É verdade que o Yaris vai sair de linha? Atraso do Yaris Cross deve tirar a versão sedan do mercado no Brasil

O Toyota Yaris Sedã deixará de ser produzido no Brasil no final de 2024, enquanto o Yaris hatch continuará até a chegada do Yaris Cross em 2025. O lançamento do novo SUV foi adiado devido a um escândalo de fraudes de segurança. A fábrica de Sorocaba será ampliada para acomodar a produção de novos modelos híbridos.
Publicado por Alan Corrêa em Toyota dia 28/06/2024

O Toyota Yaris Sedã, introduzido no mercado brasileiro em 2018, deixará de ser produzido no final de 2024. A decisão foi influenciada por um escândalo de manipulação de testes de segurança envolvendo a Daihatsu e a Toyota no Japão, o que resultou em um ajuste significativo no planejamento da Toyota para o Brasil.

O Toyota Yaris Sedã deixará de ser produzido no Brasil no final de 2024 devido a ajustes estratégicos após um escândalo de fraudes de segurança envolvendo a Daihatsu e a Toyota no Japão.
O Toyota Yaris Sedã deixará de ser produzido no Brasil no final de 2024 devido a ajustes estratégicos após um escândalo de fraudes de segurança envolvendo a Daihatsu e a Toyota no Japão.

Apesar da descontinuação do Yaris Sedã, a versão hatch continuará em produção até 2025. Esta extensão temporária visa garantir a continuidade da fabricação dos motores 1.5 16V, essenciais para o lançamento do novo SUV Yaris Cross, previsto para meados de 2025. A decisão de manter o hatch em produção é justificada por suas vendas superiores.

O lançamento do Yaris Cross, que será um SUV híbrido flex, foi adiado devido à necessidade de recertificação do projeto após o escândalo de fraudes na Daihatsu. A nova empresa Toyota Compact Car Company assumiu o desenvolvimento e certificação dos projetos, substituindo a antiga parceria com a Daihatsu.

A Toyota do Brasil está centralizando suas operações de fabricação de automóveis na fábrica de Sorocaba (SP). Esta planta, considerada a mais moderna da Toyota no país, terá sua capacidade ampliada em 50%, passando de 170.000 para 255.000 unidades anuais. A produção do Corolla sedã será transferida gradualmente de Indaiatuba para Sorocaba até 2026.

A retirada do Toyota Yaris Sedã do mercado brasileiro representa uma mudança significativa no segmento de veículos compactos. Atualmente, o Yaris Sedã é um dos sedãs automáticos mais acessíveis no Brasil, com preços a partir de R$ 99.920. A Toyota continuará a reforçar sua presença no mercado com o lançamento do Yaris Cross e outros modelos híbridos flex, parte de sua estratégia de longo prazo.

A crise na Daihatsu também resultou em mudanças na diretoria da Toyota na América Latina. Masahiro Inoue, CEO da Toyota América Latina e Caribe, foi nomeado presidente da Daihatsu, enquanto Rafael Chang, ex-presidente da Toyota do Brasil, assumiu a chefia da TLAC. Evandro Maggio é o novo presidente da Toyota do Brasil.

A decisão de descontinuar o Yaris Sedã marca um período de transição para a Toyota no Brasil. A empresa está focada na introdução de novos modelos híbridos e na expansão de suas operações de fabricação em Sorocaba. A continuidade da produção do Yaris hatch temporariamente visa garantir a operação dos motores até o lançamento do Yaris Cross.

Fonte: iG e QuatroRodas.