A Embraer por meio de sua divisão Eve Air Mobility, revelou recentemente o primeiro teaser de seu eVTOL, veículo elétrico de decolagem e pouso vertical, que também é referido como carro voador. Este veículo está sendo desenvolvido para revolucionar o transporte urbano, oferecendo uma alternativa ao transporte terrestre convencional e aos helicópteros em grandes cidades.
A produção do eVTOL está programada para ocorrer em Taubaté, no interior de São Paulo. A expectativa é que a fabricação comece a se intensificar, com previsões apontando para o início das operações em 2026. Johann Bordais, CEO da Eve Air Mobility, afirmou que a montagem do primeiro protótipo do eVTOL está avançando significativamente e a produção deve ser finalizada em breve, com os voos de teste previstos para começar em seguida.
Além do desenvolvimento do veículo, a Eve está trabalhando em serviços e soluções operacionais para apoiar os clientes desde o início das operações. Isso inclui o Vector, uma solução de software destinada ao gerenciamento de tráfego aéreo, um aspecto crucial para a integração segura desses veículos no espaço aéreo urbano.
A iniciativa de desenvolvimento do eVTOL da Embraer faz parte de um contexto mais amplo de crescimento para a empresa, que viu suas ações subirem 76% em 2024. Este crescimento é atribuído não só ao desenvolvimento de novos mercados na aviação comercial e à resolução de questões de arbitragem com a Boeing, mas também ao potencial disruptivo do eVTOL.
Em termos de análise financeira, o JPMorgan, após a divulgação dos resultados do primeiro trimestre de 2024 da Embraer, reiterou sua recomendação overweight para os recibos de ações da companhia negociados tanto em Nova York quanto na B3, com preços-alvo que indicam uma valorização potencial significativa. O banco também apontou que a participação da Eve no valor das ações ainda não está totalmente refletida nos preços atuais.
No primeiro trimestre, os resultados financeiros foram impactados pelos investimentos na Eve, mas a expectativa é que o desenvolvimento do eVTOL seja um dos principais vetores de valorização da ação no médio a longo prazo. O JPMorgan também menciona que a conclusão da arbitragem com a Boeing deve ocorrer em breve, resultando em uma significativa entrada de caixa para a Embraer.
Além disso, são esperados novos pedidos para a família E2 de aeronaves durante o Farnborough Airshow no final de julho, bem como desenvolvimentos positivos no segmento de defesa, com potenciais pedidos de países como Índia e Arábia Saudita.
O eVTOL da Embraer se destaca por ser um veículo totalmente elétrico e por sua capacidade de decolagem e pouso vertical, similar a um helicóptero. O design inclui rotores dedicados para o voo vertical e asas fixas para o cruzeiro, com a promessa de baixo custo operacional, redução de peças e sistemas, e baixo nível de ruído.
A apresentação do eVTOL ainda não revelou muitos detalhes técnicos, mas foi informado que ele terá oito hélices para voos verticais e asas fixas para o cruzeiro. A Embraer já possui mais de três mil encomendas para o carro voador, o que demonstra um forte interesse do mercado, embora o preço por unidade ainda não tenha sido divulgado.
Este desenvolvimento representa um passo significativo para a Embraer e para o futuro da mobilidade urbana. A empresa busca não apenas substituir os helicópteros, mas também criar uma nova dinâmica para viagens aéreas em áreas metropolitanas. Isso incluirá desafios como a reconfiguração do controle de tráfego aéreo para lidar com o aumento esperado no número de veículos aéreos.
Um eVTOL, ou veículo elétrico de decolagem e pouso vertical, representa uma inovação no campo da mobilidade urbana. Essencialmente, é um tipo de aeronave que opera de maneira similar a um helicóptero, mas com a capacidade de funcionar inteiramente por meios elétricos. Este design permite operações de decolagem e pouso em espaços urbanos limitados, tornando-o ideal para cidades densamente povoadas.
O uso pretendido para os eVTOLs vai além de simplesmente substituir helicópteros. Eles são projetados para servir como táxis aéreos, transportando pessoas rapidamente entre locais dentro de grandes metrópoles, evitando o congestionamento no tráfego terrestre. Com a capacidade de conectar pontos estratégicos como aeroportos, centros empresariais e áreas residenciais, os eVTOLs poderiam transformar significativamente a logística urbana.
Para o futuro, espera-se que os eVTOLs não apenas se integrem ao tráfego aéreo existente, mas também impulsionem a criação de uma infraestrutura aérea urbana completamente nova. Com a evolução das tecnologias de bateria e sistemas de controle de tráfego aéreo, a promessa de um transporte aéreo mais acessível, rápido e limpo está ao alcance, potencialmente transformando completamente o conceito de deslocamento urbano.
A mobilidade urbana está prestes a passar por uma transformação significativa com a introdução dos carros voadores, projetados para operar como táxis aéreos até o final de 2026. A tecnologia promete transportar passageiros pelos céus, evitando o trânsito comum nas estradas e reduzindo significativamente o tempo de viagem em áreas urbanas congestionadas. Apesar dos benefícios potenciais em termos de eficiência e redução do congestionamento, o custo inicial desses serviços pode ser um obstáculo para muitos, com preços estimados que podem atingir até R$ 1.000 por viagem por pessoa.
