Conheça o Volvo XC40 elétrico

O novo Volvo XC40, é o novo SUV que garante ser o mais importante da marca, e inclusive da história. Veículo elétrico, que dá abertura para novos horizontes e inovações da companhia.
Publicado em Carros dia 23/01/2022 por Alan Corrêa

O novo Volvo XC40, é o novo SUV que garante ser o mais importante da marca, e inclusive da história. Veículo elétrico, que dá abertura para novos horizontes e inovações da companhia.

Em pelo menos 9 anos, a marca vai investir apenas em carros totalmente elétricos, deixando de produzir veículos híbridos e de combustão, para assim, ajudar o nosso ambiente e toda a nossa economia.

Os carros elétricos agora estão saindo do papel, e vindo direto para a realidade. Diversas companhias pretendem, em até 10 anos, desenvolver veículos que não emitem gases poluentes para a atmosfera. Isso também se encaixa para aviões e navios.

Uma realidade mais sustentável

Isso mesmo, agora não só veículos, como diversos outros produtos estarão sendo trabalhados em todas as suas etapas de fabricação, para se tornarem sustentáveis.

Esse é o caso de materiais de construção, como cimento e concreto, produtos diversos, como bateria de celular e de outros produtos, ar condicionado, entre muitos outros deles.

Um futuro mais sustentável está sendo trabalhado para fazer parte da nossa realidade em um médio período. Com a iniciativa de empresas grandes, outras de porte médio ou menores, também se incentivam para trabalhar desse modo. Assim, a natureza permanecerá se expandindo de maneira saudável, e a economia também irá melhorar.

De acordo com pesquisadores, o mundo precisa trabalhar em conjunto para evitar efeitos catastróficos que podem nos prejudicar nos próximos anos. Além de se reinventarem, materiais que cobram muito imposto e prejudicam ao meio ambiente, deixarão de ser usados, impactando positivamente na economia.

O mais novo Volvo XC40 totalmente elétrico

Segundo informações da companhia, agora só serão vendidos ao Brasil, veículos totalmente elétricos. Então se você é um amante desse SUV, não vai ter para onde correr!

Os projetos já deram início lá atrás, em 2019, porém, por conta do avanço da pandemia, os planos tiveram alguns atrasos, mas chegou a cumprir a sua tarefa.

150 unidades estavam contabilizadas para a pré-venda do novo SUV, e adivinha só? Já foram esgotadas, sendo vendidas por um preço que está na promoção, por R$ 389,950. Mas calma! Ainda estão previstas mais 150 unidades para chegar até o final de 2021 no Brasil.

Os testes foram feitos pela cidade de São Paulo, e alguns pontos foram observados e precisaram resolver algumas outras situações, vamos conferir as novas mudanças.

Da partida para a aceleração

No carro elétrico, agora você não precisa “dar a partida”, pois uma combinação de sistemas mostrará que o carro está pronto para iniciar sua função, quando o sensor “ready” aparecer na tela.

O torque do veículo chega a ser aproximadamente 67,3 kgfm, ou seja, ele acaba sendo de caráter mais instantâneo, e além disso tudo, você acaba sentindo o “baque” na hora que ele é acionado, talvez possa te trazer um pouco de tontura. Mas pensando pelo lado bom, graças a ele o novo SUV não tem problemas em suas retomadas, sendo mais seguro e confortável a ultrapassagem de veículos ou para sair de grandes circunstâncias do trânsito.

Como em todos os Volvos, a velocidade máxima do SUV chega até 180 km/h, e de acordo com os testes, sua aceleração de 0 a 100 km/h se completa em até 4,7 segundos, entregando uma potência de 413 cv, entregando 300 kW. Tudo isso acontece graças aos dois motores elétricos P8, que se disponibilizam um em cada eixo.

Sistema de freios automáticos

Algumas questões sobre o freio também foram apresentadas, já que o motorista terá que se acostumar com os novos sistemas, pois agora, você controla o carro com apenas um pedal.

Esse pedal, serve apenas para acelerar, e o sistema de freios acaba se tornando automático, então ele capta a circunstância da desaceleração e da pista externa, e então aciona a frenagem sem que você precise pisar em outro pedal, porém ela acaba sendo um pouco brusca e de uma vez, portanto quem tem labirintite ou enjoos talvez não se acostume facilmente com essa nova ferramenta.

Em outros carros elétricos, é possível você ajustar uma intensidade para que isso aconteça, ou então desativar esse sistema automático, assim ele voltará a atuar basicamente como um veículo automático.

Recarregamento da energia

Agora vamos falar de um ponto que talvez cause mais dúvida na cabeça de milhares de pessoas. O carregamento da bateria, será que ele chega no ponto “A” e “B”? Vamos entender como funciona.

O carro elétrico precisa funcionar por um sistema de carregamento de energia, para as pessoas que já adquiriram seu novo SUV, elas ganharam uma ferramenta de WallBox e toda a parte de instalações.

A bateria comum, de 78 kWh tem o seu carregamento completo em até 9 horas nas estações apropriadas para isso, como de mercados, shoppings e outros estabelecimentos. Porém, aqui no Brasil essas estações de recarga ainda são poucas, talvez quando popularizar os veículos elétricos, possa se encontrar facilmente.

Também pode se adquirir uma bateria que chega até 150 kWh, e ela pode ter 80% do seu carregamento em apenas 40 minutos, dentro desse último padrão, estima-se que o veículo rode até 334 km.

É preciso que em casos de viagem, tenham ainda mais esses tipos de estações de carregamento e que elas se localizem em pontos de estrada mais estratégicos, para atender aos veículos mais rapidamente. A marca diz que até o fim do ano, de 700 instalações, serão colocados mais 300 pontos de recarga.

A energia acumulada, pode ser espalhada pelo veículo em casos de colisões, e ela se encontra dentro de uma base de proteção, para que ali atenda a demanda do veículo.

Outras melhorias

Além dos padrões de inovação de energia, controle do veículo por meio das suspensões pneumáticas, eixo de direção, entre outros, o sistema de conectividade também está dentro do padrão de melhora do novo SUV.

Com um sistema Android Automotive, é possível, através do comando de voz, solicitar que o veículo execute algumas funções.

Além disso, seus sensores de segurança, como detectar mudança de faixa, curvas, estímulos da pista, também foram aprimorados para conseguir ter embasamento o suficiente e passar ainda mais informações para o motorista.

Fonte: Volvo.