Descubra as 20 motos que estão chegando em 2025 e escolha a sua favorita

Em 2025, o mercado de motos no Brasil será transformado por lançamentos que vão de scooters elétricas a modelos big trail. Com foco em tecnologia, sustentabilidade e novas regulamentações ambientais, fabricantes como Honda, Yamaha, Shineray e Royal Enfield trazem 20 novidades para atender todos os perfis de pilotos.
Publicado por Alan Corrêa em Motos dia 12/01/2025

O ano de 2025 promete ser marcante para os amantes de motocicletas no Brasil. Com lançamentos em diversas categorias, como scooters, naked, custom, trail e scrambler, as montadoras apostam em modelos que equilibram inovação, tecnologia e adequação às novas exigências de emissões ambientais, estabelecidas pelo Promot 5. Essas novidades chegam ao mercado para atender às demandas de um público diversificado, desde motociclistas urbanos até aventureiros de trilhas e viagens longas.

Pontos principais:

  • As montadoras apostam em novos modelos e atualizações, abrangendo diversas categorias.
  • 2025 marca a chegada de scooters e motos elétricas ao mercado nacional.
  • As motos de média e alta cilindrada ganham atualizações tecnológicas.
  • As fabricantes adaptam os modelos às exigências ambientais do Promot 5.

Entre os destaques do ano estão os modelos elétricos, que ganham mais espaço no mercado brasileiro, refletindo uma tendência global de mobilidade sustentável. Marcas como Yamaha e Bajaj apresentam scooters elétricas que prometem atender a necessidades específicas de deslocamento urbano. Além disso, os modelos de média e alta cilindrada continuam a atrair atenção, com opções voltadas para desempenho em estradas e off-road.

As montadoras investem não apenas em novos projetos, mas também em atualizações de design e tecnologia em modelos já consagrados. Painéis digitais, sistemas de iluminação LED e maior conectividade com smartphones são alguns dos recursos que se tornam padrão em muitos dos lançamentos. Esses avanços visam melhorar a experiência do piloto, oferecendo segurança e conforto em diferentes condições de uso.

Com lançamentos de marcas tradicionais, como Honda, Yamaha e Royal Enfield, e a chegada de modelos de fabricantes em expansão, como Shineray e Moto Morini, o mercado de motocicletas em 2025 é diversificado e competitivo. Essa variedade oferece opções para diferentes perfis de motociclistas, consolidando o Brasil como um mercado estratégico para a indústria de duas rodas.

Bajaj Pulsar NS400

Bajaj Pulsar NS400: Naked de 400 cm³ com 40 cv, ideal para quem busca potência e versatilidade. Lançamento no 1º trimestre de 2025.
Bajaj Pulsar NS400: Naked de 400 cm³ com 40 cv, ideal para quem busca potência e versatilidade. Lançamento no 1º trimestre de 2025.

A Bajaj inicia 2025 com a introdução da Pulsar NS400, modelo que amplia sua linha de motocicletas naked no mercado brasileiro. A moto chegará no primeiro trimestre, sendo equipada com o mesmo motor monocilíndrico da Dominar 400, projetado para entregar um desempenho de 40 cv de potência e 3,5 kgfm de torque.

Com foco em motociclistas que preferem modelos com pouca carenagem, a NS400 compete diretamente com a Honda CB 300F Twister. O motor de 400 cm³, aliado a seu design leve e funcional, busca atender às demandas de praticidade e eficiência em áreas urbanas.

A Bajaj pretende conquistar mais espaço no segmento naked ao oferecer uma moto robusta e acessível para o mercado nacional. O público-alvo inclui tanto usuários diários quanto aqueles que buscam opções para trajetos mais dinâmicos.

  • Motor: 400 cilindradas
  • Potência: 40 cv
  • Torque: 3,5 kgfm

Bajaj Chetak

Bajaj Chetak: Scooter elétrica com autonomia de 95 km, projetada para trechos urbanos. Chega no 2º semestre de 2025.
Bajaj Chetak: Scooter elétrica com autonomia de 95 km, projetada para trechos urbanos. Chega no 2º semestre de 2025.

