O ano de 2025 promete ser marcante para os amantes de motocicletas no Brasil. Com lançamentos em diversas categorias, como scooters, naked, custom, trail e scrambler, as montadoras apostam em modelos que equilibram inovação, tecnologia e adequação às novas exigências de emissões ambientais, estabelecidas pelo Promot 5. Essas novidades chegam ao mercado para atender às demandas de um público diversificado, desde motociclistas urbanos até aventureiros de trilhas e viagens longas.
Pontos principais:
Entre os destaques do ano estão os modelos elétricos, que ganham mais espaço no mercado brasileiro, refletindo uma tendência global de mobilidade sustentável. Marcas como Yamaha e Bajaj apresentam scooters elétricas que prometem atender a necessidades específicas de deslocamento urbano. Além disso, os modelos de média e alta cilindrada continuam a atrair atenção, com opções voltadas para desempenho em estradas e off-road.
As montadoras investem não apenas em novos projetos, mas também em atualizações de design e tecnologia em modelos já consagrados. Painéis digitais, sistemas de iluminação LED e maior conectividade com smartphones são alguns dos recursos que se tornam padrão em muitos dos lançamentos. Esses avanços visam melhorar a experiência do piloto, oferecendo segurança e conforto em diferentes condições de uso.
Motos mais aguardadas:
Com lançamentos de marcas tradicionais, como Honda, Yamaha e Royal Enfield, e a chegada de modelos de fabricantes em expansão, como Shineray e Moto Morini, o mercado de motocicletas em 2025 é diversificado e competitivo. Essa variedade oferece opções para diferentes perfis de motociclistas, consolidando o Brasil como um mercado estratégico para a indústria de duas rodas.
A Bajaj inicia 2025 com a introdução da Pulsar NS400, modelo que amplia sua linha de motocicletas naked no mercado brasileiro. A moto chegará no primeiro trimestre, sendo equipada com o mesmo motor monocilíndrico da Dominar 400, projetado para entregar um desempenho de 40 cv de potência e 3,5 kgfm de torque.
Com foco em motociclistas que preferem modelos com pouca carenagem, a NS400 compete diretamente com a Honda CB 300F Twister. O motor de 400 cm³, aliado a seu design leve e funcional, busca atender às demandas de praticidade e eficiência em áreas urbanas.
A Bajaj pretende conquistar mais espaço no segmento naked ao oferecer uma moto robusta e acessível para o mercado nacional. O público-alvo inclui tanto usuários diários quanto aqueles que buscam opções para trajetos mais dinâmicos.
A Bajaj traz ao Brasil sua scooter elétrica Chetak, programada para o segundo semestre de 2025. Com foco em mobilidade urbana sustentável, a scooter possui motor elétrico com 5,1 cv de potência e uma autonomia de até 95 km no modo econômico.
A proposta do modelo é atender a trechos urbanos, com velocidade máxima de 63 km/h, tornando-a uma opção prática para deslocamentos em grandes cidades. O tempo de recarga estimado da bateria de 2,88 kWh é de aproximadamente quatro horas.
Além disso, o design do Chetak inclui um painel TFT colorido e rodas de 12 polegadas. A iluminação em LED e recursos como assistente de partida em rampas reforçam o apelo tecnológico e funcional do modelo.
A Honda CB 500 Hornet chega em 2025 como sucessora da CB 500F no Brasil. O lançamento está previsto para o primeiro semestre e apresenta um motor de 471 cm³, capaz de gerar 50,2 cv de potência e 4,5 kgfm de torque.
O modelo apresenta um estilo mais agressivo, diferindo da antiga Hornet 600, mas mantém o foco em desempenho. O motor bicilíndrico é projetado para atender tanto ao uso diário quanto a aventuras de médio alcance.
Com esta atualização, a Honda busca renovar seu portfólio para continuar relevante no competitivo segmento de naked. O apelo está no equilíbrio entre potência, consumo e custo-benefício.
A NX 500 da Honda estreia em 2025 para substituir a CB 500X, com um motor bicilíndrico de 471 cm³ que entrega 50,2 cv e 4,5 kgfm de torque. Este modelo trail foi projetado para atender motociclistas que procuram uma moto aventureira, mas sem abrir mão do conforto em áreas urbanas.
A moto será lançada no primeiro semestre e se posicionará como uma opção intermediária entre as categorias urbanas e de grande desempenho off-road. Seu câmbio de seis marchas e chassi reforçado contribuem para sua versatilidade.
Ao focar em aventuras leves, a NX 500 representa uma alternativa para quem busca explorar diferentes tipos de terreno sem investir em modelos de maior porte.
