Este é o novo Fiat Cronos 2023

Ter sedãs de entrada competitivos e extremamente bem vistos no mercado foi um apreço que a Fiat ganhou principalmente ao lançar o Siena. Desde então, outros modelos sedans como o Linea fracassaram por aqui e, com a saída do Grand Siena de fabricação, muito se especulou sobre o futuro da categoria para os italianos.
Publicado em Carros dia 7/08/2022 por Alan Corrêa

Ter sedãs de entrada competitivos e extremamente bem vistos no mercado foi um apreço que a Fiat ganhou principalmente ao lançar o Siena. Desde então, outros modelos sedans como o Linea fracassaram por aqui e, com a saída do Grand Siena de fabricação, muito se especulou sobre o futuro da categoria para os italianos. O Fiat Cronos 2023 promete surpreender os motoristas.

Foi então que, para preencher esta lacuna, a marca lançou o Cronos, a versão sedan do Argo. Mesmo tendo design, bons equipamentos e um preço na média de seus concorrentes, o modelo ainda não caiu no gosto dos brasileiros. Em seu modelo 2023, foram feitas algumas mudanças sutis, mas que podem fazer total diferença no mercado.

Cronos busca seu espaço no mercado

Desde a sua chegada ao mercado brasileiro, em meados de 2018, o Fiat Argo sempre encantou pelo seu belíssimo porta-malas de 525 litros, design atrativo e também pelos equipamentos oferecidos na época, fazendo frente ao recém lançado Virtus e aos já estabelecidos Ford Ka+ e o HB20S.

O tempo passou e, por mais que o modelo tenha todos estes atrativos até os dias atuais, o mesmo ainda enfrenta dificuldades para emplacar no mercado. Por mais que os últimos meses tenham sido extremamente positivos para o Cronos, o aspecto geral ainda é aquele gosto de quero mais.

Mas existe alguma explicação para que o modelo tenha demorado para cair nas graças do público? O Cronos possui um bom espaço interno, excelente porta-malas, acabamento condizente com a categoria, uma lista de equipamentos recheada e preço na casa de seus concorrentes, então o que pode ter saído de errado?

A resposta pode estar no conjunto mecânico oferecido pela Fiat, sendo os motores 1.3 com câmbios manual ou automatizado e o já calejado 1.8 E.Torq com transmissão automática. Com exceção do Ford Ka, que foi descontinuado, seus concorrentes como Virtus, HB20S e mais tarde o Onix Plus nas mais diversas versões já contavam com motores 1.0 turbinados atrelados a câmbios automáticos confiáveis. A economia junto com a potência dos motores downsizing e a ausência deste nos modelos da Fiat pode ter feito com que o mesmo demorasse tanto para engrenar.

Design conta com leves mudanças

No geral, o design do Cronos continua muito parecido com o do modelo 22, tendo apenas algumas mudanças pontuais, mas que podem ser de impacto para reconhecer o modelo 23.

No modelo 2023, o Cronos apresenta mudanças na grade frontal, apresentando uma nova colmeia interna e dois frisos horizontais que conferem mais modernidade e esportividade ao visual. Além disso, existem novas opções de rodas e calotas para todas as versões.

Novo câmbio promete mais economia

Mas provavelmente nenhuma modificação será tão importante quanto a do conjunto mecânico oferecido pelo Argo 2023, tanto nas versões de topo quanto nas de entrada.

Não será no modelo 23 que o Cronos receberá um modelo turbo, mas é neste ano que ele ganhará o famigerado motor 1.0 Firefly aspirado que rende 77 cv e 10,9 kgfm de torque, ocupando assim o espaço deixado pelo Grand Siena e entregando uma versão mais econômica do modelo.

O motor 1.3 de 107 cv, o mais forte oferecido nos dias de hoje após a descontinuação do modelo 1.8, continua sendo oferecido com seu câmbio manual, porém com uma novidade quanto ao câmbio: Sai de cena o automatizado para entrar um CVT que simula até 7 velocidades, oferecendo assim mais conforto e economia para aqueles que desejam descansar o pé esquerdo ao adquirir um Cronos.

Versões e preços

O Cronos hoje é dividido em três versões: 1.0, Drive e Precision, sendo que a versão Drive conta com três ramificações de motores e câmbios diferentes.

A versão mais básica, a 1.0, custa R$ 74.790. Já quando olhamos a versão Drive, podemos ter o modelo com motor 1.0 ou 1.3, tanto com o câmbio manual quanto automático, custando R$ 78.490, R$ 84.490 e R$ 88.790, respectivamente.

Por fim, a versão mais completa do Cronos, a Precision, chega apenas com a opção de câmbio CVT e custa R$ 93.490.

*Com informações da Stellantis.