Dicas para não ser enganado por mecânico

Uma publicitária de 26 anos, estava em uma avenida de Cuiabá (MT), quando seu carro recém comprado parou de funcionar, a moça chamou um mecânico desconhecido, ele disse que precisava trocar algumas peças senão ela teria sérios problemas, desconfiando da história, a motorista decidiu ligar para seu pai, ele mandou um mecânico de sua confiança e constatou que o problema era apenas com a bateria.

Novidades
3 semanas atrás
Dicas para não ser enganado por mecânico

Infelizmente, histórias como a de como a dessa publicitária são muito comuns, muitos motoristas por aí já foram vítimas de mecânicos sem ética.

Confira dicas importantes na hora de procurar um serviço de mecânico.

Tenha sempre um mecânico de sua confiança

Primeira dica é ter sempre um mecânico de sua confiança ele quem irá dizer exatamente o que é melhor para seu carro.

Rodrigo Cambiaghi, gerente de projetos de 28 anos apaixonado por carros diz que: testar a competência e idoneidade de alguns mecânicos é fundamental.

Você pode perguntar a um mecânico sobre um problema sabendo que não existe, apenas para começar, pergunto sobre óleo não deixando ele saber que fiz recentemente a última troca, faça as mesmas perguntas sobre itens verificados a pouco por revisão no veículo, saberá se o mecânico esta sendo sincero se ele dizer o que você já sabe, na maioria das vezes isso não acontece, em uma certa situação Rodrigo conta que, uma vez seu carro começou a apresentar alguns barulhos ao virar a direção, ele já sabia que o problema era apenas colocar o óleo da direção hidráulica, o mecânico alegou a ele que o problema era na barra de direção, nestas situações geralmente o “mecânico” aterroriza com o motorista dizendo que se não fizer o conserto naquele momento, você terá sérios problemas, mas como Rodrigo já sabia do que se tratava, foi em outro mecânico e o mesmo abasteceu o óleo da direção hidráulica e não o cobrou pelo serviço.

A ideia é ter um mecânico de sua confiança para que ele aponte exatamente o que é necessário trocar em seu carro.

Atente sempre ao plano de revisão nas autorizadas

Sempre houve bastante desconfiança em relação às autorizadas, principalmente em relação ao preço cobrado pelos serviços, assim, na maioria das vezes, sempre que vence a garantia de revisão assim os consumidores optam por mecânicos desconhecidos, onde poderão encontrar um serviço teoricamente mis em conta. Um estudo do Grupo Interprofissional Automotivo (Gipa) de 2009 revelou que 64% dos proprietários de veículos abandonavam a autorizada após de um ano, entretanto, algumas marcas têm aderido um sistema de preços fixos para revisões – inclusive, na maioria das montadoras pode se encontrar no site tabelas de valores.

A autorizada é uma opção viável, mas não é sempre a opção mais confiável, é comum alguns funcionários tentarem empurrar embreagem, pastilha de freio quando o carro está em certa quilometragem fora do prazo especificado no manual. Segundo Gustavo Henrique Ruffo diz no site da Quatro Rodas. “Esses componentes fazem parte da manutenção preventiva do automóvel, entre a preventiva e a corretiva”, e deve ser trocada apenas “quando as peças já estiverem desgastadas, assim apresentando redução na sua eficiência em um nível acima do aceitável.”

Jorge von Simson, proprietário da Auto Vila, mecânica fundada há 17 anos atende cerca de 150 veículos por mês, ressalta que nesses lugares, o melhor é se atentar ao plano de revisão previsto no manual do proprietário, onde está descrito o que deve ser trocado e em determinado período, e fugir de serviços de cristalização e outros demais que apenas encarecem o orçamento.

Saiba o que realmente é preciso ser feito em seu veículo em uma oficina

É sempre um desafio ir em uma oficina desconhecia sem saber exatamente qual o problema do seu veículo, ressaltamos novamente a questão do mecânico de confiança, ele irá diagnosticar os problemas lhe dando total segurança do que está sendo necessário trocar no seu veículo, com valores justos e garantia dos serviços.

Uma dica muito importante é pedir sempre a peça danificada retirada do seu veículo, isso lhe dará certeza de que o mecânico não tenha feito a troca e mantendo a peça danificada, e para que também não venha a utilizar a peça danificada no veículo de outras pessoas.

Evite oficinas 24 horas

Se o seu carro parar no meio da rua de madrugada, procure chamar um guincho, leve o veículo ao seu mecânico de confiança, assim ele fará o serviço necessário.

Uma dica óbvia principalmente no momento de desespero, é não confiar em qualquer um que se diga um profissional, você estará sujeito a ser passado para trás, não se conserta carro mais no meio da rua como antigamente.

Escolha sempre uma oficina em que se possa confiar

Você deve se atentar a alguns fatores como: qual a visão você tem ao chegar em uma oficina, veja se o local é bem organizado e se os funcionários estão capacitados a realizarem os serviços.

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?