Já faz muito tempo que os carros tinham formas diferentes, estilos únicos e designs completamente distintos entre si, podendo facilmente ser distinguido até por aqueles que não são os maiores fãs do mundo automotivo.
Hoje em dia, existe uma sensação de que todos os carros parecem “iguais”, seguem muito uma mesma linha e não aparentam se distinguir entre eles como ocorria antigamente. Este senso comum é pra lá de confirmado é real, mas você sabe o motivo pelo qual os carros estão todos com a mesma “cara”? Hoje vamos apresentar alguns dos fatores que a indústria utiliza para justificar estas mudanças.
Com o passar dos anos, não foram apenas os componentes de potência e sofisticação dos carros que foram evoluindo, mas também tudo que é relacionado a segurança dos modelos, presando cada vez mais por este fator.
Com isso, passaram a ser exigidos alguns componentes como portas mais altas e espessas, reforços internos, capôs mais altos, portas maiores, janelas menores e muitas outras alterações nas estruturas dos veículos em si.
Além disso, também é importante ressaltar que, em cada país, existem diferentes normas que regulamentam o modelo para que o mesmo seja vendido, fazendo assim com que os modelos tenham que seguir exatamente o que é imposto pela lei.
Juntamente com todas essas mudanças, de forma necessária, chegam os custos mais altos para se desenvolver novos veículos completamente “do zero”. Nos dias de hoje, existem comodidades que devem estar presentes nos carros para que estes tenham chances de vender e fazer frente aos seus concorrentes.
Estamos falando de acessórios que hoje podem fazer toda a diferença na hora de adquirir um carro, entre eles ar condicionado, câmbio automático, central multimídia, Airbags, ABS e diversos outros itens de conforto e segurança que, por sua vez, fazem com que o projeto se torne mais caro.
A questão não é fazer com que o modelo perca itens, mas sim que, por conta de cortes de custos, muitas vezes os projetos são reaproveitados e personalizados para que as cifras de criar um novo projeto não sejam tão altas, podendo investir assim em mais itens para o veículo.
E esta estratégia de se reutilizar projetos mais antigos da marca vêm ganhando cada vez mais adeptos, estratégia esta que recebeu o nome de “Family Face”.
Em termos gerais, a Family Face nada mais é do que utilizar uma nova identidade visual única em todos os carros da marca, fazendo com que todos pareçam de uma mesma família e sejam reconhecidos como modelos daquela marca, surgindo desta forma o nome Family Face.
Este termo vem sendo adotado principalmente pelas montadoras com o discurso de que, desta forma, os carros podem ser reconhecidos com um design único de cada marca, mas que por sua vez faz com que todos os carros tenham a mesma feição, assim como a Land Rover fez com a Evoque. Desta forma, os custos para se ter um novo projeto caem vertiginosamente.
Mas se a Family Face ainda não for suficiente, ainda existe uma explicação ainda mais simples e que vem sendo usada cada vez mais: os modelos de maior sucesso tendem a serem copiados pelos seus rivais para que possam vender mais!
Esta questão não está nem tão relacionada a custos, mas sim à vendas! Para que seu carro deslanche, é preciso ter componentes que os líderes de mercado tenham ou careçam de ter, fazendo assim com que estes se tornem alvos facilmente copiáveis.
Um bom exemplo é o novo HB20 que, em sua nova geração, após as inúmeras polêmicas da última geração, decidiu se basear no Onix e no Polo para assim tentar voltar ao topo das vendas.
Portanto, nunca haverá apenas um único motivo para que os carros estejam parecendo todos iguais, mas sim uma junção de todos estes fatores!
*Com informações da QuatroRodas e KBB.