Conheça o Honda Accord híbrido que chega no Brasil ainda em 2021

Um dos grandes lançamentos do setor automobilístico brasileiro ainda em 2021 é o sedã Honda Accord Touring híbrido, que faz mais de 24 km/l e vem com muita tecnologia embarcada. O sedã de grande porte será importado dos Estados Unidos e deve chegar nos próximos meses às ruas brasileiras. Será equipado com uma motorização incrível, e terá um visual completamente renovado, mais arrojado e moderno.
Publicado em Notícias dia 19/03/2021 por Alan Corrêa

Um dos grandes lançamentos do setor automobilístico brasileiro ainda em 2021 é o sedã Honda Accord Touring híbrido, que faz mais de 24 km/l e vem com muita tecnologia embarcada.

O sedã de grande porte será importado dos Estados Unidos e deve chegar nos próximos meses às ruas brasileiras. Será equipado com uma motorização incrível, e terá um visual completamente renovado, mais arrojado e moderno.

Uma motorização excepcional

O Honda Accord Touring híbrido que chegará ao Brasil em breve será equipado com um possante motor 2.0 a gasolina de ciclo Atkinson aspirado que entrega até 145 cv e 17,8 kgfm de torque máximo.

Além disso, terá dois motores elétricos, sendo que um deles atua apenas como gerador de energia. Esse motor gerador capta energia do motor a combustão para distribuí-la ou armazená-la, mas não está conectado às rodas. Ou seja, ele não impulsiona o veículo, tarefa que fica reservada ao outro motor elétrico.

Esse segundo motor elétrico de tração fica ligado ao diferencial e faz a transmissão de força para as rodas. Ele pode ser alimentado tanto pelo motor a combustão quanto pela bateria, sempre via gerador.

O grande diferencial da motorização híbrida do novo Accord

Mas o grande diferencial do modelo é que o motor a combustão pode transmitir a força diretamente às rodas, através do acoplamento momentâneo por meio de uma embreagem multidisco com relação única de marcha. Absolutamente incrível, excepcional, uma verdadeira obra de arte da engenharia mecânica.

Dessa forma, o Accord utiliza 100% dos motores elétricos nas arrancadas e retomadas, ou nos trechos em declive, sem a necessidade do motor a combustão. Enquanto isso, o motor a gasolina funciona sozinho, especialmente em velocidade de cruzeiro.

Mesmo porque o motor mais potente dessa composição é o elétrico, capaz de entregar até 184 cv de potência e impressionantes 32,1 kgfm de torque máximo. Já o motor a combustão proporciona 145 cv de potência.

O câmbio foi eliminado

Com toda essa tecnologia e engenharia mecânica dos motores do Accord, o câmbio ficou desnecessário e foi eliminado. O motor a combustão, que conta com uma relação de marcha única, existe sobretudo para alimentar o elétrico que está ligado diretamente ao diferencial. Assim, não há necessidade de transmissão. Fantástico!

Máxima economia de combustível

Claro que com toda essa engenharia o consumo de combustível é mínimo. O modelo já foi homologado no Brasil com um consumo médio de 24,2 km/l. Apenas para fazer uma comparação – um tanto injusta já que as propostas são diferentes – o Accord 2.0 Turbo foi homologado com um consumo médio de 13,5 km/l.

O Accord Hybrid será mais econômico ainda que o Corolla Hybrid, que foi homologado com 21,3 km/l em seu consumo. São sistemas diferentes, claro! Mas a diferença é impressionante de qualquer forma.

Qual será o preço do novo Accord?

Ainda não foi feito nenhum anúncio oficial. Na verdade, é um pouco difícil dizer isso. Hoje o Accord 2.0 Turbo tem seu custo perto dos R$ 260 mil. Se considerarmos os benefícios fiscais, o preço dele pode ser privilegiado em relação à versão de motor a combustão. Em breve saberemos.