Design e performance no Porsche 911 GT3 RS

O 911 GT3 RS oferece três modos de condução: Normal, Sport e Track. No modo Track, as configurações básicas podem ser ajustadas individualmente. Já os outros modos possuem configurações pré determinadas e ajustadas que variam de acordo com o estilo de pilotagem determinado pelo modo selecionado.
Publicado em Carros dia 16/09/2022 por Alan Corrêa

A Porsche lançou o seu mais novo modelo: o Porsche 911 GT3 RS. Nesta versão mais atual algo que não passa despercebido é o design voltado para performance máxima e seu conjunto interno também foi desenvolvido para alta entrega dentro e fora das pistas.

Um dos maiores motivos para o avanço no desempenho e performance é o conceito de radiador central, algo que já esteve presente no 911 RSR (vencedor de LeMans) e posteriormente no 911 GT3 R.

Novas alterações impactantes

O novo Porsche 911 GT3 RS não esconde as suas intenções: ele conta com um design totalmente devotado à performance máxima.
O novo Porsche 911 GT3 RS não esconde as suas intenções: ele conta com um design totalmente devotado à performance máxima.

Diferentemente dos outros modelos que continham um layout de 3 radiadores, o 911 GT3 RS conta com um radiador grande central, posicionado onde fica o bagageiro nos modelos 911. Essa mudança permitiu usar o espaço lateral para acoplamento de elementos aerodinâmicos ativos.

Outra atualização foi a instalação de um sistema de redução de arrasto (DRS – Drag Reduction System), item também presente nos carros de Fórmula 1. Para que o carro possua um baixo nível de arrasto e consiga atingir maiores velocidades, o DRS permite que os aerofólios fiquem planos ao toque de um botão apenas. Com isso, a frenagem também ganhou avanços. Em altas velocidades, a frenagem é assistida pelos aerofólios que ficam em uma posição mais elevada, o que dá um maior efeito de desaceleração e assiste significamente os freios das rodas.

O carro esportivo de alta performance de 386 kW (525 cv) aproveita ao máximo a tecnologia e os conceitos do automobilismo. Muito além do motor aspirado naturalmente de altas rotações com DNA de pista de corrida e construção leve inteligente, estão, acima de tudo, os sistemas de arrefecimento e de aerodinâmica do 911 GT3 RS que o associa mais diretamente ao veículo de competição com quem divide o seu DNA: o 911 GT3 R.
O carro esportivo de alta performance de 386 kW (525 cv) aproveita ao máximo a tecnologia e os conceitos do automobilismo. Muito além do motor aspirado naturalmente de altas rotações com DNA de pista de corrida e construção leve inteligente, estão, acima de tudo, os sistemas de arrefecimento e de aerodinâmica do 911 GT3 RS que o associa mais diretamente ao veículo de competição com quem divide o seu DNA: o 911 GT3 R.

No que tange o design do carro, as maiores mudanças são notadas por conta da adição de elementos aerodinâmicos funcionais. Sendo o mais notável entre eles, o aerofólio traseiro do tipo pescoço-de-ganso, que é significamente maior em todas as dimensões. A composição do aerofólio traseiro é feita pelo conjunto de dois aerofólios, um fixo e um ajustável hidraulicamente. Uma mudança foi feita também na dianteira do carro que agora não mais conta com um spoiler dianteiro, mas sim um separador dianteiro que divide a vazão de ar sobre e abaixo dele. A dianteira também conta com lâminas laterais que jogam o ar diretamente para fora e a ventilação das caixas de roda acontece graças às aberturas em aletas dos aerofólios laterais. Outra coisa impactante são as ripas atrás das rodas dianteiras e traseiras. Na dianteira as ripas auxiliam na redução da pressão dinâmica das caixas de roda, e na traseira há uma otimização da vazão de ar.

A base para um impulso significativo na performance é o conceito de radiador central – uma ideia que foi usada pela primeira vez no 911 RSR vencedor de sua classe de competição em Le Mans e posteriormente no 911 GT3 R.
A base para um impulso significativo na performance é o conceito de radiador central – uma ideia que foi usada pela primeira vez no 911 RSR vencedor de sua classe de competição em Le Mans e posteriormente no 911 GT3 R.

Na parte mecânica, a suspensão ganhou alguns ajustes. Os engenheiros da Porsche trabalharam para melhorar o equilíbrio da distribuição de peso entre os eixos dianteiro e traseiro, o que evita a movimentação do peso em frenagens mais fortes, algo bem comum em pistas.

