Se as concessionárias da Ford se destacam pelo cuidado e qualidade com a conservação dos seus veículos, existe um lugar em que há 40 anos a preocupação é castigar ao limite os carros: o campo de provas e centro de desenvolvimento Ford em Tatuí. Conheça agora um pouco deste local e sua história.
Desde novembro de 1978, a Ford no campo em Tatuí testa em exaustão seus carros, picapes e caminhões. Com mais de 10 milhões de km de avaliações por ano, já foram rodados no total mais de 230 milhões de km em provas, o equivalente a quase 6000 voltas ao redor da terra.
O complexo da Ford tem capacidade para executar em condições extremas mais de 440 tipos de testes em pistas e mais de 400 testes em laboratório. Sendo a instalação mais completa da América do Sul em perfeita sintonia com outras espalhadas pelo mundo.
A lista de modelos de sucesso que foram aprovados neste local consta com a linha de caminhões Cargo e as gerações de automóveis Del Rey, Fiesta, Escort, Focus, EcoSport e Ka.
O local se destaca por ocupar uma área de 4,66 milhões de m2, com 60 km de pistas de testes on road e off road, estando cercada por uma rica arborização. A própria Ford se preocupa em manter a harmonia do ecossistema, construindo caminhos subterrâneos e cercas para animais nativos, além de 8000 mudas de árvores nativas plantadas desde 2002.
Esta preocupação pela natureza foi reconhecida em 2003, com a certificação ISO 14001 em controle ambiental. Hoje, uma rica flora e mais de 369 espécies de animais, entre mamíferos, aves e répteis, vivem no campo de provas da Ford, que conserva quase 80% da vegetação do local.
Entre os equipamentos modernos utilizados para teste no campo da Ford, se destaca o dinamômetro. Guiado totalmente por um robô, o veículo consegue atingir 90% da aceleração máxima. Assim, é possível testar a resistência da motorização e transmissões das marchas.
Já o Four Poster utiliza atuadores hidráulicos para suspender o veículo por quatro colunas, fazendo alternações de movimentos independentes. A tecnologia permite simular mais de 30 pistas variadas do Brasil e do Mundo por meio de softwares.
Sem precisar deslocar o veículo, por exemplo, pisos da América ou da Europa podem ser simulados, para verificar a suspensão ou sinais de ruídos e vibrações dos automóveis nestes locais.
O equipamento Noise Vision se destaca pela tecnologia patenteada pela Ford e única no mundo, que permite analisar uma das principais exigências dos consumidores em nível de qualidade: a acústica.
Com efeito, as fontes de ruído do veículo podem ser identificadas, bem como anuladas, a fim de garantir o silêncio dentro da cabine.
O VisiSonics, por sua vez, é capaz de mapear em 360 graus o espaço interno para sobrepor imagens e sons, por meio de um conjunto de câmeras e microfones.
Outra atração é o laboratório de emissões, certificado pelo Inmetro, com equipamentos capazes de inúmeros testes, entre os quais estão o controle do nível de poluição, homologações e o rendimento dos motores a combustão, seja gasolina ou diesel, e de etanol, de acordo com as exigências legais do Brasil e da Europa.
Embora com os avanços tecnológicos seja possível simular testes virtuais, o gerente da Ford em Tatuí, Alexander Chebrat, diz que o rigor de qualidade da empresa exige as provas e pilotos reais para melhor confiabilidade dos resultados. Para tanto, o complexo consta com uma ampla equipe de engenheiros e técnicos profissionais e experientes.
Os protótipos – construídos em uma oficina experimental própria – são obrigados a encarar em baixa e alta velocidade desde pistas de asfalto até de areia, pedra e lama, incluindo rampas com ângulos de 30 graus.
Por outro lado, a segurança também é uma questão vital, tanto para a produção dos veículos como das condições de realizações dos testes e do pessoal envolvido. Treinamento, sinalizações e parcerias com hospitais e bombeiros são algumas das providências tomadas para evitar qualquer forma de acidente, bem como prestar o devido socorro em alguma eventualidade.
Para medir o tamanho da evolução e progresso alcançado, basta ter em conta que até a década de 50, as avaliações realizadas nos veículos da Ford eram feitas nas estradas públicas de São Paulo.
Por mais que as precárias estradas brasileiras favorecessem os testes, os requisitos de controle e segurança exigiam um local adequado. Foi assim que o engenheiro Edgard Heinrich descobriu na cidade de Tatuí as condições necessárias para a construção do campo de provas e centro de desenvolvimento Ford.
Atualmente, no campo em Tatuí, a Ford se orgulha por comemorar 40 anos castigando mais de 1000 versões de veículos em dezenas de plataformas.