A Bajaj traz ao Brasil sua scooter elétrica Chetak, programada para o segundo semestre de 2025. Com foco em mobilidade urbana sustentável, a scooter possui motor elétrico com 5,1 cv de potência e uma autonomia de até 95 km no modo econômico.

A proposta do modelo é atender a trechos urbanos, com velocidade máxima de 63 km/h, tornando-a uma opção prática para deslocamentos em grandes cidades. O tempo de recarga estimado da bateria de 2,88 kWh é de aproximadamente quatro horas.

Além disso, o design do Chetak inclui um painel TFT colorido e rodas de 12 polegadas. A iluminação em LED e recursos como assistente de partida em rampas reforçam o apelo tecnológico e funcional do modelo.

  • Motor: Elétrico
  • Potência: 5,1 cv
  • Autonomia: 95 km
  • Tempo de recarga: 4 horas

Honda CB 500 Hornet

Honda CB 500 Hornet: Naked com motor de 471 cm³, 50,2 cv e design agressivo. Substitui a CB 500F no 1º semestre de 2025.
Honda CB 500 Hornet: Naked com motor de 471 cm³, 50,2 cv e design agressivo. Substitui a CB 500F no 1º semestre de 2025.

A Honda CB 500 Hornet chega em 2025 como sucessora da CB 500F no Brasil. O lançamento está previsto para o primeiro semestre e apresenta um motor de 471 cm³, capaz de gerar 50,2 cv de potência e 4,5 kgfm de torque.

O modelo apresenta um estilo mais agressivo, diferindo da antiga Hornet 600, mas mantém o foco em desempenho. O motor bicilíndrico é projetado para atender tanto ao uso diário quanto a aventuras de médio alcance.

Com esta atualização, a Honda busca renovar seu portfólio para continuar relevante no competitivo segmento de naked. O apelo está no equilíbrio entre potência, consumo e custo-benefício.

  • Motor: 471 cm³
  • Potência: 50,2 cv
  • Torque: 4,5 kgfm

Honda NX 500

Honda NX 500: Trail de 471 cm³ e 50,2 cv, focada em aventuras leves. Lançamento previsto para o 1º semestre de 2025.
Honda NX 500: Trail de 471 cm³ e 50,2 cv, focada em aventuras leves. Lançamento previsto para o 1º semestre de 2025.

A NX 500 da Honda estreia em 2025 para substituir a CB 500X, com um motor bicilíndrico de 471 cm³ que entrega 50,2 cv e 4,5 kgfm de torque. Este modelo trail foi projetado para atender motociclistas que procuram uma moto aventureira, mas sem abrir mão do conforto em áreas urbanas.

A moto será lançada no primeiro semestre e se posicionará como uma opção intermediária entre as categorias urbanas e de grande desempenho off-road. Seu câmbio de seis marchas e chassi reforçado contribuem para sua versatilidade.

Ao focar em aventuras leves, a NX 500 representa uma alternativa para quem busca explorar diferentes tipos de terreno sem investir em modelos de maior porte.

  • Motor: 471 cm³
  • Potência: 50,2 cv
  • Torque: 4,5 kgfm

Honda XL 750 Transalp

Honda XL 750 Transalp: Big Trail de 755 cm³, 92 cv e 7,5 kgfm. Chega ao Brasil no 2º semestre, após atraso.
Honda XL 750 Transalp: Big Trail de 755 cm³, 92 cv e 7,5 kgfm. Chega ao Brasil no 2º semestre, após atraso.

Após um atraso, a Honda XL 750 Transalp finalmente será lançada no segundo semestre de 2025. Este modelo de 755 cm³ promete 92 cv de potência e 7,5 kgfm de torque, sendo uma evolução de sua versão anterior, apresentada no Salão de Milão.