Modos de condução e tecnologias internas

Em vez do layout de três radiadores visto nos carros anteriores, o novo 911 GT3 RS conta com um radiador grande, centralizado no nariz do carro, posicionado onde o bagageiro está localizado nos modelos 911.
Em vez do layout de três radiadores visto nos carros anteriores, o novo 911 GT3 RS conta com um radiador grande, centralizado no nariz do carro, posicionado onde o bagageiro está localizado nos modelos 911.

O 911 GT3 RS oferece três modos de condução: Normal, Sport e Track. No modo Track, as configurações básicas podem ser ajustadas individualmente. Já os outros modos possuem configurações pré determinadas e ajustadas que variam de acordo com o estilo de pilotagem determinado pelo modo selecionado.

As informações dos ajustes selecionados são exibidas claramente através de gráficos no painel de controle, que pode ser ajustado para exibir apenas as informações necessárias pelo condutor. Já no volante há quatro controles giratórios individuais e uma tecla para o Sistema de Redução de Arrasto (DRS).

Configuração do motor

O motor do novo Porsche GT3 RS foi otimizado para atingir incríveis 386 kW (525 cv). Essa otimização permite que o carro atinja uma velocidade máxima de 296 km/h e faz um 0-100 km/h em apenas 3,2 segundos.

Especialmente concebido para performance: o novo Porsche 911 GT3 RS
Especialmente concebido para performance: o novo Porsche 911 GT3 RS

O motor aspirado naturalmente de 4.0 litros, de altas rotações, foi ainda mais otimizado comparado ao 911 GT3. O aumento na potência para 386 kW (525 cv) é obtido primariamente através de novas árvores de comando de válvulas com perfis de came modificados. O sistema de admissão e um acionamento de válvula rígido foram trazidos do automobilismo. O Porsche Doppelkupplung (PDK) de sete velocidades tem uma relação de marcha geral mais curta que o 911 GT3. As entradas de ar posicionadas na parte inferior do veículo garantem que a transmissão possa sustentar uma condição de uso extremo em pista.

O 911 GT3 RS acelera de zero a 100 km/h em apenas 3,2 segundos e atinge uma velocidade máxima de 296 km/h na sétima marcha. Os discos de freio em compósito de cerâmica (PCCB) é item de série para o Brasil e traz discos de 410 mm no eixo dianteiro e discos de 390 mm no eixo traseiro. O novo 911 GT3 RS traz também como item de série rodas de liga leve forjadas com travamento central. Pneus esportivos para estrada medindo 275/35 R 20 na frente e 335/30 R21 na traseira garantem um alto nível de aderência mecânica.

Preço

O novo 911 GT3 RS já está disponível para encomendas no Brasil e tem preço público sugerido de R$ 1.769.000,00.
O novo 911 GT3 RS já está disponível para encomendas no Brasil e tem preço público sugerido de R$ 1.769.000,00.

O novo 911 GT3 RS já está disponível para encomendas no Brasil e tem preço público sugerido de R$1.769.000,00.

*Com informações da Porsche.

Disponível com os pacotes Clubsport e Weissach

No interior, o novo carro esportivo GT tem acabamento no estilo RS característico: acabamento em couro preto, Racetex e fibra de carbono caracterizam a ambientação esportiva e purista. O 911 GT3 RS está disponível com o pacote Clubsport sem custo adicional. Ele inclui uma gaiola de proteção em aço atrás dos bancos, um extintor de incêndio portátil e cintos de segurança de seis pontos para o motorista. O pacote Weissach, disponível por um valor adicional, inclui ainda mais elementos.

A construção leve inteligente é um princípio básico de todos os modelos RS desde o lendário 911 Carrera RS 2.7.
A construção leve inteligente é um princípio básico de todos os modelos RS desde o lendário 911 Carrera RS 2.7.

A tampa frontal, o teto, partes do aerofólio traseiro e a estrutura superior dos espelhos externos têm acabamento em fibra de carbono. As barras anti-rolagem dianteira e traseira, as hastes de acoplamento traseiras são feitas de fibra de carbono e contribuem ainda mais para o aperfeiçoamento da dinâmica de condução.

Bancos totalmente em concha, item também de série.
Bancos totalmente em concha, item também de série.

A gaiola de proteção, construída pela primeira vez a partir da fibra de carbono, economiza cerca de seis quilos comparado à versão de aço. Outro destaque do pacote Weissach são as alavancas de mudança PDK com a tecnologia de imã trazida do automobilismo. Isso torna as mudanças de marcha ainda mais dinâmicas graças ao ponto de pressão preciso e um clique claramente perceptível. Disponível como opcional com o pacote Weissach estão as rodas forjadas de magnésio, que economizam mais oito quilos. No total, a redução com o pacote Weissach chega a cerca de 22 quilos.