Se o conhecido Nissan LEAF já era um carro e tanto, prepare-se para conhecer o Nissan LEAF e+, que ganhou mais tecnologia e mais autonomia. O novo modelo começará a ser vendido nas concessionárias japonesas em janeiro de 2019 e chegará aos EUA no segundo semestre.
As dimensões e aspecto geral do modelo permanecem os mesmos. Mas são só as aparências que tentam disfarçar o grande avanço que o e+ conquistou. Muito mais tecnologia, conforto e autonomia acompanham a nova geração.
Pra começar as novas baterias, ou o chamado trem de força, que aumentou cerca de 40% em relação ao seu predecessor. Além disso, o ProPILOT oferece condução semiautônoma e o sistema do e-Pedal, conceitos que pretendem modificar a forma como os veículos motorizados são conduzidos e integrados na sociedade.
A montadora japonesa tem em vista três principais aspectos quando desenvolve veículos elétricos, os quais são agrupados sob o conceito da Nissan Intelligent Mobility. Esses três elementos são: Intelligent Power, Intelligent Driving e Intelligent Integration.
O Intelligent Power nada mais é do que o esforço da marca para desenvolver o melhor sistema de alcance e desempenho do veículo, o que foi amplamente melhorado na nova geração do modelo em questão.
Enquanto o primeiro LEAF era capaz de uma autonomia de 322 km, o novo pode chegar a 458 km, o que representa um ganho de 40%. Mas não é só a autonomia, a potência do motor também foi melhorada. Ou seja, o LEAF e+ tem melhor desempenho e mesmo assim sua bateria dura mais tempo.
Apesar de uma capacidade tão significativamente melhorada, a bateria do novo LEAF leva o mesmo tempo para ser recarregada. Vale ressaltar que a dimensão da bateria cresceu em apenas 5 milímetros para cima.
Motor e bateria trabalhando em perfeita sintonia como no LEAF e+ podem produzir 160 quilowatts de potência e 340 Nm de torque máximo. Isso permite retomadas mais ágeis, facilitando manobras no trânsito e ultrapassagens na estrada. A aceleração entre 80 km/h e 120 km/h ficou 13% mais rápida, e a velocidade máxima aumentou cerca de 10%.
A marca considera suas baterias tão excelentes que dão aos seus clientes 8 anos de garantia ou 160.000 km rodados, o que vier antes.
O Intelligent Driving é o conceito de aperfeiçoamento de tecnologia de condução da marca, e no caso do LEAF e+ está composto principalmente de dois elementos: o ProPILOT e o e-Pedal.
O ProPILOT é uma tecnologia de direção semiautônoma que permite ao motorista ajustar a distância para o veículo da frente de modo que o sistema a mantenha de forma automática. Além disso, também permite definir a velocidade de cruzeiro entre 30 km/h e 100 km/h.
O ProPILOT também conta com um sistema que aciona os freios do veículo caso a distância preestabelecida seja ultrapassada, podendo frear até ao ponto de parar completamente o veículo sem a intervenção do motorista. Para que volte a andar o motorista deve acionar o acelerador ou pressionar o botão ProPILOT localizado no volante.
Esse mesmo sistema ainda traz a tecnologia de estacionamento automático, o ProPILOT Park, que executa das manobras de estacionamento não apenas direcionando o volante, mas também o acelerador, freio, mudança de marcha e freio de estacionamento.
E para completar o sistema está o e-Pedal, único pedal do veículo e que serve tanto para acelerar como para desacelerar e frear. No LEAF e+ o e-Pedal foi reprogramado para se adequar às exigências e características do novo motor, especialmente em marcha ré.
Além dessas duas tecnologias principais e exclusivas, o modelo também conta com: Alerta Inteligente de Mudança de Faixa, Assistente Inteligente de Emergência, Monitoramento Inteligente de Ponto Cego, Alerta Inteligente de Tráfego Cruzado e Visão 360º com Sistema Inteligente de Câmeras.
A Intelligent Integration é a tecnologia da conectividade no que há de mais avançado. Com o app NissanConnect o motorista pode controlar pelo smartphone algumas funções do veículo, como o monitoramento do nível de carga do veículo, o agendamento de recarga, saber onde estão as melhores tarifas de energia (dependendo do país), encontrar a estação de carga mais próxima, aquecer ou refrigerar o veículo à distância.
O sistema conta com uma nova tela colorida de 8 polegadas e com operações semelhantes à de um celular, toques rolar e deslizar. Ele pode se conectar ao aparelho pessoal e exibir o seu sistema de navegação sem a utilização de cabos.
Ele também traz o sistema Door-To-Door Navigation, pelo qual o motorista tem um auxílio para encontrar o veículo num estacionamento muito grande por exemplo. Ao entrar no veículo a rota será automaticamente transferida para o sistema de navegação do veículo sem a necessidade da intervenção humana.
Com o recurso Connections os passageiros podem se conectar facilmente ao sistema multimídia do veículo. Em síntese, o conceito pretende proporcionar a melhor e mais fácil integração do veículo de modo que ele seja parte de um ecossistema maior de veículos elétricos.
O design do novo LEAF e+ nada, ou quase nada, mudou em relação ao seu predecessor. Continua moderno e arrojado, com linhas que favorecem a aerodinâmica do veículo e aproveitam ao máximo a energia do motor. Também conta com uma grade V-Motion com efeitos 3D em azul – já que não precisa de entrada de ar para refrigerar o motor – e apenas um discreto “e+” distingue uma geração da outra, bem como um pequeno detalhe em azul de modo a caracterizar que se trata de um veículo elétrico.
Por dentro também alguns detalhes entregam que se trata do LEAF e+: pespontos contrastantes em azul vibrante na direção, assentos e revestimento das portas com características de um verdadeiro elétrico Nissan.