A Transalp 750 tem foco no segmento Big Trail e foi redesenhada para atender tanto a estradas pavimentadas quanto a percursos moderados de off-road. Seu tanque de combustível e ergonomia foram otimizados para viagens mais longas.

A Honda pretende fortalecer sua presença no mercado de motos aventureiras ao oferecer uma opção moderna e tecnológica, alinhada às demandas dos motociclistas brasileiros.

  • Motor: 755 cm³
  • Potência: 92 cv
  • Torque: 7,5 kgfm

Moto Morini Seiemmezzo

Moto Morini Seiemmezzo: Naked de 650 cm³ com 59,6 cv, velocidade máxima de 170 km/h. Rivaliza com a Honda CB 650R.
Moto Morini Seiemmezzo: Naked de 650 cm³ com 59,6 cv, velocidade máxima de 170 km/h. Rivaliza com a Honda CB 650R.

A Moto Morini Seiemmezzo chega ao Brasil com motor de 650 cm³, oferecendo 59,6 cv de potência. O modelo será disponibilizado em duas versões internacionais, STR e SCR, sendo ambas projetadas para alcançar até 170 km/h.

O modelo se posiciona na categoria naked, competindo diretamente com motocicletas como a Honda CB 650R. Seu design funcional e desempenho equilibrado visam atrair motociclistas que buscam agilidade em ambientes urbanos.

A Seiemmezzo será introduzida no segundo semestre, marcando a expansão da marca italiana no Brasil.

  • Motor: 650 cm³
  • Potência: 59,6 cv
  • Velocidade máxima: 170 km/h

Moto Morini X-Cape 650

Moto Morini X-Cape 650: Trail de 650 cm³ com tela TFT de 7 polegadas, ideal para estradas e trilhas leves. Chega no 2º semestre.
Moto Morini X-Cape 650: Trail de 650 cm³ com tela TFT de 7 polegadas, ideal para estradas e trilhas leves. Chega no 2º semestre.

A Morini X-Cape 650 será lançada em 2025 como uma opção para o segmento de motos trail, equipada com motor de 650 cm³ e potência de 59,6 cv. A motocicleta foi projetada para oferecer desempenho equilibrado tanto em trilhas leves quanto em estradas pavimentadas.

Entre os destaques do modelo estão as rodas dianteiras de 19 polegadas, que permitem enfrentar terrenos irregulares. O painel de instrumentos é uma tela TFT de sete polegadas, proporcionando informações essenciais ao piloto de forma prática e moderna.

A X-Cape busca competir com modelos consolidados no mercado brasileiro, como a Triumph Tiger Sport 660 e a BMW F 800 GS, oferecendo uma alternativa mais acessível e versátil.

  • Motor: 650 cm³
  • Potência: 59,6 cv
  • Painel: Tela TFT de 7 polegadas

Moto Morini Calibro 650

Moto Morini Calibro 650: Custom de 650 cm³, com foco em conforto e viagens longas. Tanque de 15 litros e design clássico.
Moto Morini Calibro 650: Custom de 650 cm³, com foco em conforto e viagens longas. Tanque de 15 litros e design clássico.

A Morini Calibro 650 será a aposta da marca no segmento de motocicletas custom. Com motor de 650 cm³ que entrega 59,6 cv de potência, o modelo oferece conforto em viagens longas graças às pedaleiras avançadas e um tanque com capacidade de 15 litros.

O painel de instrumentos combina um conta-giros analógico com um visor digital para informações como velocidade e nível de combustível. A iluminação é 100% LED, alinhada às tendências atuais de tecnologia.

A Calibro 650 chega ao mercado brasileiro no segundo semestre, com foco em atender motociclistas que priorizam estilo clássico e funcionalidade.

  • Motor: 650 cm³
  • Potência: 59,6 cv
  • Tanque: 15 litros

Royal Enfield Shotgun 650

Royal Enfield Shotgun 650: Custom de 648 cm³ e 47 cv, ideal para o público urbano. Primeira novidade da marca em 2025.
Royal Enfield Shotgun 650: Custom de 648 cm³ e 47 cv, ideal para o público urbano. Primeira novidade da marca em 2025.

