Dodge Charger elétrico promete ser o carro mais legal do mundo dos elétricos

A Stellantis lançou o Dodge Charger elétrico com 670 cv, aceleração de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e som simulado de motor V8. O modelo inclui versões híbridas e a combustão, previstas para 2025. Parte do plano Dare Forward 2030, o Charger combina inovação e tradição, mantendo o apelo dos muscle cars.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 6/12/2024

A Stellantis apresentou o Dodge Charger elétrico, marcando sua entrada no segmento de muscle cars com motorização elétrica. O modelo foi desenvolvido para unir alta potência e inovação tecnológica, atendendo a novas demandas do mercado automobilístico. A estratégia da marca inclui a preservação de elementos característicos dos muscle cars tradicionais, mesmo em versões eletrificadas.

Pontos Principais:

  • Equipado com dois motores elétricos, totalizando 670 cv.
  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos.
  • Sistema de som que simula o ronco de um motor V8.
  • Disponibilidade futura de versões híbridas e a combustão.

O Dodge Charger elétrico conta com dois motores, um em cada eixo, que juntos produzem 670 cv. Essa configuração faz do modelo o muscle car elétrico mais potente da atualidade. O veículo também oferece aceleração de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e percorre o quarto de milha em aproximadamente 11,5 segundos, conforme estimativas do fabricante.

A Stellantis enfatiza a proposta de transformar o mercado de veículos elétricos, oferecendo um produto que combina inovação com os elementos clássicos dos muscle cars. O Dodge Charger busca atender a consumidores que valorizam tanto a sustentabilidade quanto o desempenho.

Plataforma e Inovações Tecnológicas

A Stellantis revelou o Dodge Charger elétrico, equipado com dois motores que somam 670 cv. Com aceleração de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos, é o muscle car elétrico mais potente do mercado.
A Stellantis revelou o Dodge Charger elétrico, equipado com dois motores que somam 670 cv. Com aceleração de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos, é o muscle car elétrico mais potente do mercado.

O Dodge Charger elétrico estreia a plataforma STLA Large, projetada para alta performance com foco em propulsão elétrica. Essa plataforma é altamente flexível, permitindo configurações personalizadas para diferentes objetivos de desempenho. A arquitetura BEV-nativa inclui módulos de suspensão e trens de força adaptáveis.

O sistema de propulsão elétrica opera com uma bateria de 100,5 kWh e 400V, garantindo potência e eficiência. A bateria utiliza química de níquel, cobalto e alumínio, oferecendo melhor desempenho térmico e mais energia por grama. O design prismatic proporciona maior estabilidade estrutural e reduz a temperatura durante operações intensas.

Entre as inovações, destaca-se o sistema de frenagem regenerativa ajustável. Esse recurso permite converter energia cinética em eletricidade, aumentando a autonomia do veículo. Os motoristas podem personalizar os níveis de regeneração por meio de comandos no volante.

Sistema de Som e Preservação do DNA dos Muscle Cars

O Charger elétrico mantém a essência dos muscle cars com um sistema de som que simula o ronco de um motor V8, destacando a tradição enquanto adota novas tecnologias.
O Charger elétrico mantém a essência dos muscle cars com um sistema de som que simula o ronco de um motor V8, destacando a tradição enquanto adota novas tecnologias.

Para preservar a essência dos muscle cars, o Dodge Charger elétrico é equipado com o Fratzonic Chambered Exhaust, um sistema de som que simula o ronco de motores a combustão. Essa tecnologia foi desenvolvida para replicar a experiência sonora característica dos modelos V8 tradicionais.

A Stellantis aposta na diferenciação em um mercado crescente de veículos elétricos. A proposta inclui a manutenção de elementos emocionais e identitários, garantindo que os muscle cars permaneçam relevantes para seu público-alvo.

O som simulado do Dodge Charger é parte de um esforço maior para atrair tanto consumidores tradicionais quanto aqueles interessados em novas tecnologias. Esse equilíbrio entre tradição e inovação é central na estratégia da Stellantis.

Versões Híbridas e a Combustão

A plataforma STLA Large do Charger elétrico oferece flexibilidade para desempenho avançado, permitindo configurações de motor elétrico, híbrido e a combustão, adaptadas ao mercado.
A plataforma STLA Large do Charger elétrico oferece flexibilidade para desempenho avançado, permitindo configurações de motor elétrico, híbrido e a combustão, adaptadas ao mercado.

Embora o Dodge Charger tenha sido inicialmente planejado como totalmente elétrico, a Stellantis anunciou versões híbridas e a combustão para atender a demandas específicas do mercado. A linha incluirá motores 3.0 biturbo de seis cilindros em diferentes configurações de potência.

As versões híbridas e a combustão serão lançadas antes das opções totalmente elétricas, com início de produção programado para 2025. Entre as opções, destaca-se o motor Hurricane de 3.0L, disponível nas versões Standard Output e High Output, oferecendo 420 cv e 550 cv, respectivamente.

Essa diversificação busca atender consumidores que ainda preferem motores a combustão, enquanto a Stellantis se adapta às condições de mercado. A estratégia reflete a transição gradual para tecnologias mais sustentáveis, sem abandonar os motores tradicionais.

Produção e Estratégia de Lançamento

Versões híbridas e a combustão do Dodge Charger incluirão um motor 3.0 biturbo. A decisão responde à demanda de consumidores que ainda valorizam motores tradicionais.
Versões híbridas e a combustão do Dodge Charger incluirão um motor 3.0 biturbo. A decisão responde à demanda de consumidores que ainda valorizam motores tradicionais.

A produção das versões elétricas do Dodge Charger começará em meados de 2024 para os modelos de duas portas. Já os modelos híbridos e a combustão de duas e quatro portas serão fabricados a partir do primeiro trimestre de 2025. Todos os veículos da linha Charger serão montados na planta de Windsor, no Canadá.

O lançamento faz parte do plano estratégico Dare Forward 2030 da Stellantis, que busca reduzir sua pegada de carbono global em 50% até 2030. A meta é alcançar a neutralidade de carbono até 2038, alinhando a produção de veículos a objetivos de sustentabilidade.

A introdução do Dodge Charger elétrico reflete a evolução da indústria automotiva, em que inovação tecnológica e eficiência energética desempenham papéis fundamentais. A Stellantis posiciona o modelo como uma resposta às demandas ambientais e às preferências dos consumidores.

A produção das versões elétricas do Charger começará em 2024, enquanto as opções híbridas e a combustão serão fabricadas a partir de 2025 na planta de Windsor, no Canadá.
A produção das versões elétricas do Charger começará em 2024, enquanto as opções híbridas e a combustão serão fabricadas a partir de 2025 na planta de Windsor, no Canadá.

Fonte: Stellantis, iG e AutoMaisTV.