Conheça o SUV do Corolla

A grade dianteira é onde o modelo mais se aproxima do RAV4, mas os pequenos faróis de neblina ficam escondidos na peça que simula um para-choque de impulsão. Não há leds verticais como no sedã, ainda que o vinco nas laterais do para-choque frontal continue ali. Os faróis amplos e afilados invadem as laterais.
Publicado por Alan Corrêa em Carros dia 24/03/2021

O Corolla Cross é a versão SUV do sedã mais vendido do mundo.

O novo modelo da Toyota vai concorrer com o Jeep Compass, a marca espera que o modelo venda tanto quanto o Corolla sedã, já que agora os SUVs estão sendo os mais procurados.

Além disso, ele tende a se destacar por se tornar o único SUV híbrido abaixo dos R$ 200.000.

Saiba mais

Corolla Cross
Corolla Cross

O Toyota Corolla Cross tem cinco versões, XR por R$ 139.990 e XRE por R$ 149.990, ambas com motor 2.0 aspirado com injeção direta e indireta, que gera até 177 cv e 21,4 kgfm, e o câmbio CVT com dez marchas, sendo a primeira delas por engrenagem. As duas versões mais caras, XRV e XRX, serão sempre híbridas e custam R$ 172.990 e R$ 179.990, respectivamente. Há ainda uma versão XRX Hybrid Special Edition, no valor de R$ 183.980. A Toyota estima que a versão XRE responderá por 65% das vendas. A topo de linha ficará com 25% e as outras duas dividirão os 10% restantes.

O Corolla Cross XR não tem bancos de material do tipo couro ou piloto automático, mas tem sete airbags, sensores de estacionamento, câmera de ré e central multimídia. Itens como faróis de led e chave presencial só aparecem na outra versão flex, XRE, que ainda acrescenta trocas sequenciais no volante, rodas aro 18, bancos de material do tipo couro e sensor de chuva.

O modelo Cross XR 2.0 possui controle de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampa, faróis com acendimento automático e ajuste de altura elétrico, faróis de neblina dianteiros em LED, luz de frenagem emergencial automática, alarme volumétrico e sistema universal ISOFIX para fixação de cadeirinhas no banco traseiro com ancoragem de três pontos.

Já o Cross XRE 2.0 soma sensor de chuva, banco de material sintético, borboletas para trocas sequenciais, banco traseiro com apoio de braço e piloto automático.

A versão mais básica Hybrid é o Cross XRV, que vem com sensor de chuva, alerta de ponto cego, sensor de estacionamento dianteiro, alerta de tráfego traseiro e Toyota Safety Sense (TSS), com sistema pré-colisão frontal, piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa e faróis altos automáticos.

No Cross XRX Hybrid acrescenta ar-condicionado de duas zonas, interior em couro bege, teto solar, quadro de instrumentos digital, banco do motorista com ajuste elétrico e iluminação interna ambiente.

E o Corolla Cross XRX Hybrid Special Edition é limitado a 1.200 unidades no lançamento, tem soleiras nas portas, carregamento por indução, estribo lateral e bandeja do porta-malas.

A mecânica híbrida é rigorosamente a mesma do Corolla, com o 1.8 flex que trabalha no eficiente ciclo Atkinson para gerar 101 cv e dois motores elétricos instalados dentro da transmissão com 72 cv. A potência combinada foi mantida em 123 cv.

Toyota Corolla Cross Flex 2022
Toyota Corolla Cross Flex 2022

Os sistemas de assistências autônomas do Corolla Cross, como piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, alerta de pontos cegos, farol alto automático e frenagem autônoma de emergência são restritos às versões híbridas. E o quadro de instrumentos digital com tela de 7 polegadas, é exclusivo do XRX.

Design

Toyota Corolla Cross Flex 2022
Toyota Corolla Cross Flex 2022

O novo SUV Toyota Corolla Cross tem um visual ousado, sendo mais voltado para o público jovem. Mesmo usando a plataforma GA-C do Corolla sedã, o Cross tem um estilo próprio, ele aposta em linhas mais arredondadas, especialmente nas laterais. As molduras plásticas não cobrem toda a extensão das caixas de roda e há uma ligação visual entre o para-brisa e os vidros laterais na base da coluna A. O friso que emoldura a parte de cima das janelas laterais, por sua vez, acaba no aerofólio e pode ser preto ou cromado, a depender da versão.

A grade dianteira é onde o modelo mais se aproxima do RAV4, mas os pequenos faróis de neblina ficam escondidos na peça que simula um para-choque de impulsão. Não há leds verticais como no sedã, ainda que o vinco nas laterais do para-choque frontal continue ali. Os faróis amplos e afilados invadem as laterais.

As lanternas também são grandes para combinar com os faróis e iluminadas por leds. Entre elas vai o nicho da placa, com o nome “Corolla Cross” em um layout que vai dar nos nervos de quem é obcecado por simetria. O para-choque traseiro quase todo sem pintura, com lentes refletivas nas laterais e a peça prateada que faz as vezes de protetor, faz jus ao “Cross”.

Ao contrário do exterior, por dentro o SUV lembra bastante o sedã. Painel de instrumentos, volante, console, tudo por dentro é o mesmo utilizado no sedã. O que muda é o console central, com porta-objetos maior à frente da alavanca do câmbio (carregador sem fio para smartphones ali será acessório) e os dois porta-copos onde estaria a alavanca do freio de estacionamento – que é acionado pelo pé esquerdo, como no Prius.

Toyota Corolla Cross Hybrid
Toyota Corolla Cross Hybrid

Hoje o Corolla tem 2,70 m de entre-eixos, enquanto o Corolla Cross tem 2,64 m. O SUV também não tem a suspensão traseira do tipo multilink, que estreou no três-volumes na atual geração. Na dianteira, o sistema independente, McPherson, foi mantido. Mas na traseira a Toyota optou pelo eixo de torção, mais simples do que o sistema independente presente no novo Corolla.

O porta-malas, por sua vez, tem capacidade de 440 litros em todas as versões. Além de 30 litros de vantagem, é claramente mais amplo que o de um Jeep Compass.