O Citroën Basalt chega ao mercado brasileiro com uma proposta acessível e inovadora. Com preço inicial de R$ 89.990, o SUV Coupe da marca francesa busca unir o estilo sofisticado de um Coupe com a versatilidade e robustez típicas de um SUV. O modelo destaca-se por ser o SUV turbo automático mais acessível do país, oferecendo motorizações eficientes e um amplo espaço interno para seus ocupantes.
Pontos Principais:
Disponível em três versões — Feel, Feel Turbo 200 e Shine Turbo 200 —, o Citroën Basalt também será oferecido em uma edição especial de lançamento, chamada First Edition, que agrega detalhes exclusivos de design. Todos os modelos contam com uma gama competitiva de equipamentos de série, além de diversas opções de personalização e customização, mantendo o foco em acessibilidade e conforto.
O Citroën Basalt é fruto de um projeto que une estilo e funcionalidade. Seu design combina elementos de Coupes com a robustez necessária para enfrentar diversos tipos de terreno. Com proporções elegantes e linhas fortes espalhadas por toda a carroceria, o modelo segue os princípios estabelecidos pelo conceito Vision da Citroën.
A construção do Basalt utiliza a moderna plataforma CMP (Common Modular Platform), que garante não apenas um visual atraente, mas também robustez e resistência. A carroceria é feita com aços de alta resistência, o que contribui para a segurança e durabilidade do veículo. As linhas fluidas são acompanhadas por detalhes funcionais, como os vincos nos para-choques e laterais, que ajudam a aumentar a resistência estrutural e a aerodinâmica.
O Citroën Basalt também traz um visual marcante com elementos escurecidos ao redor dos arcos dos para-lamas e nas partes inferiores dos para-choques, proporcionando proteção extra contra pequenos impactos. As cores disponíveis incluem o azul exclusivo Cosmo Blue, além de outras opções como o vermelho Rouge Ruby, prata Artense, cinza Grafito, preto Perla Nera e branco Banquise. A série especial First Edition se destaca pela cor exclusiva Branco Nacré Perolizada, além de teto bitom na versão Shine.
O interior do Citroën Basalt foi projetado para acomodar até cinco adultos com conforto. O modelo possui uma faixa bicolor no painel no tom Solar Bronze, que se integra visualmente ao painel digital de 7 polegadas e à central multimídia Citroën Connect Touchscreen de 10,25 polegadas, compatível com Android Auto e Apple Carplay. O sistema de som conta com seis alto-falantes, oferecendo uma boa experiência de áudio.
O modelo também oferece ar-condicionado digital automático nas versões mais completas, permitindo que os ocupantes ajustem a temperatura com facilidade. Detalhes como o apoio de braço para o motorista e os encostos de cabeça traseiros com abas laterais contribuem para o conforto durante longas viagens.
A habitabilidade do Basalt também é um ponto forte, com amplo espaço para cabeça, pernas e ombros. O modelo possui um porta-malas com capacidade de 490 litros, o que é ideal para viagens e transporte de cargas volumosas. Além disso, o sistema de rebatimento dos bancos traseiros permite ampliar ainda mais o espaço disponível, tornando o veículo versátil para diferentes necessidades.
O Citroën Basalt oferece duas opções de motorização para atender diferentes perfis de clientes. A versão de entrada é equipada com o motor 1.0 Firefly, que é associado a um câmbio manual de cinco marchas. Esse conjunto oferece uma excelente eficiência de consumo, podendo alcançar até 14,6 km/l com gasolina na estrada, segundo o ciclo Inmetro/PBEV. Com essa autonomia, o Basalt pode percorrer mais de 680 km com um único tanque de combustível.
Para quem busca mais potência, as versões Feel Turbo 200 e Shine Turbo 200 são equipadas com o motor Turbo 200, que entrega até 130 cv de potência. Esse motor é combinado com um câmbio automático CVT de sete marchas, que oferece três modos de condução para se adaptar às necessidades do motorista. O Turbo 200 é o único da categoria com o sistema Multiair III, que ajusta automaticamente o tempo e a amplitude de abertura das válvulas de admissão, otimizando a eficiência e o desempenho.
A suspensão do Citroën Basalt foi projetada para garantir conforto e robustez, seja nas ruas da cidade ou em estradas mais desafiadoras. O modelo conta com pneus de medida 205/65 e rodas de liga-leve de 16 polegadas, que proporcionam aderência e estabilidade em diferentes condições de terreno.
A direção assistida eletricamente também foi desenvolvida especialmente para o Basalt, tornando a condução leve e confortável. O ar-condicionado, ajustado para o clima da América do Sul, oferece conforto térmico mesmo em condições de temperatura extrema.
No quesito segurança, o Citroën Basalt conta com uma série de equipamentos de série, incluindo retrovisores elétricos, vidros e travas elétricas, câmera de ré, monitoramento da pressão dos pneus, airbags laterais, assistente de partida em rampa, faróis com DRL de LEDs e alarme com comando na chave canivete. Esses itens garantem uma condução mais segura e confortável para todos os ocupantes.
A Citroën oferece mais de 30 opções de acessórios Mopar para personalizar o Basalt, sem comprometer a garantia do veículo. Entre os acessórios disponíveis estão pedaleiras esportivas, carregador por indução e iluminação ambiente. Esses itens podem ser adquiridos diretamente nas concessionárias no momento da compra ou posteriormente.
O pós-venda do Basalt também é acessível, com pacotes de revisões a preço fixo. As três primeiras manutenções na versão Feel 1.0 somam R$ 1.859, enquanto nas versões Turbo 200 o custo é de R$ 2.369. Essas revisões podem ser incluídas no financiamento do veículo, oferecendo ainda mais praticidade para os clientes.
O Citroën Basalt está disponível em três versões principais: Feel, Feel Turbo 200 e Shine Turbo 200, além da série especial First Edition. Cada uma das versões oferece um pacote competitivo de equipamentos, garantindo uma excelente relação custo-benefício no segmento de SUVs Coupes. Abaixo estão os preços das versões:
A versão Feel inclui motor 1.0 Firefly, câmbio manual de cinco marchas, painel digital de 7 polegadas, Citroën Connect Touchscreen de 10,25 polegadas e câmera de ré. A versão Feel Turbo 200 adiciona o motor Turbo 200 com câmbio automático CVT, enquanto a versão Shine Turbo 200 inclui ar-condicionado digital, rodas de liga-leve diamantadas e faróis de neblina. A série especial First Edition traz design exclusivo, pintura perolizada e pedaleiras cromadas.
Fonte: Stellantis, Terra e AutoEsporte.