. O desempenho desse modelo reforça a ideia de que os híbridos plug-in ainda têm um papel importante a desempenhar na transição para a eletrificação total do setor automotivo.
Com a crescente demanda por veículos sustentáveis e a necessidade de reduzir emissões, os híbridos plug-in podem ser uma solução intermediária viável. Ao combinarem motores elétricos e a combustão, esses veículos oferecem uma alternativa prática e eficiente, enquanto a infraestrutura necessária para os veículos totalmente elétricos continua a se expandir.
Fonte: CNN e Garagem360.