Após um atraso, a Honda XL 750 Transalp finalmente será lançada no segundo semestre de 2025. Este modelo de 755 cm³ promete 92 cv de potência e 7,5 kgfm de torque, sendo uma evolução de sua versão anterior, apresentada no Salão de Milão.
A Transalp 750 tem foco no segmento Big Trail e foi redesenhada para atender tanto a estradas pavimentadas quanto a percursos moderados de off-road. Seu tanque de combustível e ergonomia foram otimizados para viagens mais longas.
A Honda pretende fortalecer sua presença no mercado de motos aventureiras ao oferecer uma opção moderna e tecnológica, alinhada às demandas dos motociclistas brasileiros.
A Moto Morini Seiemmezzo chega ao Brasil com motor de 650 cm³, oferecendo 59,6 cv de potência. O modelo será disponibilizado em duas versões internacionais, STR e SCR, sendo ambas projetadas para alcançar até 170 km/h.
O modelo se posiciona na categoria naked, competindo diretamente com motocicletas como a Honda CB 650R. Seu design funcional e desempenho equilibrado visam atrair motociclistas que buscam agilidade em ambientes urbanos.
A Seiemmezzo será introduzida no segundo semestre, marcando a expansão da marca italiana no Brasil.
A Morini X-Cape 650 será lançada em 2025 como uma opção para o segmento de motos trail, equipada com motor de 650 cm³ e potência de 59,6 cv. A motocicleta foi projetada para oferecer desempenho equilibrado tanto em trilhas leves quanto em estradas pavimentadas.
Entre os destaques do modelo estão as rodas dianteiras de 19 polegadas, que permitem enfrentar terrenos irregulares. O painel de instrumentos é uma tela TFT de sete polegadas, proporcionando informações essenciais ao piloto de forma prática e moderna.
A X-Cape busca competir com modelos consolidados no mercado brasileiro, como a Triumph Tiger Sport 660 e a BMW F 800 GS, oferecendo uma alternativa mais acessível e versátil.
A Morini Calibro 650 será a aposta da marca no segmento de motocicletas custom. Com motor de 650 cm³ que entrega 59,6 cv de potência, o modelo oferece conforto em viagens longas graças às pedaleiras avançadas e um tanque com capacidade de 15 litros.
O painel de instrumentos combina um conta-giros analógico com um visor digital para informações como velocidade e nível de combustível. A iluminação é 100% LED, alinhada às tendências atuais de tecnologia.
A Calibro 650 chega ao mercado brasileiro no segundo semestre, com foco em atender motociclistas que priorizam estilo clássico e funcionalidade.
A Royal Enfield Shotgun 650 será lançada em março de 2025, sendo uma das primeiras novidades da marca no ano. Equipado com motor bicilíndrico de 648 cm³, o modelo entrega 47 cv de potência e 5,7 kgfm de torque.
O modelo utiliza a mesma base mecânica de outras motos da marca, como a Super Meteor 650, mas busca atender a um público jovem e urbano com sua estética moderna. A Shotgun é projetada para combinar versatilidade e desempenho em trajetos urbanos e rodoviários.
A motocicleta será produzida na fábrica de Manaus, o que reforça a expansão da marca no mercado brasileiro.
O modelo Bear 650 da Royal Enfield é uma nova opção no segmento scrambler. Compartilhando a base mecânica de outras motos da marca, o modelo possui motor de 648 cm³, potência de 47 cv e torque de 5,7 kgfm.
O design do Bear é diferenciado, com cores vivas e estilo robusto voltado para o uso em estradas pavimentadas. Ele se apresenta como uma alternativa econômica em relação a scramblers de outras fabricantes.
O lançamento está previsto para o segundo semestre, com o objetivo de atrair motociclistas que procuram um modelo prático, porém diferenciado.
A Royal Enfield Classic 650 chega como uma alternativa mais potente em relação à Classic 350, com motor de 648 cm³ que entrega 47 cv de potência. O modelo remete às primeiras motos custom da década de 1950, com foco no público que aprecia estética retrô.
Seu tanque de 14,8 litros e o motor eficiente são projetados para viagens longas e trajetos urbanos. A Classic 650 é a última novidade da marca para 2025, com previsão de lançamento para o final do ano.
A Himalayan 450 é uma atualização significativa da Royal Enfield para o segmento trail. Com motor de 452 cm³, a moto oferece 40 cv de potência e torque de 4 kgfm, corrigindo as limitações de desempenho da Himalayan 411.
Com câmbio de seis marchas e tanque de 17 litros, o modelo é projetado para longas distâncias. A autonomia estimada é de 450 km, com consumo médio de 28,1 km/l.
O lançamento está previsto para o primeiro trimestre de 2025, com o objetivo de atender motociclistas que procuram uma trail eficiente e robusta.
