Muitos bons condutores se fossem avaliados quanto à posição na direção poderiam ser reprovados. Infelizmente, acabamos nos ajeitando no assento de modo mais cômodo sem se preocupar ou sem conhecer os riscos que uma postura errada pode provocar durante a condução.
Tomar a posição correta para dirigir é fundamental para se conseguir dirigir bem, fazer com eficácia manobras, responder rapidamente em imprevistos, conduzir com mais segurança e com menos desgaste para o corpo.
Com todo o aprimoramento de tecnologias para os veículos, muitos dos dispositivos de segurança e assistência perdem sua eficiência se não fazemos algo primordial como posicionar-se corretamente frente ao volante.
Seja por mau hábito ou falta de conhecimento acaba sendo muito comum encontrar motoristas dirigindo em posição errada. Em geral, cada motorista se senta como entende e acaba inventando modos de condução esportivos ou de lazer.
Em realidade, existe apenas uma posição correta de sentar-se no assento para conduzir com segurança e que deve ser usada todos os dias na cidade ou estrada
Como regular o assento, escolher o ângulo de inclinação do encosto, posição das pernas, distância dos braços, segurar o volante e ajustar o cinto de segurança, são pontos fundamentais para que as manobras sejam eficazes e, em caso de colisão, diminuir o risco de lesões graves.
Talvez alguns achem exagerado, mas as roupas mais adequadas aos motoristas são as que sejam soltas, ou seja, que não limitem os movimentos. O solado dos calçados também não devem ser rígidos, como botas, pois tiram a sensibilidade e controle dos pés sobre os pedais.
O encosto não deve ser inteiramente reto, a fim de evitar produzir cansaço na cintura. A inclinação ideal é próxima dos 110 graus. Mais do que isso o motorista ficaria muito pendurado no volante forçando demasiadamente os ombros e o pescoço.
Caso o veículo tenha assento com regulador de altura, o ideal é que a cabeça esteja à altura de quatro dedos do teto. Assim, o condutor consegue abarcar a visão do painel e da onde inicia o capô.
Se o veículo tiver apoio de cabeça com regulagem o ajuste ideal é na altura das sobrancelhas.
Quanto às pernas, o melhor meio de medir o comprimento ideal é pressionar até o final o pedal da embreagem ou do freio. As pernas devem ficar com distância suficiente para se manterem flexionadas, o que permite maior força ao pisar no freio. Se as pernas ficarem inteiramente esticadas, em caso de colisão, o risco de lesões graves aumenta, pois o impacto não é absorvido.
Se o pé esquerdo não estiver pressionando a embreagem deve ser mantê-lo descansando. Esta medida aumenta o apoio do quadril e permite que o condutor tenha mais controle no momento de frenagem de emergência.
A medida correta da distância até ao volante é tirada estendendo o braço sobre o arco do volante de tal modo que as mãos fiquem livres, ou seja, os punhos tem que estar apoiados no volante. Uma vez segurando o volante os braços ficando pendidos até formar um ângulo de 90 graus, para se manter sempre a flexão dos mesmos durante a execução de manobras.
Não podemos deixar de mencionar o cinto de segurança, o elemento de segurança passiva mais importante dentro do veículo. É mais adequado manter a faixa central do cinto colocada sobre o quadril e não sobre o abdômen, para proporcionar maior suporte ao corpo.
É claro que para quem não está habituado a tomar essas posições ao sentar-se ao volante inicialmente pode haver algum desconforto. Mas um bom hábito surge também com a prática e com o tempo se torna natural.
Outro benefício é que você vai descobrir que seu veículo tem mais espaço para oferecer, pois a posição correta cria mais espaço para os passageiros no assento atrás, além de oferecer mais segurança para todos.