A Royal Enfield Shotgun 650 será lançada em março de 2025, sendo uma das primeiras novidades da marca no ano. Equipado com motor bicilíndrico de 648 cm³, o modelo entrega 47 cv de potência e 5,7 kgfm de torque.

O modelo utiliza a mesma base mecânica de outras motos da marca, como a Super Meteor 650, mas busca atender a um público jovem e urbano com sua estética moderna. A Shotgun é projetada para combinar versatilidade e desempenho em trajetos urbanos e rodoviários.

A motocicleta será produzida na fábrica de Manaus, o que reforça a expansão da marca no mercado brasileiro.

  • Motor: 648 cm³
  • Potência: 47 cv
  • Torque: 5,7 kgfm

Royal Enfield Bear 650

Royal Enfield Bear 650: Scrambler de 648 cm³ com design diferenciado. Chega no 2º semestre para substituir a Scram 411.
Royal Enfield Bear 650: Scrambler de 648 cm³ com design diferenciado. Chega no 2º semestre para substituir a Scram 411.

O modelo Bear 650 da Royal Enfield é uma nova opção no segmento scrambler. Compartilhando a base mecânica de outras motos da marca, o modelo possui motor de 648 cm³, potência de 47 cv e torque de 5,7 kgfm.

O design do Bear é diferenciado, com cores vivas e estilo robusto voltado para o uso em estradas pavimentadas. Ele se apresenta como uma alternativa econômica em relação a scramblers de outras fabricantes.

O lançamento está previsto para o segundo semestre, com o objetivo de atrair motociclistas que procuram um modelo prático, porém diferenciado.

  • Motor: 648 cm³
  • Potência: 47 cv
  • Torque: 5,7 kgfm

Royal Enfield Classic 650

Royal Enfield Classic 650: Custom de 648 cm³ inspirada em motos dos anos 1950. Tanque de 14,8 litros e lançamento no fim de 2025.
Royal Enfield Classic 650: Custom de 648 cm³ inspirada em motos dos anos 1950. Tanque de 14,8 litros e lançamento no fim de 2025.

A Royal Enfield Classic 650 chega como uma alternativa mais potente em relação à Classic 350, com motor de 648 cm³ que entrega 47 cv de potência. O modelo remete às primeiras motos custom da década de 1950, com foco no público que aprecia estética retrô.

Seu tanque de 14,8 litros e o motor eficiente são projetados para viagens longas e trajetos urbanos. A Classic 650 é a última novidade da marca para 2025, com previsão de lançamento para o final do ano.

  • Motor: 648 cm³
  • Potência: 47 cv
  • Tanque: 14,8 litros

Royal Enfield Himalayan 450

Royal Enfield Himalayan 450: Trail com motor de 452 cm³ e 40 cv. Substitui a versão 411, com mais desempenho e tecnologia.
Royal Enfield Himalayan 450: Trail com motor de 452 cm³ e 40 cv. Substitui a versão 411, com mais desempenho e tecnologia.

A Himalayan 450 é uma atualização significativa da Royal Enfield para o segmento trail. Com motor de 452 cm³, a moto oferece 40 cv de potência e torque de 4 kgfm, corrigindo as limitações de desempenho da Himalayan 411.

Com câmbio de seis marchas e tanque de 17 litros, o modelo é projetado para longas distâncias. A autonomia estimada é de 450 km, com consumo médio de 28,1 km/l.

O lançamento está previsto para o primeiro trimestre de 2025, com o objetivo de atender motociclistas que procuram uma trail eficiente e robusta.

  • Motor: 452 cm³
  • Potência: 40 cv
  • Torque: 4 kgfm
  • Tanque: 17 litros

Royal Enfield Guerrilla 450

Royal Enfield Guerrilla 450: Crossover de 452 cm³ com visual naked e scrambler. Ideal para estradas pavimentadas.
Royal Enfield Guerrilla 450: Crossover de 452 cm³ com visual naked e scrambler. Ideal para estradas pavimentadas.

