Desde o começo da década, o mercado de SUV’s segue crescendo de forma ascendente e, aparentemente, não tem precedentes de que irá declinar tão cedo.
Sabendo desta febre não só no mercado automobilístico brasileiro, mas também mundial, nós do Carros.Blog.Br decidimos lhe ajudar a escolher o modelo que mais se encaixa em seu perfil (e no orçamento também).
O SUV da Nissan se tornou uma referência quando o assunto é surpreender os ocupantes. Vindo da mesma plataforma que o March, o Kicks tinha a expectativa de ser um carro mais simples que seus concorrentes. Seus números também não impressionam logo de cara: 114 cv e 15,5 mkgf aliados a um câmbio CVT causaram uma estranha impressão em seu lançamento.
Mas o Kicks surpreendeu a todos graças aos seus 1.142 KG (O mais leve da categoria), criando assim um veículo capaz de fazer 8,4 na cidade utilizando etanol e com o conforto de um câmbio CVT. O interior com várias novidades, entre elas sua completíssima central multimídia e a câmera 360º, foi uma grata surpresa para todos.
Aliado à sua alta procura no mercado de usados, podemos citar também que o japonês é o único de seus concorrentes que fica abaixo dos 3 mil reais até as revisões de 60mil Km, graças ao seu programa de revisões com preço fixo.
Seu preço varia de R$ 75.000,00 até R$ 100.000,00
Desde seu lançamento, a HR-V foi adotada como SUV queridinha dos brasileiros. A confiabilidade do nome Honda, seu design atraente e seu amplo espaço interno atraíram os consumidores logo de cara.
Seu motor 1.8 de 139CV e 17,3KGFM atrelado a um câmbio CVT com um bom consumo para a categoria fazem da HR-V uma interessante opção neste mercado, uma vez que conta com um motor conhecido pela sua confiabilidade.
O carro aposta na satisfação dos clientes da Honda para vender o veículo que já dominou este segmento de olhos fechados. Acessórios como multimídia, Ar Condicionado digital e rebatimento dos bancos são os principais atrativos deste veículo.
Seu valor de mercado na versão EX-L chega a até R$ 108.000,00
A nova geração do Jeep Compass aparentemente veio para ficar. Suas diversas opções de customização, o design parecido com o da Grand Cherokee, os acessórios premium e o preço cobrado por tais luxos são armas interessantes do Compass.
Seus motores 2.0 Flex e 2.0 Turbodiesel não deixam a desejar, principalmente o movido a diesel. Com uma força excelente para estes veículos, juntamente ao cambio de 9 velocidades, o único empecilho acaba sendo o alto custo de manutenção e o preço do próprio veículo.
Como é de costume em carros da Jeep, seus itens de série, posição de dirigir e bom rendimento do motor são suas armas para se manter como o SUV mais vendido do país.
O preço da versão Longitude Diesel chega em torno de R$ 150.000,00
O Creta veio ao brasil com a seguinte missão: Tomar o posto da HR-V, até então, de SUV mais vendido do Brasil.
Possui a opção de um motor 1.6 mais lento e um motor 2.0 que responde melhor aos estímulos do cambio automático de 6 velocidades. O modelo 2.0 possui uma potência de 166 cavalos e 20kgfm de torque, se tornando assim um dos mais fortes da categoria e uma interessante alternativa no segmento.
É uma boa pedida para quem visa exclusividade, uma vez que é uma das poucas SUV’s da categoria que contam com ventilação no banco do motorista, bom espaço interno e uma série de outros acessórios.
Seu problema esbarra em seus custos, sendo um dos mais caros desta categoria, fazendo suas revisões até 60mil KM ultrapassarem a barreira dos 3,2 mil reais, além das peças serem mais caras do que outros concorrentes. Seu consumo de cerca de 6,5KM/L decepciona muito.
A faixa de preço na versão Prestige 2.0 chega a até R$ 102.000,00
O grande sucesso mundial da Jeep estourou no Brasil também, e antes da segunda geração de seu irmão mais velho Compass chegar.
Um visual mais rústico, sem deixar o conforto de lado chamaram a atenção do mercado brasileiro para o Renegade. Juntando uma série de opcionais como ar condicionado de duas zonas, sistema multimídia com câmera de ré, freio de mão eletrônico e Isofix, além dos motores 1.8 flex de 6 marchas e 2.0 diesel com 9 marchas são variedades importantes para a longevidade do veículo da Jeep.
Seus principais problemas são os altos custos de manutenção, o gasto exorbitante de combustível na versão flex e o porta malas com ridículos 273 litros.
O preço pode variar de R$ 72.000,00 até R$ 140.000,00
Um dos carros mais legais de se dirigir é, contraditoriamente, um dos menos vendidos entre os SUV’s de marcas que disputam o pódio de vendas.
O Chevrolet Tracker conta com motor 1.4 turbo de 153 cavalos e torque de 24,5kgfm juntamente a um cambio automático de 6 velocidades fazem o Tracker lhe dar prazer em dirigir. Contando com números empolgantes, e um consumo interessante para um veículo turbo, o SUV da Chevrolet causa um prazer em se dirigir muito grande.
Por conta de seu interior ser de uma qualidade inferior a de seus concorrentes, os acessórios serem muito comuns em veículos desta gama e o preço alto de R$ 106.000,00 na versão premium, o Tracker é muitas vezes preterido em relação a outros concorrentes, que podem oferecer mais pelo mesmo preço (Ou até menos).