As empresas brasileiras estão na vanguarda desse desenvolvimento, com interessados planejando adotar os carros voadores nos próximos anos. Esses veículos, conhecidos como eVTOL – sigla em inglês para veículos elétricos de pouso e decolagem vertical – são uma evolução dos serviços de fretamento aéreo que atualmente utilizam helicópteros, aviões de hélice e jatos leves.
Uma empresa de taxi aéreo, uma das empresas pioneiras, já realizou encomendas de carros voadores e espera utilizá-los inicialmente em aeroportos para facilitar o transporte de passageiros em viagens de curta distância. Com a introdução dos eVTOL, a expectativa é substituir a frota tradicional por essas aeronaves mais econômicas e silenciosas.
A empresa também planeja reduzir o custo das viagens ao longo do tempo, especialmente com a introdução de veículos totalmente autônomos, que não requerem piloto. Isso poderia reduzir o custo de uma viagem para cerca de R$ 300, tornando o serviço mais acessível para um público maior.
Os eVTOL são desenvolvidos pela Eve Air Mobility, uma subsidiária da Embraer, que está focada em acelerar o ecossistema de mobilidade urbana aérea. O principal modelo em desenvolvimento é o EVE-100, que já recebeu quase três mil encomendas. Este carro voador tem um custo de US$ 3 milhões por unidade (aproximadamente R$ 15 milhões) e está atualmente aguardando regulamentação pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para iniciar as operações.
O EVE-100 é projetado para transportar inicialmente quatro passageiros, com a capacidade de ajustar até seis pessoas em configurações futuras autônomas. A aeronave é totalmente elétrica e tem uma autonomia de 100 quilômetros, adequada para cobrir as principais rotas de curta distância nas áreas urbanas.
A entrada dos carros voadores no mercado pode representar uma nova era para o transporte urbano, oferecendo uma alternativa rápida e eficiente aos métodos convencionais. No entanto, a adoção em massa dessa tecnologia dependerá de vários fatores, incluindo a acessibilidade dos preços, a regulamentação eficaz e a aceitação do público. As empresas envolvidas no desenvolvimento e comercialização dos eVTOL estão otimistas de que, com o tempo, esses veículos se tornarão uma parte integral da infraestrutura de transporte urbano, beneficiando a sociedade com uma opção de mobilidade mais limpa e eficiente.
Na busca por soluções inovadoras para os serviços essenciais de segurança e saúde, a Vertical Connect, empresa sediada em Fortaleza, Ceará, desenvolve uma série de veículos elétricos de decolagem e pouso verticais (eVTOLs). Com lançamentos previstos para 2026, esses veículos prometem transformar o modo como ambulâncias, viaturas de polícia e até caminhões de bombeiros operam em áreas urbanas.
A empresa está atualmente trabalhando em três modelos específicos para atender a essas necessidades. O primeiro modelo, denominado Gênesis-GX-P, é projetado para policiamento. Este veículo, similar a um drone de grande porte, incorpora uma câmera 4K para monitoramento em tempo real e possui uma velocidade máxima de 130 km/h com capacidade de voo de 60 minutos. Seu design inclui oito hélices para propulsão vertical, permitindo movimento semelhante ao de um helicóptero e operação autônoma sem piloto.
O segundo modelo, o Gênesis-GX-H, é destinado a operações de ambulância aérea. Este eVTOL foi desenvolvido para oferecer uma resposta rápida em situações de emergência médica, alcançando também a velocidade máxima de 130 km/h com autonomia de uma hora. Além das oito hélices, este modelo apresenta um sistema de segurança adicional ao redor das hélices e motores, aumentando a proteção durante as operações de decolagem e pouso. É equipado para transportar uma maca hospitalar e é destinado a operar exclusivamente de forma autônoma.
O terceiro modelo é o Gênesis-GX-F, planejado para o corpo de bombeiros. Com capacidade para até dois passageiros, o veículo pode carregar 200 litros de água e está equipado com um canhão para combate a incêndios. A velocidade e a autonomia são consistentes com os outros modelos, chegando a 130 km/h e 60 minutos de voo. Além de transportar passageiros, este eVTOL tem capacidade para operar em incêndios florestais e urbanos.
Além desses modelos, a Vertical Connect está avançando com outros dois eVTOLs que estarão presentes na Expo eVTOL em São Paulo. Um deles é o Gênesis-GX-1, anteriormente conhecido como Gênesis-X1, que é voltado para o transporte de passageiros e pode operar de forma autônoma. O segundo, o Gênesis-GX-AB, é projetado para uso agrícola em atividades rurais, como irrigação de plantações, e pode carregar até 420 litros de insumo com autonomia de 40 minutos a uma velocidade de 130 km/h.
Ao todo, a Vertical Connect trabalha atualmente em seis modelos de eVTOL e planeja expandir suas operações para a Europa. Em junho, a empresa inaugurará uma filial em Portugal para atender o setor agrícola europeu durante a Feira de São Pedro. A iniciativa da empresa já atraiu o interesse de pelo menos três compradores para cada um de seus modelos de eVTOL.
Este desenvolvimento sinaliza uma mudança potencialmente significativa nos serviços essenciais, fornecendo veículos que combinam a eficiência dos tempos de resposta reduzidos com a flexibilidade de operações aéreas. A Vertical Connect espera não apenas inovar em termos de tecnologia de eVTOL, mas também contribuir para uma resposta mais eficiente em situações críticas de saúde, segurança e emergências.
*Com informações do Gizmodo, Embraer, Terra, Giz, Wikipedia e Informoney.