A primeira geração do Jaguar XF nasceu em 2007 e começou a aparecer nas ruas no ano seguinte. Em 2016 o modelo foi completamente renovado, ganhou um design mais agressivo, novos motores e mais tecnologia.
No Brasil o modelo está disponível em três versões:
O Jaguar XF conta com duas possibilidades de motorização, ambos da família Ingenium. A primeira está composta pelo motor 2.0l Turbocharged de 4 cilindros a Gasolina, com 240 cv de potência e 34,7 kgf.m de torque máximo.
A segunda possibilidade consta do motor 3.0l V6 Supercharged de 380 cv de potência e torque máximo de 45,9 kgf.m. Ele pode alcançar de 0 a 100 km/h em apenas 5,3 segundos e chegar à velocidade máxima de 249 km/h.
Aliado aos dois motores está a transmissão automática sequencial de 8 velocidades, que garante uma alta performance por suas respostas rápidas, um alto nível de conforto por suas trocas suaves, e uma ótima economia de combustível por sua precisão.
Não há o que discutir quanto ao design do Jaguar XF, salta aos olhos que ele é diferenciado, por dentro e por fora. Ele tem um misto de elegância, sofisticação e agressividade esportiva conjugadas de modo harmônico e atraente, além de receber acabamento com material de alta qualidade.
Ao passo disso, ele oferece um grande conforto aos ocupantes e proporciona um excelente espaço interno. Além disso, sua tecnologia satisfaz até os mais exigentes: sistema multimídia In Control com tela touchscreen com conectividade via Bluetooth, protocolos Android Auto e Apple CarPlay.
Um dos grandes pontos fortes do modelo é sua inovadora arquitetura de alumínio, que traz inúmeras vantagens. Pra começar reduz significativamente o consumo de combustível e consequentemente a emissão poluentes, preservando o meio ambiente e atendendo às recentes normas desse âmbito.
Outro benefício dessa nova estrutura é a redução da necessidade de manutenção do veículo, o que o deixa com um preço final mais acessível do que outros modelos do mesmo segmento.
A dirigibilidade também é favorecida por esse sistema, e ainda conta com uma suspensão dianteira double wishbone e traseira Integral Link, elevando os níveis de conforto e dirigibilidade ao inimaginável.
Uma das inovações da marca é a tecnologia Head-up Display a laser. O sistema projeta no vidro do para-brisas as principais informações do veículo, como velocidade atual e a marcha em que se encontra o veículo. Mesmo com a incidência da luz direta do Sol sua imagem continua nítida e até mesmo brilhante.
Esse recurso é muito importante para a segurança dos que se encontram no veículo, pois o motorista não precisa desviar o olhar da pista para ver no painel informações básicas.
O recurso está disponível como opcional na versão R-Sport e como item de série nas versões S.
Quem olha o carro de dentro percebe rapidamente que o cockpit foi projetado para favorecer o motorista em todos os aspectos possíveis. O painel de controles ao fundo do volante numa tela de 12,3 polegadas de alta definição totalmente configurável. Os principais controles do veículo com botões no volante. A tela da central multimídia com diversos recursos de conectividade e navegação. Os controles de ar condicionado ou ar quente. A transmissão sem alavanca de câmbio e os botões de estacionamento e Start/Stop. Até mesmo a posição e ajustes do assento, do volante e da coluna de direção, tudo enfim planejado para proporcionar ao motorista uma praticidade completas.
A lista detalhada dos itens de série do modelo segue abaixo: