A Chevrolet revelou o Corvette ZR1, um supercarro com um motor V8 biturbo de 1.079 cv, estabelecendo um novo padrão de potência para carros americanos sem eletrificação. Equipado com tecnologias avançadas, este veículo promete um desempenho impressionante nas pistas.
O novo Corvette ZR1 está equipado com o motor LT7, um V8 de 5,5 litros biturbo com virabrequim plano, capaz de gerar 1.079 cv a 7.000 rpm e 114,5 kgfm de torque a 6.000 rpm. Este motor é uma evolução do LT6 utilizado no Corvette Z06, com câmaras de combustão maiores, comando de válvulas otimizado, sistema de admissão novo e turbos integrados ao coletor de escape, reduzindo o turbo-lag. A calibração do motor ajusta-se ao estilo de direção do motorista, permitindo uma resposta mais rápida e eficiente.
O ZR1 possui uma transmissão de dupla embreagem com oito marchas, cujas engrenagens foram reforçadas e o sistema de lubrificação otimizado para suportar acelerações intensas. O carro pode completar o quarto de milha em menos de 10 segundos e atingir uma velocidade máxima de 346 km/h. Testes no Nürburgring mostraram que o ZR1 pode alcançar 200 mph em linha reta, demonstrando sua capacidade de alto desempenho em diversas condições de pista.
O design do ZR1 foi aprimorado para melhorar a aerodinâmica. O carro possui uma grade frontal nova, dutos de ar de fibra de carbono nas laterais e no topo, novos divisores, saias laterais, um difusor traseiro e uma asa traseira. O pacote de desempenho ZTK inclui uma asa traseira de alta carga aerodinâmica, planos de mergulho, um defletor no capô e aletas sob o corpo do carro. As molas são mais rígidas com este pacote, e as rodas de 20/21 polegadas são equipadas com pneus Michelin PS Cup 2-R. A janela traseira dividida, inspirada no Corvette C2 Split Window de 1963, também está de volta e tem uma função prática ao permitir a saída do ar quente do motor.
O sistema de frenagem do ZR1 inclui discos de carbono cerâmico de 400 mm na frente e 390 mm na traseira, com pinças de seis pistões na frente e quatro pistões atrás. Este sistema permite que o carro desacelere de 80 mph para 200 mph e volte a 80 mph em 24,5 segundos, uma melhoria de 22% em relação ao C7 ZR1. A suspensão do ZR1 conta com amortecedores magnéticos ajustáveis em dois modos, proporcionando uma condução estável e responsiva em alta velocidade.
O interior do ZR1 mantém o design tradicional do Corvette, com a janela traseira dividida e teto de fibra de carbono. O carro também possui emblemas ZR1 e um novo medidor de pressão. O quadro de instrumentos digital de 12 polegadas inclui um mostrador que indica a pressão dos turbos, fornecendo ao motorista informações precisas sobre o desempenho do veículo. A cabine, embora não tenha grandes mudanças, oferece um ambiente focado na experiência de condução, com soleiras exclusivas e uma plaqueta indicando a versão no painel.
O novo Corvette ZR1 está programado para entrar em produção em 2025. A apresentação antecipada ocorreu para que a GM pudesse testar o carro sem camuflagem. O preço ainda não foi divulgado, mas espera-se que fique bem acima dos R$ 624.000 (preço do Z06 nos EUA). Considerando a potência e as tecnologias avançadas do ZR1, ele promete ser uma das maiores novidades no mercado de supercarros, atraindo entusiastas e colecionadores.
Fonte: Chevrolet.