O Honda HR-V Touring 1.5 Turbo 2020 desponta como uma opção atrativa para quem busca um SUV compacto com desempenho acima da média. Equipado com motor 1.5 turbo de 173 cv e torque de 22,4 kgfm, aliado a um câmbio CVT, ele é ideal para motoristas que desejam agilidade na cidade e robustez para viagens na estrada. Com um design moderno e acabamentos refinados, o modelo Touring oferece um pacote generoso de equipamentos, incluindo faróis full LED, teto solar panorâmico e sistemas de segurança como sensores de estacionamento e assistência de frenagem.
Pontos Principais:
No entanto, é fundamental ponderar os pontos positivos e negativos antes da compra. Entre as vantagens, destacam-se o motor eficiente, que combina potência e economia de combustível, e o conforto interno com espaço adequado para passageiros e bagagem. Por outro lado, críticas comuns incluem a ausência de itens como uma central multimídia mais moderna e a manutenção que pode ser mais cara, devido à complexidade do motor turbo. Além disso, relatos de donos apontam ruídos internos como um possível incômodo em unidades mais rodadas.
Antes de fechar negócio, é crucial verificar a história de manutenção do veículo, dando atenção especial ao estado do motor turbo, que exige revisões regulares e uso de óleo de alta qualidade. Teste o funcionamento do câmbio CVT e cheque por sinais de desgaste excessivo nos freios e suspensão. Um laudo de inspeção cautelar também é recomendável, assim como preferir unidades com histórico completo em concessionárias da Honda. Com os cuidados certos, o HR-V Touring 2020 pode se provar uma escolha sólida e equilibrada.
O modelo possui desempenho notável, com velocidade máxima de 200 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos. Ele é equipado com tração dianteira e um câmbio CVT de 7 marchas que utiliza um conversor de torque, garantindo uma condução suave e ágil. Desenvolvido sobre a plataforma Honda Global Small Car, o veículo combina estabilidade e eficiência dinâmica em diferentes condições de uso.
O motor está posicionado na parte dianteira e possui aspiração por turbocompressor, com disposição transversal e alimentação por injeção direta. O bloco é formado por 4 cilindros em linha, com comando de válvulas duplo no cabeçote, tuchos mecânicos e variação no comando de admissão e escape. A cilindrada total é de 1498 cm³, entregando uma potência máxima de 173 cv a 5500 rpm e um torque de 22,4 kgfm a partir de 1700 rpm. A razão de compressão é de 10,6:1, e o acionamento do comando utiliza corrente, garantindo durabilidade e eficiência no desempenho.
O consumo de combustível é um dos destaques, com números que refletem a eficiência do conjunto mecânico. Em trajetos urbanos, o veículo registra 11,4 km/l, enquanto em rodovias alcança 12,6 km/l. Esses dados proporcionam uma autonomia de 581 km na cidade e 643 km em estradas, considerando o tanque de combustível com capacidade para 51 litros.
O interior é projetado para oferecer conforto e praticidade. Com espaço para até 5 ocupantes e 4 portas de fácil acesso, o modelo conta com um porta-malas de 393 litros, ideal para atender às demandas diárias e de viagens. Os bancos são revestidos em couro, adicionando sofisticação ao ambiente, enquanto o banco traseiro bipartido e rebatível permite maior flexibilidade no transporte de objetos volumosos.
Os itens de conveniência incluem ar-condicionado automático, ajuste de altura e profundidade do volante, direção elétrica e controle elétrico dos vidros dianteiros e traseiros. A presença de teto solar panorâmico, retrovisores rebatíveis eletricamente e freio de estacionamento elétrico contribuem para a modernidade e praticidade do veículo.
A segurança é um ponto forte, com freios ABS, controle de estabilidade e tração, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, além de sistemas como ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis. Os cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça para todos os ocupantes reforçam a proteção dos passageiros.
O veículo apresenta as seguintes dimensões: comprimento de 4329 mm, largura de 1772 mm, altura de 1650 mm e distância entre-eixos de 2610 mm. O peso total é de 1380 kg, com uma capacidade de carga útil de 420 kg. A altura mínima do solo é de 177 mm, o que garante bom desempenho em diferentes tipos de terreno.
A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, enquanto a traseira utiliza eixo de torção, ambas com molas helicoidais. O sistema de freios conta com discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, assegurando eficiência em frenagens. A direção elétrica proporciona leveza nas manobras, e o diâmetro de giro é de 10,6 metros. Os pneus 215/55 R17 oferecem boa aderência e estabilidade, complementando o conjunto de segurança.