Fabricação do Yaris Cross no Brasil vai exigir perfeição da fábrica de Sorocaba da Toyota

A nacionalização das baterias coloca o Brasil na vanguarda da tecnologia de descarbonização. Com 40% da produção destinada à América Latina, a Toyota reforça sua posição como maior exportadora.
Publicado em Toyota dia 9/06/2024 por Alan Corrêa

A Toyota anunciou investimentos de R$ 11 bilhões no Brasil. Parte desse valor será destinado à ampliação da fábrica em Sorocaba (SP). A montadora pretende dobrar a capacidade de produção da unidade.

O presidente da Toyota no Brasil, Evandro Maggio, informou que a empresa está desenvolvendo o projeto “Sorocaba 2”. Esse projeto receberá um aporte de R$ 5 bilhões. A nova capacidade de produção será de 175 mil unidades por ano.

A previsão é que a nova planta fique pronta em 2026. Além da produção de veículos, a Toyota planeja montar baterias de veículos híbridos na nova operação. A transferência da produção do Corolla sedã para Sorocaba já foi realizada. Atualmente, são produzidos na unidade o Corolla Cross, o Yaris (hatch e sedã) e o Etios (apenas para exportação).

Fechamento da Unidade de Indaiatuba

A montadora decidiu fechar a unidade de Indaiatuba após 26 anos de operação. A produção do Corolla sedã foi transferida para Sorocaba. A decisão se baseou na necessidade de otimizar a produção em uma única unidade.

A unidade de Indaiatuba produzia apenas um modelo, o que não justificava a manutenção da fábrica. A produção do Yaris Cross também será transferida para Sorocaba. Esse modelo é o novo híbrido flex da Toyota.

A transferência gerou impasses com os trabalhadores de Indaiatuba. Em abril, houve uma greve reivindicando melhores condições no Programa de Demissões Voluntárias (PDV). A Toyota informou que a transferência deve ocorrer até 2025.

Expansão da Produção

A Toyota investe R$ 11 bilhões no Brasil. Parte do investimento será usado para expandir a fábrica em Sorocaba. A capacidade de produção será dobrada para 175 mil unidades anuais até 2026.
A Toyota investe R$ 11 bilhões no Brasil. Parte do investimento será usado para expandir a fábrica em Sorocaba. A capacidade de produção será dobrada para 175 mil unidades anuais até 2026.

A nova planta em Sorocaba terá capacidade para produzir novos modelos compactos e o Corolla sedã. A expansão faz parte do plano de investimentos de R$ 11 bilhões. A previsão é que a fábrica tenha mais de 7 mil funcionários até 2026.

Atualmente, a fábrica de Sorocaba emprega 3,6 mil funcionários. Com a transferência dos trabalhadores de Indaiatuba, esse número passará para aproximadamente 5,1 mil. Além disso, serão gerados cerca de 2 mil novos empregos após a conclusão das obras.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, demonstrou otimismo com a ampliação. Ele mencionou incentivos tributários para fortalecer os investimentos. As obras de expansão já estão em fase de terraplanagem.

Produção do Yaris Cross

O Yaris Cross será produzido em Sorocaba. O modelo híbrido-flex terá motor 1.5 flex. A Toyota planeja aumentar sua participação de mercado na América Latina com o lançamento deste SUV.
O Yaris Cross será produzido em Sorocaba. O modelo híbrido-flex terá motor 1.5 flex. A Toyota planeja aumentar sua participação de mercado na América Latina com o lançamento deste SUV.

A produção do Yaris Cross será transferida para Sorocaba. O modelo é um híbrido flex com motor 1.5 flex de quatro cilindros e 16 válvulas. A meta da Toyota é aumentar em 12% sua participação de mercado na América Latina.

O Yaris Cross é uma versão atualizada do já existente Yaris. As entregas do modelo estão suspensas no Japão. A produção no Brasil deve contribuir para a retomada das entregas.

A Toyota pretende utilizar a nova planta para a produção de baterias de veículos híbridos. A nacionalização das baterias é parte da estratégia de descarbonização da montadora. A produção do Yaris Cross deve começar em 2025.

Investimentos em Sustentabilidade

A Toyota anunciou que todos os veículos produzidos localmente terão versões híbridas. Esse anúncio faz parte do plano de expansão de R$ 11 bilhões até 2030. O objetivo é atender às novas demandas do mercado e às políticas governamentais de eficiência energética.

O projeto inclui a criação de novos modelos e a construção da fábrica em Sorocaba. O primeiro grande investimento de R$ 5 bilhões será utilizado para o desenvolvimento de dois modelos de carros compactos híbridos. A produção do primeiro modelo está prevista para começar em 2025.

A decisão foi influenciada pelo programa federal Mover, que prioriza a tributação com base na eficiência energética. Atualmente, 40% das vendas de modelos como o Corolla são de versões híbridas. Isso demonstra a crescente aceitação da tecnologia híbrida no mercado brasileiro.

Impacto no Mercado

A nacionalização das baterias coloca o Brasil na vanguarda da tecnologia de descarbonização. Com 40% da produção destinada à América Latina, a Toyota reforça sua posição como maior exportadora.
A nacionalização das baterias coloca o Brasil na vanguarda da tecnologia de descarbonização. Com 40% da produção destinada à América Latina, a Toyota reforça sua posição como maior exportadora.

A nacionalização das baterias coloca o Brasil na vanguarda da tecnologia de descarbonização. A Toyota destina 40% de sua produção ao mercado latino-americano. Isso reafirma a posição da montadora como maior exportadora de veículos do país.

Os veículos híbridos são uma alternativa para a redução de emissões de gases poluentes. Essa estratégia está alinhada com as necessidades de um planeta mais sustentável. A Toyota mantém seu compromisso com a qualidade e a integridade nos processos de certificação.

A empresa assegura que os incidentes de falhas em testes de qualidade não afetam os novos projetos. A estratégia adotada pela Toyota reforça sua liderança no mercado brasileiro. A montadora contribui para o avanço tecnológico e sustentável do setor automotivo.

Perspectivas de Emprego

Com a expansão da fábrica de Sorocaba, a Toyota deve gerar 2 mil novos empregos. A previsão é que a planta tenha mais de 7 mil trabalhadores até 2026. A transferência dos trabalhadores de Indaiatuba já está em andamento.

Atualmente, a fábrica de Sorocaba emprega 3,6 mil funcionários. Com a transferência, esse número passará para aproximadamente 5,1 mil. As obras de ampliação já estão em fase de terraplanagem.

O governador Tarcísio de Freitas demonstrou otimismo com a ampliação. Ele mencionou incentivos tributários para fortalecer os investimentos. A expansão da fábrica visa aumentar a capacidade de produção e impulsionar a inovação tecnológica.

Desafios e Impasses

A transferência dos trabalhadores de Indaiatuba para Sorocaba gerou impasses. Em abril, houve uma greve reivindicando melhores condições no PDV. A Toyota informou que o PDV ainda não foi aberto e deve ocorrer nas próximas semanas.

A empresa espera que os funcionários concordem em se transferir para Sorocaba. A produção do Corolla sedã seguirá em Indaiatuba até 2025. Algumas ferramentas já foram enviadas para Sorocaba.

A expansão da fábrica visa aumentar a capacidade de produção e impulsionar a inovação tecnológica. O plano de investimentos de R$ 11 bilhões inclui a criação de novos modelos híbridos. A Toyota mantém seu compromisso com a qualidade e a integridade nos processos de certificação.

*Com informações da Toyota e Terra.