Confira principais novidades do Festival Interlagos e novas motos que chegam ao Brasil

No Festival Interlagos 2024, marcas como Honda, Bajaj, Kawasaki, Royal Enfield, BMW e Ducati apresentaram importantes lançamentos no mercado brasileiro. Destaques incluem a Honda XR 300L Tornado, as atualizações das Bajaj Dominar 160 e 200, e a Ducati Diavel V4, atraindo entusiastas de motos em todo o país.
Publicado em Motos dia 6/06/2024 por Alan Corrêa

No Festival Interlagos 2024, algumas das motocicletas mais importantes e aguardadas do mercado brasileiro foram apresentadas. Marcas renomadas como Honda, Bajaj, Kawasaki, Royal Enfield, BMW e Ducati aproveitaram o evento para lançar seus novos modelos, cada um trazendo inovações e melhorias que prometem atrair a atenção dos entusiastas de motos em todo o país.

Entre os destaques estão a nova Honda XR 300L Tornado, as atualizações das Bajaj Dominar 160 e 200, e a poderosa Ducati Diavel V4. Vamos conferir mais detalhes sobre esses lançamentos.

Honda apresenta a nova XR 300L Tornado

No estande da Honda, os visitantes poderão conferir várias motocicletas expostas. Além disso, haverá a oportunidade de pilotar alguns modelos nas pistas de Test Ride, que incluem modalidades off road, on road e mobilidade, focada em scooters.

Um dos destaques do estande será a nova geração da scooter Elite 125, que será apresentada ao público pela primeira vez. Outra novidade é o lançamento da XR 300L Tornado, um novo modelo que amplia o line-up da marca.

No espaço “Museu”, a Honda exibirá alguns de seus modelos mais icônicos. Entre eles, estará a CG 125 de 1976, primeira motocicleta fabricada no Brasil, e outras motocicletas que marcaram gerações. No mesmo local, será possível ver os modelos CB 650R e CB 1000R customizados por artistas convidados pela Honda para a ação WingCrafters.

O Festival Interlagos também contará com etapas do Campeonato Brasileiro de Motocross, onde a Honda participará com a equipe Honda Racing. Além disso, haverá apresentações da equipe Força & Ação, conhecida por suas acrobacias com motocicletas.

Produtos da Honda Store, incluindo itens de vestuário e acessórios oficiais, estarão à venda no evento. Esses produtos visam fortalecer a conexão entre os fãs e a marca.

Marcelo Langrafe, Diretor Comercial da Honda Motos e CRM da Honda South America, afirmou que o Festival Interlagos é uma oportunidade para a Honda interagir diretamente com seus apaixonados pela marca. Nesta edição, a Honda apresentará importantes lançamentos e proporcionará experiências aos clientes e fãs.

Bajaj atualiza as Dominar 160 e 200

A Bajaj anunciou atualizações para suas motos Dominar 160 e Dominar 200 no mercado brasileiro. As mudanças foram apresentadas no Festival Interlagos e incluem melhorias importantes em relação aos modelos anteriores. A principal novidade é a introdução do sistema de freios ABS nas duas rodas, uma atualização em relação ao modelo anterior, que possuía ABS apenas na roda dianteira.

As motos continuam sendo fabricadas em Manaus (AM) e seguem as mesmas especificações reveladas no mercado indiano. As rodas e o quadro agora possuem pintura cinza, e os modelos contam com mais opções de cores. A Dominar 160 e a Dominar 200 mantêm o visual e a mecânica já conhecidos pelos consumidores.

Outra mudança significativa está nos pneus da Dominar 160, que passaram a ser mais largos. A medida da dianteira passou de 90/90 para 100/80, enquanto a traseira foi de 120/80 para 130/70. Estas são as mesmas medidas já utilizadas na Dominar 200, proporcionando uma padronização entre os dois modelos.

Em termos de preços, a nova Dominar 160 2025 passou de R$ 15.990 para R$ 16.900. Já a Dominar 200 2025 teve seu preço ajustado de R$ 18.990 para R$ 19.990. A Bajaj informou que os valores são os mesmos praticados pelos concessionários e que não haverá adição de frete. As unidades da linha 2025 devem chegar às lojas em julho.

O motor da Dominar 160 segue com as mesmas especificações, sendo um monocilíndrico com arrefecimento a ar e radiador de óleo. Ele possui 160,3 cm³ de capacidade e entrega 17 cv de potência a 9.000 rpm, com torque de 1,49 kgfm a 7.250 rpm. A moto possui câmbio de 5 marchas e itens de série como conta-giros analógico, tela digital, indicador de marcha e marcador de combustível.

A Dominar 200 também mantém seu motor monocilíndrico, mas com arrefecimento a líquido e 199,5 cm³ de capacidade. Este motor entrega 24,5 cv de potência a 9.750 rpm e torque de 1,89 kgfm a 8.000 rpm. O câmbio possui 6 marchas e a moto conta com os mesmos equipamentos de série que a Dominar 160.

A Bajaj também confirmou que sua fábrica em Manaus iniciou a produção no final de maio e que as primeiras unidades devem chegar às lojas em breve. A linha de montagem tem capacidade para produzir 20.000 unidades por ano, e a linha Dominar, que inclui os modelos 160, 200 e 400, era anteriormente montada em parceria com a Dafra.

