Confira como pagar o IPVA 2019 em São Paulo

Os proprietários de veículos do estado de São Paulo já podem fazer a consulta e pagamento do IPVA 2019, o valor pode ser pago em cota única ou dividido em três parcelas.

Notícias
9 meses atrás
Confira como pagar o IPVA 2019 em São Paulo

Consultar valor do IPVA 2019

Os proprietários de veículos registrados no Estado de São Paulo podem conferir o valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2019, e inclusive fazer o pagamento, em toda a rede bancária a partir desta quarta-feira, 19/12. A consulta pode ser realizada nos terminais de autoatendimento, pela internet ou diretamente nas agências, bastando o número do Renavam do veículo.

IPVA 2019 em São Paulo

Também é possível verificar diretamente no portal da Secretaria da Fazenda (portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/ipva/), mediante o número do Renavam e placa do veículo. O proprietário tem até a data de vencimento da placa (veja tabela) para quitar o imposto em cota única, com desconto, ou pagar a primeira parcela do tributo.

A partir de janeiro, o contribuinte também pode optar pelo licenciamento antecipado e realizar o pagamento independentemente do número final da placa do veículo:

  • em cota única, até o dia 22 (vinte e dois) de janeiro de 2019, com desconto de 3%;
  • em cota única, até o dia 22 (vinte e dois) de fevereiro de 2019, sem desconto;
  • até o dia 22 (vinte e dois) de março de 2019, relativamente ao pagamento da terceira parcela, quando tenha ocorrido a opção pelo parcelamento.

Quem deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.

Calendário de pagamento do IPVA

Calendário de pagamento do IPVA
Calendário de pagamento do IPVA

Nota Fiscal Paulista

Você sabia que é possível utilizar os seus créditos da Nota Fiscal Paulista para pagar total ou parcialmente o IPVA do seu veículo no ano que vem? Segundo a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, para usufruir desse benefício, você deverá fazer a opção ainda neste mês de outubro. Assim, será possível abater o valor do IPVA do próximo ano com os seus créditos!

Para fazer a opção, acesse o menu “Conta corrente” e, em seguida, clique em “Utilizar Créditos” e selecione a opção “Desconto no IPVA”.

Vale lembrar que a operação é irretratável; sendo assim, em caso de venda do veículo indicado, não será possível desfazer a operação. Por fim, aproveite para verificar a existência de eventuais débitos de IPVA em atraso no novo portal da Secretaria da Fazenda. Acesse portal.fazenda.sp.gov.br, clique no menu “Cidadão” e, em seguida, clique em “IPVA”.

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?