Se você pensa que sedãs são apenas carros de “tiozão” está enganado. A Tesla acaba de apresentar um modelo mais rápido que um carro de Fórmula 1. O melhor é que esse modelo será elétrico.
A autonomia do modelo é de 832 km, suficiente para ir de São Paulo ao Rio de Janeiro e voltar sem precisar carregar. Mas isso não é tudo, o melhor é que o Model S faz de 0 a 100 km/h em apenas 1,99s.
Embora o visual do modelo não tenha mudado muito profundamente desde seu lançamento em 2009, o que chamou a atenção nessa nova variante foram os números, e como sabemos, eles não mentem.
O Model S agora conta com um motor com mais de 1.000 cv de potência, uma autonomia impressionante de mais de 800 km e a capacidade de alcançar de 0 a 100 km/h em apenas 1,99s, o que faz dele um carro mais rápido que os de Fórmula 1.
Se esses números impressionam, o interior do modelo impressiona ainda mais. Começando pelo volante, completamente extravagante – se podemos dizer dessa forma – que tem um desenho bastante peculiar. Lembra um pouco os carros de corrida, ou até mesmo o manche de um avião.
Esse volante tem apenas metade do aro, como se fosse apenas meio volante, e poucos botões. Isso tem, entre outras vantagens, que o campo de visão frontal do piloto fica ampliado, e permite que veja com muito mais facilidade o incrível painel de instrumentos digital.
A tela da central multimídia continua, como de costume nos Teslas, gigante, com 17 polegadas. A resolução dela também é gigante, com 2200×1300 pixels. Mas a diferença aqui é que ela agora está na horizontal, deixando o campo de visão mais limpo.
Mas os passageiros traseiros não foram esquecidos. A Tesla instalou um supercomputador com enorme capacidade gráfica, capaz de processar até 10 teraflops – o mesmo que apresenta o Playstation 5, por exemplo – o que garante a diversão dos ocupantes de trás. O difícil é saber se alguém vai querer ficar na frente.
O sistema será capaz de rodar os jogos mais recentes, com toda qualidade dos consoles mais recentes, e ainda oferecerá suporte para controles sem fio, para deixar a diversão mais fácil e segura.
O novo Tesla Model S oferece na versão de entrada dois motores elétricos com capacidade de 660 km de autonomia. O preço nessa versão parte de U$ 73 mil.
A versão seguinte – chamada de Plaid – já conta com três motores que, combinados, oferecem mais de 1.000 cv de potência e o fazem alcançar de 0 a 100 km/h em 1,99s, e podem atingir 320 km/h. Sua autonomia, nesse caso, é de 624 km, praticamente a mesma da versão anterior com “apenas” dois motores. O seu preço já está bem mais elevado, a partir de U$ 113 mil.
Por fim, a versão topo de linha, denominada Plaid+, é praticamente idêntica à anterior, mas com uma diferença significativa: a autonomia. Nessa versão o modelo eleva sua autonomia para impressionantes 832 km. Mas é claro que o preço sobe também, para U$ 133 mil.
Tanto o Plaid quanto o Plaid+ oferecem uma performance melhor que alguns modelos já consagrados por sua esportividade, como por exemplo o Porsche Taycan Turbo S que precisa de 2,8 s para fazer de 0 a 100 km/h, e o Bugatti Chiron, com 1.500 cv, que precisa de 2,3s para fazer a mesma marca.