Decepção! Novo Renault Duster faz feito em em teste de segurança do Euro NCAP

A nova geração do Renault Duster, apresentada pela Dacia, obteve apenas três estrelas nos testes de segurança do Euro NCAP. A avaliação destacou problemas na proteção para ocupantes adultos, sistemas de assistência e resgate de passageiros. O modelo serve de base para o Duster que chegará ao Brasil em 2025.
Publicado por Alan Corrêa em Carros dia 12/07/2024

Pra quem ainda não sabe, na Europa o Duster é vendido pela Dacia, uma marca do Grupo Renault. A nova geração do Renault Duster, lançada pela Dacia, foi submetida aos rigorosos testes de segurança do Euro NCAP e obteve apenas três estrelas de cinco possíveis. Esse resultado é considerado insatisfatório para um veículo do segmento de SUVs, destacando-se pela proteção inadequada para os ocupantes adultos.

No teste de impacto frontal, o Duster registrou uma proteção de 70% para os ocupantes adultos, com um impacto significativo no peito do motorista. Esse ponto específico foi um dos principais fatores que contribuíram para a baixa pontuação. Para os passageiros infantis, o SUV conseguiu uma melhor performance, alcançando 84% de proteção.

A nova geração do Renault Duster obteve apenas três estrelas nos testes de segurança do Euro NCAP, destacando problemas na proteção para ocupantes adultos e sistemas de assistência - Reprodução/Euro NCAP
A nova geração do Renault Duster obteve apenas três estrelas nos testes de segurança do Euro NCAP, destacando problemas na proteção para ocupantes adultos e sistemas de assistência – Reprodução/Euro NCAP

A proteção para pedestres também ficou aquém do esperado, com apenas 60%. Esse resultado sugere que o veículo precisa de melhorias na sua estrutura e design para garantir maior segurança em caso de atropelamentos. Além disso, os sistemas de assistência do Duster foram avaliados em 57%, indicando que há espaço para aprimoramentos tecnológicos para aumentar a segurança ativa do veículo.

O teste de resgate e extração de passageiros em caso de acidentes também revelou fragilidades. O Duster recebeu apenas 1,2 pontos de um total de 4 possíveis nesse quesito. Esse resultado é preocupante, pois indica dificuldades na retirada de ocupantes do veículo após uma colisão, o que pode ter sérias consequências em situações de emergência.

Nos testes de impacto, o Renault Duster apresentou 70% de proteção para ocupantes adultos, com impacto significativo no peito do motorista, influenciando negativamente a pontuação final - Reprodução/Euro NCAP
Nos testes de impacto, o Renault Duster apresentou 70% de proteção para ocupantes adultos, com impacto significativo no peito do motorista, influenciando negativamente a pontuação final – Reprodução/Euro NCAP

Apesar desses resultados negativos, o Dacia Duster conta com avanços na motorização. O modelo europeu oferece duas opções híbridas: uma com um motor 1.6 a gasolina auxiliado por um motor elétrico, e outra com um motor 1.2 turbo de três cilindros em conjunto com um motor elétrico compacto. Essas opções visam melhorar a eficiência e reduzir as emissões, mas não compensam as deficiências em segurança.

No Brasil, o Renault Duster também enfrenta desafios em termos de segurança. O modelo atual zerou no teste de colisão do Latin NCAP, principalmente devido à ausência de airbags laterais e de cortina. No entanto, a Renault fez melhorias no último facelift, adicionando seis airbags ao modelo, mas ainda não foi realizado um novo teste de colisão para avaliar essas mudanças.

Esses resultados levantam preocupações sobre a segurança do novo Duster que será lançado no Brasil em 2025. A expectativa é que a Renault trabalhe para corrigir as deficiências apontadas pelos testes europeus para garantir um nível de segurança adequado para os consumidores brasileiros.

Para passageiros infantis, o Renault Duster conseguiu uma proteção de 84%, melhorando em relação aos ocupantes adultos, mas ainda abaixo do esperado para o segmento de SUVs - Reprodução/Euro NCAP
Para passageiros infantis, o Renault Duster conseguiu uma proteção de 84%, melhorando em relação aos ocupantes adultos, mas ainda abaixo do esperado para o segmento de SUVs – Reprodução/Euro NCAP

Fonte: Motor1 e iG.