A Guerrilla 450 combina elementos das categorias naked e scrambler. Com motor de 452 cm³, potência de 40 cv e torque de 4 kgfm, o modelo compartilha a base mecânica da Himalayan 450.
Com lançamento previsto para o segundo semestre, a moto possui rodas de 17 polegadas e pneus com sulcos menores, ideal para uso urbano e em rodovias. Seu design e características são voltados para motociclistas que priorizam estilo e funcionalidade.
A Shineray Fort 4.0 será uma nova opção no segmento de scooters médias. Com motor de 350 cm³, a scooter entrega 33 cv de potência e 3,5 kgfm de torque, sendo projetada para deslocamentos urbanos e de médio alcance.
Entre seus recursos estão painel TFT de 5 polegadas, porta USB e sistema de partida sem chave. O design prioriza conforto, com espaço para dois capacetes sob o assento e compartimentos com fechamento elétrico.
A Fort 4.0 chega para competir com a Yamaha XMax e a BMW C 400 X.
A Shineray SRV 300 é uma custom de entrada projetada para motociclistas que procuram conforto e estilo clássico. Equipada com motor bicilíndrico em V de 296 cm³, entrega 30,7 cv de potência e 2,6 kgfm de torque, garantindo desempenho adequado para viagens curtas e médias.
O modelo possui freios ABS em ambas as rodas, além de um assento com apenas 70 cm de altura em relação ao solo, facilitando o acesso para pilotos de diferentes estaturas. A SRV 300 reforça o foco da Shineray no segmento de motocicletas custom.
A moto será lançada no mercado brasileiro no decorrer de 2025, com expectativa de atrair entusiastas de modelos clássicos e funcionais.
A Shineray SRV 550 é uma naked com características modernas e motor bicilíndrico de 554 cm³. O modelo entrega 47 cv de potência e 5,1 kgfm de torque, posicionando-se como uma alternativa competitiva no mercado de motos médias.
Com design que mistura elementos de naked e scrambler, a SRV 550 possui rabeta curta e banco compacto, oferecendo uma experiência ágil para o piloto. O modelo será equipado com painel de instrumentos digital, iluminação LED e freios ABS.
A previsão de lançamento é para o segundo semestre de 2025, sendo uma opção versátil para o público urbano.
A SRK 400 é a aposta da Shineray no segmento naked de média cilindrada. Equipada com motor de 400 cm³, a moto entrega 41 cv de potência e 3,7 kgfm de torque. Este modelo foi projetado para atender motociclistas urbanos que buscam agilidade e desempenho.
A SRK 400 será lançada com um painel digital TFT de 5 polegadas, computador de bordo e conectividade. O design segue a linha das motos naked, com visual compacto e esportivo.
O lançamento está previsto para o segundo semestre, competindo diretamente com outros modelos da mesma faixa de cilindrada.
A Shineray SRT 550 será a primeira moto trail de média cilindrada da marca no Brasil. Com motor bicilíndrico de 554 cm³, ela entrega 47 cv de potência e 5,1 kgfm de torque. O modelo é voltado para trilhas leves e estradas pavimentadas.
Entre os destaques da SRT 550 estão o painel LCD de 4 polegadas, iluminação LED e suporte para GPS. A moto também conta com freios ABS nas duas rodas e porta USB, aumentando sua funcionalidade em viagens.
Com previsão de chegada no segundo semestre, o modelo visa atender o público aventureiro que busca uma opção versátil e acessível.
A Yamaha Neo’s marca a entrada da marca no mercado de scooters elétricas no Brasil. O modelo oferece motor elétrico com potência de 3,08 cv e torque impressionante de 13,5 kgfm, com autonomia de até 80 km. A recarga completa das baterias de lítio removíveis leva cerca de nove horas.
A Neo’s é projetada para mobilidade urbana, sendo ideal para trajetos curtos e práticos. Seu design futurista inclui iluminação LED, porta-objetos sob o banco e conectividade com o aplicativo Y-Connect, que exibe informações sobre a moto no smartphone.
O lançamento está previsto para fevereiro de 2025, com posicionamento no topo do segmento de scooters elétricas.
A Yamaha Teneré 700 retorna ao mercado brasileiro em 2025, após cinco anos de lançamento na Europa. Equipada com motor de 700 cm³, a moto entrega 73 cv de potência e 7 kgfm de torque, com foco no segmento trail de alta performance.
Entre as características destacadas estão as rodas de 21 polegadas na dianteira, painel TFT de 5 polegadas e iluminação LED com quatro projetores. A Teneré 700 também oferece freios ABS com três modos, permitindo desativação para uso off-road.
O modelo será lançado no primeiro trimestre de 2025, prometendo atender motociclistas que buscam desempenho em aventuras e trilhas.
Fonte: Mobilidade, G1, Motociclismoonline e Webmotors.