Ter sedãs de entrada competitivos e extremamente bem vistos no mercado foi um apreço que a Fiat ganhou principalmente ao lançar o Siena. Desde então, outros modelos sedans como o Linea fracassaram por aqui e, com a saída do Grand Siena de fabricação, muito se especulou sobre o futuro da categoria para os italianos. O Fiat Cronos 2023 promete surpreender os motoristas.
Foi então que, para preencher esta lacuna, a marca lançou o Cronos, a versão sedan do Argo. Mesmo tendo design, bons equipamentos e um preço na média de seus concorrentes, o modelo ainda não caiu no gosto dos brasileiros. Em seu modelo 2023, foram feitas algumas mudanças sutis, mas que podem fazer total diferença no mercado.
Desde a sua chegada ao mercado brasileiro, em meados de 2018, o Fiat Argo sempre encantou pelo seu belíssimo porta-malas de 525 litros, design atrativo e também pelos equipamentos oferecidos na época, fazendo frente ao recém lançado Virtus e aos já estabelecidos Ford Ka+ e o HB20S.
O tempo passou e, por mais que o modelo tenha todos estes atrativos até os dias atuais, o mesmo ainda enfrenta dificuldades para emplacar no mercado. Por mais que os últimos meses tenham sido extremamente positivos para o Cronos, o aspecto geral ainda é aquele gosto de quero mais.
Mas existe alguma explicação para que o modelo tenha demorado para cair nas graças do público? O Cronos possui um bom espaço interno, excelente porta-malas, acabamento condizente com a categoria, uma lista de equipamentos recheada e preço na casa de seus concorrentes, então o que pode ter saído de errado?
A resposta pode estar no conjunto mecânico oferecido pela Fiat, sendo os motores 1.3 com câmbios manual ou automatizado e o já calejado 1.8 E.Torq com transmissão automática. Com exceção do Ford Ka, que foi descontinuado, seus concorrentes como Virtus, HB20S e mais tarde o Onix Plus nas mais diversas versões já contavam com motores 1.0 turbinados atrelados a câmbios automáticos confiáveis. A economia junto com a potência dos motores downsizing e a ausência deste nos modelos da Fiat pode ter feito com que o mesmo demorasse tanto para engrenar.
No geral, o design do Cronos continua muito parecido com o do modelo 22, tendo apenas algumas mudanças pontuais, mas que podem ser de impacto para reconhecer o modelo 23.
No modelo 2023, o Cronos apresenta mudanças na grade frontal, apresentando uma nova colmeia interna e dois frisos horizontais que conferem mais modernidade e esportividade ao visual. Além disso, existem novas opções de rodas e calotas para todas as versões.
Mas provavelmente nenhuma modificação será tão importante quanto a do conjunto mecânico oferecido pelo Argo 2023, tanto nas versões de topo quanto nas de entrada.
Não será no modelo 23 que o Cronos receberá um modelo turbo, mas é neste ano que ele ganhará o famigerado motor 1.0 Firefly aspirado que rende 77 cv e 10,9 kgfm de torque, ocupando assim o espaço deixado pelo Grand Siena e entregando uma versão mais econômica do modelo.
O motor 1.3 de 107 cv, o mais forte oferecido nos dias de hoje após a descontinuação do modelo 1.8, continua sendo oferecido com seu câmbio manual, porém com uma novidade quanto ao câmbio: Sai de cena o automatizado para entrar um CVT que simula até 7 velocidades, oferecendo assim mais conforto e economia para aqueles que desejam descansar o pé esquerdo ao adquirir um Cronos.
O Cronos hoje é dividido em três versões: 1.0, Drive e Precision, sendo que a versão Drive conta com três ramificações de motores e câmbios diferentes.
A versão mais básica, a 1.0, custa R$ 74.790. Já quando olhamos a versão Drive, podemos ter o modelo com motor 1.0 ou 1.3, tanto com o câmbio manual quanto automático, custando R$ 78.490, R$ 84.490 e R$ 88.790, respectivamente.
Por fim, a versão mais completa do Cronos, a Precision, chega apenas com a opção de câmbio CVT e custa R$ 93.490.
*Com informações da Stellantis.