A Guerrilla 450 combina elementos das categorias naked e scrambler. Com motor de 452 cm³, potência de 40 cv e torque de 4 kgfm, o modelo compartilha a base mecânica da Himalayan 450.

Com lançamento previsto para o segundo semestre, a moto possui rodas de 17 polegadas e pneus com sulcos menores, ideal para uso urbano e em rodovias. Seu design e características são voltados para motociclistas que priorizam estilo e funcionalidade.

  • Motor: 452 cm³
  • Potência: 40 cv
  • Torque: 4 kgfm

Shineray Fort 4.0

Shineray Fort 4.0: Scooter de 350 cm³ com painel TFT e porta USB. Espaço para dois capacetes e foco em trajetos urbanos.
Shineray Fort 4.0: Scooter de 350 cm³ com painel TFT e porta USB. Espaço para dois capacetes e foco em trajetos urbanos.

A Shineray Fort 4.0 será uma nova opção no segmento de scooters médias. Com motor de 350 cm³, a scooter entrega 33 cv de potência e 3,5 kgfm de torque, sendo projetada para deslocamentos urbanos e de médio alcance.

Entre seus recursos estão painel TFT de 5 polegadas, porta USB e sistema de partida sem chave. O design prioriza conforto, com espaço para dois capacetes sob o assento e compartimentos com fechamento elétrico.

A Fort 4.0 chega para competir com a Yamaha XMax e a BMW C 400 X.

  • Motor: 350 cm³
  • Potência: 33 cv
  • Torque: 3,5 kgfm

Shineray SRV 300

Shineray SRV 300: Custom de 296 cm³, 30,7 cv e freios ABS. Assento baixo facilita uso para diferentes perfis.
Shineray SRV 300: Custom de 296 cm³, 30,7 cv e freios ABS. Assento baixo facilita uso para diferentes perfis.

A Shineray SRV 300 é uma custom de entrada projetada para motociclistas que procuram conforto e estilo clássico. Equipada com motor bicilíndrico em V de 296 cm³, entrega 30,7 cv de potência e 2,6 kgfm de torque, garantindo desempenho adequado para viagens curtas e médias.

O modelo possui freios ABS em ambas as rodas, além de um assento com apenas 70 cm de altura em relação ao solo, facilitando o acesso para pilotos de diferentes estaturas. A SRV 300 reforça o foco da Shineray no segmento de motocicletas custom.

A moto será lançada no mercado brasileiro no decorrer de 2025, com expectativa de atrair entusiastas de modelos clássicos e funcionais.

  • Motor: 296 cm³
  • Potência: 30,7 cv
  • Torque: 2,6 kgfm

Shineray SRV 550

Shineray SRV 550: Naked de 554 cm³ com 47 cv e painel digital. Combina elementos naked e scrambler.
Shineray SRV 550: Naked de 554 cm³ com 47 cv e painel digital. Combina elementos naked e scrambler.

A Shineray SRV 550 é uma naked com características modernas e motor bicilíndrico de 554 cm³. O modelo entrega 47 cv de potência e 5,1 kgfm de torque, posicionando-se como uma alternativa competitiva no mercado de motos médias.

Com design que mistura elementos de naked e scrambler, a SRV 550 possui rabeta curta e banco compacto, oferecendo uma experiência ágil para o piloto. O modelo será equipado com painel de instrumentos digital, iluminação LED e freios ABS.

A previsão de lançamento é para o segundo semestre de 2025, sendo uma opção versátil para o público urbano.

  • Motor: 554 cm³
  • Potência: 47 cv
  • Torque: 5,1 kgfm

Shineray SRK 400

Shineray SRK 400: Naked de 400 cm³, 41 cv e painel TFT. Design compacto e ideal para deslocamentos urbanos.
Shineray SRK 400: Naked de 400 cm³, 41 cv e painel TFT. Design compacto e ideal para deslocamentos urbanos.

