O mercado de motocicletas no Brasil está em alta, com previsão de atingir mais de 1,8 milhão de unidades emplacadas em 2024. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), as scooters e cubs estão entre as categorias mais vendidas, ocupando o segundo lugar com 35,26% das vendas totais realizadas entre janeiro e setembro de 2024.
Pontos Principais:
Esses modelos de motocicletas são especialmente populares em áreas urbanas devido à sua praticidade e eficiência. Apenas as motocicletas city, como Honda CG e Yamaha YBR, superam as vendas de scooters e cubs, representando 40,53% do total. A categoria trail, que inclui modelos como a Honda Bros e Yamaha XTZ, fica significativamente atrás.
Em termos de economia de combustível e conforto, as scooters e cubs são as preferidas por quem busca meios de transporte mais acessíveis e funcionais. Para facilitar a escolha, foram listados os cinco modelos mais baratos disponíveis no mercado brasileiro.
A Honda Elite 125, disponível por R$ 12.966, é o modelo mais caro entre os cinco listados, sendo a única scooter “pura” com câmbio automático CVT. Ela possui motor monocilíndrico de quatro tempos, com 123,9 cilindradas, gerando 8,2 cavalos de potência a 6.250 rotações por minuto e torque de 1,06 kgfm a 5.000 rpm. A partida é elétrica, e o modelo utiliza gasolina como combustível.
A posição de pilotagem totalmente sentada, com as pernas juntas e protegidas de vento e detritos da rua, é uma das características mais marcantes deste modelo. Ela também conta com porta-objetos frontal, mas não inclui a porta USB presente em outros modelos da marca. Um dos recursos de destaque é o sistema de freio combinado (CBS), o freio de estacionamento e o sistema “idling stop”, que desliga o motor após três segundos sem aceleração para economizar combustível.
O sistema “idling stop” só é ativado após o motor atingir certa temperatura e volta a funcionar automaticamente quando o acelerador é acionado. Esse sistema ajuda a reduzir a emissão de poluentes e otimiza o consumo de combustível.
A Honda Biz 125 ES, com valor de R$ 12.000, é a cub flex mais barata do Brasil. Seu motor monocilíndrico de quatro tempos, com 123,9 cilindradas, gera 9,53 cavalos de potência a 7.500 rotações por minuto e um torque de 1,03 kgfm a 6.000 rpm. Ela possui câmbio semiautomático de quatro velocidades e partida elétrica, além de funcionar com combustível flex.
Este modelo substituiu recentemente a versão anterior de 110 cilindradas e oferece conveniências voltadas para o uso urbano, como a porta USB-C abaixo do guidão, painel digital e gancho retrátil para sacolas. O porta-objetos frontal e o espaço sob o banco, que comporta um capacete ou mochila, aumentam sua utilidade no dia a dia.
A Honda Biz lidera o mercado de scooters e cubs, com 213.054 unidades emplacadas entre janeiro e setembro de 2024. Suas vendas representam 42,88% do segmento, sendo 73% superiores ao segundo colocado, o modelo Pop 110i, também da Honda.
A Shineray Rio 125 EFI está à venda por R$ 11.590 e é um modelo de cub com injeção eletrônica. O motor monocilíndrico de quatro tempos, com 123,67 cilindradas, gera 8 cavalos de potência a 8.000 rotações por minuto e torque de 0,917 kgfm a 6.000 rpm. O câmbio é semiautomático de quatro velocidades, e a partida é elétrica.
A Rio 125 EFI possui painel digital, espaço sob o assento para um capacete e porta USB, características que compartilha com o modelo Jet 125 SS. Entretanto, a Rio 125 EFI se destaca por incluir luzes de rodagem diurnas (DRL), setas em LED e um design mais agressivo, com ângulos retos que conferem uma aparência mais moderna.
Embora as diferenças entre os dois modelos da Shineray sejam sutis, o visual e os recursos extras da Rio 125 EFI podem ser atrativos para aqueles que buscam um design mais atualizado e funcionalidades adicionais.
Com preço de R$ 10.090, a Shineray Jet 125 SS é o modelo cub mais acessível para quem busca uma moto com baú sob o assento. O baú tem capacidade para comportar um capacete e inclui uma porta USB para recarregar dispositivos eletrônicos durante o trajeto. O motor é monocilíndrico de quatro tempos, com 123,67 cilindradas, gerando 7,2 cavalos de potência a 7.500 rotações por minuto e torque de 0,816 kgfm a 6.000 rpm. O câmbio é semiautomático de quatro velocidades, e a partida pode ser feita de forma elétrica ou por pedal.
Mesmo sendo uma das opções mais baratas do mercado, a Jet 125 SS conta com painel totalmente digital. Esse painel exibe informações como velocímetro, conta-giros, odômetro, nível de combustível, tensão da bateria e a marcha engatada, garantindo praticidade ao condutor.
Este modelo é uma boa opção para quem deseja uma motocicleta básica, com recursos tecnológicos adequados ao cotidiano urbano, sem abrir mão de funcionalidades essenciais como o painel digital e a porta USB.
A Honda Pop 110i ES, com valor de R$ 9.690, é a moto cub mais barata do Brasil quando considerados modelos acima de 50 cilindradas. Com motor monocilíndrico de quatro tempos e 109,5 cilindradas, a Pop 110i gera 8,43 cavalos de potência a 7.250 rotações por minuto e torque de 0,945 kgfm a 5.000 rpm. O câmbio é semiautomático de quatro velocidades, e a partida é elétrica.
A Honda Pop 110i passou por atualizações recentes, como a introdução da partida elétrica e a injeção eletrônica. Seu câmbio semiautomático é o mesmo presente na Biz, o que garante uma condução facilitada para o uso diário em grandes centros urbanos. Além do preço acessível, o principal atrativo deste modelo é a economia de combustível, com um consumo estimado de 49,1 km/l pela Honda.
A Pop 110i é a segunda moto mais vendida na categoria de scooters e cubs, com 122.703 unidades emplacadas entre janeiro e setembro de 2024, atrás apenas da Biz.