Kawasaki Ninja e a ZH2

A Kawasaki apresentou novos modelos de motos e uma linha de roupas no Festival Interlagos Motos. A coletiva de imprensa ocorreu na quarta-feira, 5 de junho de 2024. Entre as novidades, destacam-se os modelos Eliminator 500, Z500, Ninja 500, Ninja ZX-6R e Z H2.

A Eliminator 500 possui um motor de 451 cc bicilíndrico, que gera 51 cv de potência e 4,3 kgfm de torque. Esta moto tem um câmbio de seis velocidades. A moto será vendida por R$ 39.990, enquanto a versão SE custará R$ 49.990.

A Z500 tem o mesmo motor de 451 cc da Eliminator 500, também com 51 cv de potência, mas com um torque de 8 kgfm. A Ninja 500 compartilha o mesmo motor da Z500, mas com um design diferente.

A Ninja ZX-6R 636 é outro modelo apresentado, com um motor de 636 cc que produz 130 cv de potência e 7,2 kgfm de torque. Esta moto foi um dos principais lançamentos da marca no evento.

A Z H2, com motor de quatro cilindros e 998 cc, gera 200 cv de potência e 14 kgfm de torque. Este modelo adota o conceito “Sugomi”, que destaca o chassi com partes aparentes. A moto será lançada na cor Metallic Carbon Gray / Ebony.

Além das motos, a Kawasaki também lançou uma nova linha de roupas oficiais para motociclistas. As roupas foram desenvolvidas para oferecer conforto e segurança durante a pilotagem.

Royal Enfield Shotgun 650

A Royal Enfield abriu o Festival Interlagos com uma grande novidade: a Shotgun 650. Esta custom segue a mesma linha da Super Meteor 650, mas é baseada nos modelos gêmeos Continental GT e Interceptor.

Assim como as motos já disponíveis no mercado, a Shotgun 650 vem equipada com um motor bicilíndrico de 648 cm³, capaz de gerar até 47 CV e 5,4 kgfm de torque.

A Royal Enfield ainda não divulgou uma data específica para a chegada da Shotgun 650 ao Brasil, mas afirmou que pretende lançá-la o mais rápido possível. O preço também não deve ultrapassar o valor da Super Meteor, que custa R$ 33.990.

BMW

A BMW não poupou esforços para oferecer o melhor na categoria das big trails, lançando três novas motos: F 800 GS e GSA, F 900 GSA e F 900 GS.

No entanto, a grande novidade é a R12, que chega como uma opção mais custom da marca alemã. Ela se apresenta como uma alternativa à R18, que até agora era a única do tipo disponível no Brasil. Ainda não há data de lançamento nem preço definido para nenhum dos modelos.

Ducati Diavel V4

A Ducati Diavel V4 chegou ao Brasil e já está disponível para venda com um preço sugerido de R$ 139.990. O modelo será apresentado durante o Festival Interlagos 2024. A moto é equipada com um motor V4 Granturismo de 1.158 cc, que gera 168 cavalos de potência e 12,8 kgfm de torque. Este é o mais recente lançamento da linha de modelos V4 da Ducati, que também inclui as Panigale e Multistrada V4.

A Diavel V4 apresenta um design renovado e desempenho melhorado em relação ao modelo anterior. A adoção do motor V4 Granturismo trouxe mudanças importantes, oferecendo uma nova experiência de pilotagem. A moto também conta com uma redução de peso, que melhora a agilidade e a resposta nas curvas, proporcionando aos pilotos uma sensação de controle mais eficaz.

A Ducati implementou um sistema de desativação estendida no motor da Diavel V4. Este sistema tem como objetivo reduzir as emissões e o consumo de combustível, atendendo às novas exigências ambientais e de eficiência. A redução de peso da moto foi alcançada através da otimização do motor e de outras partes da moto, resultando em uma diminuição total de 13 kg em comparação com o modelo anterior.

O visual da Diavel V4 inclui uma lanterna traseira em estilo “colmeia” e um escape com quatro saídas. O modelo vem equipado com um garfo invertido de 50 mm e um amortecedor do tipo cantilever. Estes componentes contribuem para uma experiência de condução ágil e responsiva. Os freios são da marca Brembo, com calipers Stylema e ABS para curvas, o que garante uma frenagem eficaz em diversas condições de pilotagem.

A Diavel V4 foi apresentada pela primeira vez no EICMA 2022, o Salão de Milão das motos. O evento gerou grande interesse entre os entusiastas de motocicletas esportivas. A potência e o torque do motor V4 Granturismo chamaram a atenção, assim como a redução de peso do modelo. A inclusão da Diavel V4 na família V4 da Ducati reforça o compromisso da marca com a inovação e o desempenho.

A Ducati também anunciou planos para lançar mais três novos modelos no Brasil até o final deste ano. Estes lançamentos serão feitos durante o Festival Interlagos. Entre os modelos esperados estão a nova geração da linha Scrambler e a Hypermotard 698 Mono. A empresa busca diversificar sua oferta no mercado brasileiro e atrair diferentes tipos de motociclistas com essas novidades.

*Com informações da Honda e Bajaj.