A SRK 400 é a aposta da Shineray no segmento naked de média cilindrada. Equipada com motor de 400 cm³, a moto entrega 41 cv de potência e 3,7 kgfm de torque. Este modelo foi projetado para atender motociclistas urbanos que buscam agilidade e desempenho.

A SRK 400 será lançada com um painel digital TFT de 5 polegadas, computador de bordo e conectividade. O design segue a linha das motos naked, com visual compacto e esportivo.

O lançamento está previsto para o segundo semestre, competindo diretamente com outros modelos da mesma faixa de cilindrada.

  • Motor: 400 cm³
  • Potência: 41 cv
  • Torque: 3,7 kgfm

Shineray SRT 550

Shineray SRT 550: Trail de 554 cm³ com 47 cv, iluminação LED e porta USB. Projetada para trilhas leves e estradas.
Shineray SRT 550: Trail de 554 cm³ com 47 cv, iluminação LED e porta USB. Projetada para trilhas leves e estradas.

A Shineray SRT 550 será a primeira moto trail de média cilindrada da marca no Brasil. Com motor bicilíndrico de 554 cm³, ela entrega 47 cv de potência e 5,1 kgfm de torque. O modelo é voltado para trilhas leves e estradas pavimentadas.

Entre os destaques da SRT 550 estão o painel LCD de 4 polegadas, iluminação LED e suporte para GPS. A moto também conta com freios ABS nas duas rodas e porta USB, aumentando sua funcionalidade em viagens.

Com previsão de chegada no segundo semestre, o modelo visa atender o público aventureiro que busca uma opção versátil e acessível.

  • Motor: 554 cm³
  • Potência: 47 cv
  • Torque: 5,1 kgfm

Yamaha Neo’s

Yamaha Neo’s: Scooter elétrica com autonomia de 80 km e motor de 3,08 cv. Design futurista e conectividade Y-Connect.
Yamaha Neo’s: Scooter elétrica com autonomia de 80 km e motor de 3,08 cv. Design futurista e conectividade Y-Connect.

A Yamaha Neo’s marca a entrada da marca no mercado de scooters elétricas no Brasil. O modelo oferece motor elétrico com potência de 3,08 cv e torque impressionante de 13,5 kgfm, com autonomia de até 80 km. A recarga completa das baterias de lítio removíveis leva cerca de nove horas.

A Neo’s é projetada para mobilidade urbana, sendo ideal para trajetos curtos e práticos. Seu design futurista inclui iluminação LED, porta-objetos sob o banco e conectividade com o aplicativo Y-Connect, que exibe informações sobre a moto no smartphone.

O lançamento está previsto para fevereiro de 2025, com posicionamento no topo do segmento de scooters elétricas.

  • Motor: Elétrico
  • Potência: 3,08 cv
  • Torque: 13,5 kgfm
  • Autonomia: 80 km

Yamaha Teneré 700

Yamaha Teneré 700: Trail de 700 cm³ com 73 cv, painel TFT e rodas de 21". Retorna ao Brasil no 1º trimestre.
Yamaha Teneré 700: Trail de 700 cm³ com 73 cv, painel TFT e rodas de 21″. Retorna ao Brasil no 1º trimestre.

A Yamaha Teneré 700 retorna ao mercado brasileiro em 2025, após cinco anos de lançamento na Europa. Equipada com motor de 700 cm³, a moto entrega 73 cv de potência e 7 kgfm de torque, com foco no segmento trail de alta performance.

Entre as características destacadas estão as rodas de 21 polegadas na dianteira, painel TFT de 5 polegadas e iluminação LED com quatro projetores. A Teneré 700 também oferece freios ABS com três modos, permitindo desativação para uso off-road.

O modelo será lançado no primeiro trimestre de 2025, prometendo atender motociclistas que buscam desempenho em aventuras e trilhas.

  • Motor: 700 cm³
  • Potência: 73 cv
  • Torque: 7 kgfm
  • Tanque: 16 litros

Fonte: Mobilidade, G1, Motociclismoonline e Webmotors.