buscar
Notícias

Dicas para evitar multa de velocidade

As multas por excesso de velocidade são as mais aplicadas que temos no Brasil, nenhuma outra chega nem próximo do número absurdo autuações a motoristas apresados que desrespeitam os limites definidos nas vias (se eles são corretamente definidos é outra história).
Publicado em Notícias dia 27/09/2018 por Alan Corrêa

Os radares já fazem parte de nosso dia-a-dia, estamos habituados a eles, especialmente os de velocidade. Mas quais são os tipos de infração de velocidade, os valores das autuações e como calcular o percentual excedido dos limites?

As multas mais aplicadas

As multas por excesso de velocidade são as mais aplicadas que temos no Brasil, nenhuma outra chega nem próximo do número absurdo autuações a motoristas apresados que desrespeitam os limites definidos nas vias (se eles são corretamente definidos é outra história).

Em 2016 foram registradas quase 6 milhões de multas de velocidade só no Estado de São Paulo, sendo que somando todas as demais multas por outros motivos a cifra é de cerca de 9 milhões.

Prefeitura está aprimorando o sistema de vigilância

Para evitar que espertinhos escapem das multas, a Prefeitura de São Paulo vem desenvolvendo um sistema para ajudar. Escapar das multas é bem simples, basta ter um smartphone que indique o local dos radares, assim como o aplicativo Waze.

Contudo, ninguém contava que outro meio de vigilância pudesse transformar em terror o que antes era bem mais simples. Em breve estará funcionando um novo sistema que será capaz de identificar quando o automóvel A passa por determinado radar.

Um sistema central reterá a informação e assim que o mesmo veículo A cruzar por outro semáforo, o computador fará o cálculo do tempo que o veículo demorou para chegar de um ponto ao outro. Caso o tempo de deslocamento seja muito curto significa que o motorista correu nos trechos que não tinha radar, aí ele será multado.

Método mais eficaz para fugir das multas de velocidade

O método mais eficaz que existe para escapar das multas por velocidade, especialmente depois que o novo sistema for implantado, será simplesmente o de andar sempre na velocidade permitida na via, mesmo que isso seja mio “torturante”.

Além disso, o motorista deve estar sempre atento à sinalização, pois o limite varia bastante de um rua para outra. É preciso notar quando houve alteração do limite estipulado pela sinalização de trânsito.

Tipos de multas por velocidade

O Código de Trânsito Brasileiro define três tipos diferentes de multa em seu artigo 218:

Quando a velocidade for superior à máxima em até 20% ocorrerá infração média que conta quatro pontos e cuja multa tem valor de R$ 130,16.

Quando a velocidade for superior à máxima em mais de 20% e até 50% a infração será considerada grave e custará cinco pontos na habilitação com multa de R$ 195,23.

Quando a velocidade for superior à máxima em mais de 50% a infração será gravíssima, valendo sete pontos na carteira e custando R$ 293,47. A penalidade ainda atinge o direito de dirigir, ocorrendo a suspensão imediata de tal direito e a apreensão do documento de habilitação.

Essa terceira hipótese ainda conta com o fator multiplicador, quer dizer que a multa sofrerá uma multiplicação por sua natureza gravíssima, elevando o custo para R$ 880,41.

Margem de erro obrigatória

Os fabricantes de radares são obrigados a calibrá-los com uma margem de erro, por isso quando você passa no radar a velocidade acusada no letreiro é menor que a apresentada no velocímetro do seu carro.

Além disso, existe uma tolerância de aproximadamente 7% em relação à velocidade real em que o veículo passa no radar. Por exemplo, se no momento em que passa pelo radar o motorista está a 100 km/h, será considerada a velocidade de 93 km/h.

Como calcular o percentual excedido?

Numa situação hipotética vamos supor que certo veículo passou a exatos 81 km/h num radar cujo limite era de 60 km/h. O percentual excedido seria de 35%, e a infração seria de natureza grave pois que fica entre os 20% e 50%.

A fórmula para fazer o cálculo é bem simples: PE = (VC – LV) x 100 / LV

PE = percentual excedido; VC = velocidade considerada; LV = limite de velocidade

PE = (81 – 60) x 100/60 PE = 21 x 100/60 PE = 2.100/60 PE = 35