Não apenas os carros vêm apresentando grandes melhorias tecnológicas e ambientais ao longo dos anos. Nos acostumamos a ver cada vez mais veículos com menores emissões de poluentes, eletrificados e mais alinhados com os pactos de proteção ao meio ambiente.
Porém, em algum momento você já parou para pensar sobre a produção de pneus? A mesma demanda uma grande quantidade de petróleo e, assim como os veículos, acaba por poluir muito o meio ambiente. Mas você sabia que já existem pneus que são ecologicamente corretos? Hoje vamos falar melhor sobre os pneus que a Goodyear vem desenvolvendo (e vendendo) nos últimos anos.
As vezes a produção de pneus pode acabar por passar por debaixo do radar de muitos quando falamos da preservação do meio ambiente, o que não deveria, afinal os mesmos são extremamente danosos para o meio ambiente uma vez que seu tempo de decomposição é extremamente alto.
Enquanto este problema ainda passa despercebido por muitas marcas, a americana Goodyear já vem adotando em seu portfólio medidas de extremo cuidado para a produção de pneus mais corretos ecologicamente e que não sejam tão danosos ao meio ambiente.
A marca ainda vai além: eles pretendem, até o ano de 2040, parar de utilizar qualquer gota de petróleo na produção de seus pneus, uma meta um tanto quanto ambiciosa para esta indústria.
Enquanto este momento não chega, a Goodyear vai traçando seus protótipos de pneus para ajudar o meio ambiente, seja por meio de produções mais ecológicas ou até mesmo aumentar a vida útil dos pneus, como é o caso do Eagle Go, um pneu desenvolvido pela marca que dispensa derivados de petróleo e pode ter uma vida útil de inacreditáveis 500 mil km!
Até este momento, não se tem mais informações sobre a produção e o lançamento deste modelo, mas sabemos que o mesmo já foi apresentado ao público, pois estava equipando o Oli, carro conceito da Citroën.
Durante quatro anos, a Goodyear realizou estudos a partir da sílica derivada da cinza de casca de arroz. Foi então que, em 2014, foi comprovada a eficiência de tal matéria prima na produção de pneus e, com isso, a Goodyear começou a buscar entender um pouco mais sobre a viabilidade.
Ainda em 2015, fecharam um acordo com a chinesa Yihai Food and Oil Industry para o fornecimento da sílica e também de soja, materiais que compõem até este momento a banda de rodagem dos pneus.
Ainda não temos no mercado nenhum exemplar com o pneu utilizando arroz como uma de suas matérias primas principais, porém a tendência é que nos próximos anos a tecnologia chegue para dominar de vez o mercado.
Ainda assim, acredite se quiser, mas o arroz não foi o primeiro material ao qual a Goodyear utilizou para fazer um pneu ecológico? Ainda por cima, a primeira matéria prima não apenas foi aprovada como está em produção até os dias atuais!
Estamos falando do pneu feito de soja, que está sendo vendido no mercado americano desde meados de 2017, onde compostos de borracha são misturadas com óleo de soja, criando assim um pneu mais ecológico que, além de reduzir o consumo de energia e melhorar a eficácia dos pneus, ajuda não apenas a Goodyear mas também as demais marcas de pneu a entenderem que é sim possível ter uma nova matéria prima para a fabricação de pneus.
*Com informações da Goodyear.