Design do Renault Captur é lindo

A Renault Captur é uma das melhores opções de SUV que temos atualmente. Com bastante tecnologia – embora outros modelos sejam mais completos nos itens de segurança – excelentes proporções e um design incrível.
Publicado em Carros dia 24/06/2018 por Alan Corrêa

A Renault Captur é uma das melhores opções de SUV que temos atualmente. Com bastante tecnologia – embora outros modelos sejam mais completos nos itens de segurança – excelentes proporções e um design incrível.

Preço bom

Do ponto de vista do custo/benefício a Renault Captur oferece um bom preço, com a versão de entrada a partir de R$ 80.450, podendo chegar até R$ 93.650 na versão completa. Os valores são aproximados.

Motorização com várias possibilidades de câmbio

O Captur conta com duas possibilidades de motor e três de câmbio. O primeiro motor que pode integrar o modelo é o 1.6L SCe 16V, com 4 cilindros em linha, que gera 118 cv de potência e um torque máximo de 16,2 kgf.m a 4.000 rpm. Aliados a esse motor podem estar o câmbio manual ou o CVT X-Tronic.

A segunda opção é o motor 2.0L também de 16V e com 4 cilindros em linha, mas com 143 cv de potência e um torque de 20,2 kgf.m a 4.000 rpm. Contudo, esse motor não admite nem o câmbio manual nem o CVT, mas apenas a transmissão automática.

Como sabemos, o câmbio CVT não tem alteração real de marcha como no câmbio manual e no automático. Mas a tecnologia X-Tronic da Renault permite uma troca simulada de 6 velocidades por meio das Paddle Shift atrás do volante.

Conforto e tecnologia

As medidas no modelo impressionam e, segundo a marca, ele tem as melhores proporções do segmento, com 212 mm de distância do solo, ângulo de entrada de 23o e de saída 31o. Além disso, tem um porta-malas bem espaçoso, com 413 litros de capacidade, e uma profundidade de 904 mm, também uma das maiores do segmento.

Outro destaque em matéria de conforto é a posição elevada em que o motorista fica, além de ter uma área envidraçada muito ampla, proporcionado maior visibilidade.

O câmbio CVT X-Tronic, com simulação de troca de marcha através das Paddle Shift, deixa a dirigibilidade ainda melhor – sem falar na economia de combustível e redução de emissão de poluentes – garantindo a suavidade e continuidade da aceleração.

Tudo foi milimetricamente pensado para proporcionar o maior conforto possível. Os assentos do modelo são construídos de forma ergonômica e com material que deixa o contato mais agradável.

O modelo ainda conta com sensor de estacionamento, sensor de chuva, sensor de luminosidade, Piloto automático, ar condicionado automático, retrovisores rebatíveis eletricamente e farol de neblina com função Cornering Light, que acende automaticamente a luz do farol quando o volante é girado para aquele lado.

Central multimídia de última geração

Um item de tecnologia que merece destaque é a central multimídia de última geração que integra o modelo: MEDIA Nav com tela touchscreen de 7 polegadas, com GPS e câmera de ré integrados, funções Eco Coaching e Eco Scoring, comando de áudio e celular na coluna de direção, bluetooth, rádio e 4 alto-falantes.

Chave-cartão hands free

Um recurso exclusivo da marca é o da chave-cartão hands free, pelo qual é possível acionar a ignição com a simples presença do cartão dentro do veículo, e a abertura ou travamento das portas pela aproximação/distanciamento dele em relação ao carro, sem a necessidade de apertar nenhum botão.

Segurança de ponta

O Captur conta com inúmeros recursos de segurança, entre eles o Controle de estabilidade (ESP), que ajuda o motorista a corrigir a rota em caso de desvio imprevisto de obstáculos, além do controle eletrônico de tração que ajuda na aderência do veículo na pista.

O modelo ainda traz Assistente de partida em rampa que facilita a saída em aclives, 4 airbags e sistema Isofix de fixação de cadeirinha infantil. Além disso, é claro, traz freios ABS de fábrica em todas as versões.

Versões e sua motorização correspondente

O modelo conta com 4 versões: Zen manual, Zen X-Tronic, Itense X-Tronic e Intense Automática. A primeira traz o motor 1.6L com câmbio manual, como o próprio nome indica. A segunda conta com o mesmo motor, mas com o câmbio CVT X-Tronic. A terceira tem a mesma motorização da segunda, mas com melhores itens de série. E por fim a versão top de linha que traz o motor 2.0L com câmbio automático.

Lista detalhada dos itens de série

A lista dos itens de série é enorme. Vamos apresentar por seções a lista da versão completa:

Estilo

Conforto e conveniência

Segurança

Sistema multimídia