O Tesla Cybertruck, a primeira picape popular elétrica do mundo, foi submetido a um crash test. Elon Musk, CEO da Tesla, lançou o veículo em 2019, destacando seu design futurístico e sua resistência. As primeiras entregas do modelo aconteceram no final de 2023, e Musk afirmou que o carro seria algo único nas estradas.
A estrutura do Cybertruck é feita de aço inoxidável ultra duro, material que, segundo a Tesla, oferece alta resistência a impactos e é à prova de balas. Durante um teste em 2019, o vidro do carro trincou quando uma bola de metal foi lançada contra ele, levantando dúvidas sobre a resistência total do veículo.
A Tesla lançou um vídeo do crash test do Cybertruck na ocasião do lançamento, mas não divulgou dados oficiais sobre os resultados do teste ou as condições em que foi realizado. Especialistas expressaram preocupações sobre a falta de zonas de deformação que poderiam absorver o impacto de uma colisão, devido ao material rígido do veículo.
O projeto do Cybertruck foi apresentado antes da pandemia de coronavírus, mas as restrições impostas pelo período de isolamento social atrasaram sua estreia. A produção do veículo ocorre na fábrica da Tesla em Austin, Texas. Atualmente, estão disponíveis duas versões do Cybertruck: uma com motor duplo e outra com três motores.
A versão com dois motores possui 608 cavalos de potência e tração integral, podendo acelerar de 0 a 96 km/h em 4,1 segundos. A versão chamada “Cyberbeast” tem três motores elétricos, 857 cavalos de potência e alcança 96 km/h em 2,6 segundos. Uma versão com apenas um motor está prevista para ser lançada no próximo ano.
O Cybertruck pesa cerca de 3.084 quilos. No lançamento, a Tesla divulgou os preços das diferentes versões: o modelo de motor único, com entrega prevista para 2025, custará a partir de US$ 60,9 mil. A versão com motor duplo custa a partir de US$ 79,9 mil, e o “Cyberbeast” com motor triplo custa a partir de US$ 99,9 mil.
O primeiro acidente documentado envolvendo um Cybertruck ocorreu no final de 2023, na Califórnia. Os passageiros não sofreram ferimentos graves, mas o veículo ficou seriamente danificado na colisão. A falta de dados oficiais detalhados sobre os testes de impacto realizados no Cybertruck gera dúvidas sobre a segurança total do veículo em situações reais.