Dicas para contratar seguro auto e não se arrepender

Ter um carro não é apenas poder pagar por ele no momento da compra, mas poder sustentá-lo ao longo do tempo, o que envolve vários gastos. Um deles é o seguro do veículo, ponto fraco de muita gente que não faz uma boa pesquisa antes da aquisição do veículo. Trazemos então algumas dicas que podem ser úteis nesse sentido.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 17/10/2018

Ter um carro não é apenas poder pagar por ele no momento da compra, mas poder sustentá-lo ao longo do tempo, o que envolve vários gastos. Um deles é o seguro do veículo, ponto fraco de muita gente que não faz uma boa pesquisa antes da aquisição do veículo. Trazemos então algumas dicas que podem ser úteis nesse sentido.

1. Simule o preço do seguro antes do comprar o carro

Muitas pessoas levam um verdadeiro susto quando vão contratar um seguro, pois o preço é muito maior do que esperavam. Isso acontece porque não fazem uma pesquisa do valor médio do seguro para o modelo que pretendem adquirir.

Para evitar essas situações, é importante pesquisar um pouco sobre os preços do seguro antes de realizar a compra do veículo, e ponderar bem se não é o caso de mudar a escolha do carro em função do preço do seguro, entre outros fatores.

2. Saiba quais veículos oferecem mais risco de roubo

Um dos fatores que têm influência direta sobre o valor do seguro de cada modelo é o índice de roubo que o modelo tem. Anualmente esse índice é renovado com dados atualizados e os carros que mais incidem em roubos têm seu seguro mais caro por consequência lógica. Então, antes de comprar o carro faça uma pesquisa para saber em que posição da lista o modelo pretendido se encontra.

3. Escolha o corretor que supre suas expectativas de atendimento

Para algumas pessoas o atendimento ao usuário é um dos aspectos mais importantes de qualquer prestação de serviço, e com toda razão. Às vezes não compensa economizar uma quantia irrisória e ter um atendimento precário num momento de necessidade. Então, veja se realmente o corretor terá condições e disposições para prestar um bom atendimento quando você precisar.

4. Solicite o maior número de cotações em diversas seguradoras

Um dos sinais para saber se o corretor será prestativo quando você tiver necessidade é se ele fizer um grande número de cotações em diversas seguradoras. A preguiça m realizar as cotações demonstra que ele não prestará um bom serviço. Então, exija o maior número possível de cotações.

5. Cuidado com economias insignificantes

Como já mencionamos acima, evite economias de valores insignificantes em detrimento de serviços importantes ou de um bom atendimento. O barato sai caro e o arrependimento certamente baterá à sua porta mais cedo ou mais tarde.

6. Não pague por aquilo que não precisa

Contudo, tome cuidado para não pagar por serviços desnecessários e que você nunca vai utilizar. Atualmente estão sendo embutidos nos planos de seguro de automóveis serviços que, na maior parte das vezes, são desnecessários, como o conserto de eletrodomésticos, serviços de eletricistas ou encanador.

Outro item é o serviço de guincho por uma quilometragem muito grande. Se você não tem o hábito de ir para longe de carro, não há necessidade de pagar por algo que não utilizará. Olho aberto!

7. Cuidado ao preencher o formulário

Não tenha preguiça ao preencher o formulário do contrato de seguro de seu carro. Todas as informações ali contidas servirão para criar o perfil do usuário, com base no que o valor do seguro será calculado, além do modelo e da região.

A quilometragem que o veículo é utilizado para ir ao trabalho, por exemplo, é um dos fatores que geram mais diferença nos valores, mas a maior parte das pessoas respondem a quilometragem aproximada e muitas vezes pagam a mais por isso.

8. Não cometa “pequenas” fraudes

Isso que dissemos acima não significa que o contratante deva cometer uma ou umas “pequenas” fraudes. Dizer que o carro fica em garagem quando na verdade pernoita na rua, ou afirmar que apenas uma pessoa dirige o carro quando na verdade tem mais de uma que o faz são fraudes que as pessoas cometem desde sempre, e por isso as seguradoras estão acostumadas a identificar essas mentiras.

Se a seguradora consegue comprovar que houve má fé por parte do cliente, a indenização poderá ser negada por inteiro. Não compensa uma pequena economia para uma perda tão grande.

9. Use menos, pague menos

Quanto menos o seguro é acionado, maior a quantidade de bônus que o cliente acumula, o que se reflete diretamente no valor da renovação do seguro. Os pontos na carteira também influenciam sobre essa classificação. Em casos de clientes com um comportamento exemplar o valor do seguro pode cair em até 50% com o passar dos anos.

10. Notifique o corretor sobre mudanças

Um ponto importante e que muita gente acaba esquecendo é de notificar o corretor das mudanças, especialmente de endereço, que aconteceram nos últimos tempos. Às vezes o segurado pode ter um bom desconto com a alteração de seu local de residência.

No caso da pessoa ter uma alteração significativa no perfil, como por exemplo passar a usar o carro para trabalhar quando antes só o fazia para lazer, tem um impacto grande sobre o plano e deve ser comunicado o quanto antes. Caso o segurado não o faça por má fé, poderá ser prejudicado em sua indenização.

11. Escolha a franquia certa

A escolha da franquia pode fazer bastante diferença no bolso. Quando se escolhe uma franquia de valor baixo o preço do seguro sobe bastante, mas para quem tem insegurança ao volante e pretende acionar o plano em caso de acidente, mesmo pequeno, pode ser um bom negócio.

Contudo, se o objetivo é acionar o seguro apenas em caso de roubo, compensa mais escolher uma franquia de valor alto e pagar por um seguro mais baixo, pois as chances de ser roubado são menores que as de provocar um acidente.