O Jaguar F-Type é um esportivo de altíssimo padrão, com tecnologias exclusivas, e um sistema de segurança com itens que nem conhecíamos. Claro que isso se reflete em seu preço, mas para quem tem oportunidade de curtir uma máquina dessas o preço é o de menos.
O F-Type é o modelo mais esportivo da marca, e por isso mesmo um dos mais caros. Ele conta com três versões, sendo que elas podem ser no estilo Coupé ou Conversível.
O modelo conta basicamente com três possibilidades de motorização, sendo que a primeira consta do motor 2.0 i4 Turbocharged Automático de 300 cv de potência e torque máximo de 400 (Nm) a partir de 1.500 rpm.
Como opção intermediária temos um motor incrível, o 3.0 V6 Supercharged Automático de 380 cv de potência e torque máximo de 460 (Nm) a partir de 3.500 rpm.
Por fim, temos o motor 5.0 V8 Supercharged AWD Automático com impressionantes 575 cv de potência e torque máximo de 700 (Nm) a 3.500 rpm, capaz de fazer de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos, e atingir a velocidade máxima de 322 km/h. Ele é exclusivo da versão top de linha, a SVR.
Em todos os motores a transmissão é automática sequencial de 8 velocidades, e a tração é integral em todas as versões e com qualquer um dos motores.
O F-Type não tem apenas uma tração integral como outros modelos. Ela foi projetada para entregar o melhor e mais esportivo desempenho. Por isso, 63% da força do motor está no eixo traseiro e 37% no dianteiro. Dessa forma o modelo aproveita melhor sua potencialidade.
Um veículo desse nível e com uma característica esportiva tão acentuada precisa, sem dúvida, de uma atenção toda especial em seu sistema de segurança. Os freios foram um dos aspectos mais cuidadosamente planejados, contando inclusive com algumas opções de acordo com a versão.
De fábrica em sua versão de entrada, o modelo traz freios dianteiros de 355 mm e traseiros de 325 mm, os quais são otimizados para combinar durabilidade e leveza.
Uma outra configuração seria de freios dianteiros de 380 mm e traseiros de 376 mm, proporcionando desempenho de frenagem progressivo, extremamente rápido e com ótimo tempo de resposta. Ele traz suas pinças na cor vermelha.
E em sua melhor configuração, os freios dianteiros são de carbono-cerâmica de 398 mm e traseiros de 380 mm. Um poderoso sistema de frenagem, com alto nível de desempenho, mesmo em condições extremas. Ele é indicado especialmente para a versão top de linha por conta do seu motor V8 de 575 cv de potência.
Outra característica fundamental do modelo se encontra no seu sistema de condução. Um dos elementos desse sistema é a Vetorização de Torque, pelo qual os freios atuam de modo individual sobre cada uma das rodas de acordo com a necessidade e sem precisar da interferência humana. Com certeza isso proporciona uma grande segurança.
Outro de seus elementos é o Diferencial Eletrônico Ativo, que trabalha integrado ao sistema de Dinâmica de Linha de Transmissão Inteligente, com o propósito de aplicar o torque do motor de forma mais inteligente sobre as rodas traseiras. Ele é capaz de “entender” o estilo de condução do motorista e se adaptar a ele em todas as situações, melhorando as respostas e garantindo o conforto e segurança dos ocupantes.
A lista dos itens de série da versão top de linha impressiona:
Quanto à sua dinâmica:
Quanto aos equipamentos externos
Quanto aos equipamentos internos
Quanto ao sistema multimídia
Quanto aos itens de segurança