Charles Leclerc, piloto da Scuderia Ferrari, recebeu recentemente uma Ferrari SF90 XX Stradale, modelo híbrido de alta performance, que agora compõe sua coleção de carros de luxo. Limitada a 799 unidades no mundo, a SF90 XX Stradale representa uma das aquisições mais exclusivas do mercado automobilístico, com um valor estimado de 770 mil euros, ou aproximadamente R$ 4,75 milhões. O modelo foi especialmente projetado para combinar desempenho com tecnologia híbrida avançada, uma tendência crescente nos veículos de alto desempenho da Ferrari.
Pontos Principais:
O modelo SF90 XX Stradale é uma versão especial da linha SF90 Stradale, destacando-se por uma série de aprimoramentos que aumentam a potência e a eficiência do conjunto mecânico. Combinando um motor 4.0 V8 biturbo de 797 cv e três motores elétricos, a SF90 XX atinge 1.030 cv, um número que reforça a potência híbrida avançada da marca. Dois desses motores elétricos estão localizados no eixo dianteiro, enquanto o terceiro motor está entre o motor a combustão e a transmissão, garantindo um torque de 82 kgfm a 6.250 rpm.
Essa configuração permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 2,3 segundos, com uma velocidade máxima de 320 km/h, características que destacam o SF90 XX como um dos modelos mais rápidos da linha Ferrari. A SF90 XX Stradale possui um câmbio automatizado de dupla embreagem com oito marchas, que otimiza o desempenho em altas velocidades e nas trocas de marcha. Esse conjunto se adapta tanto para condições urbanas quanto para pistas, oferecendo uma experiência de condução personalizada.
A bateria do modelo é de 7,9 kWh, e a autonomia em modo totalmente elétrico chega a 25 km, permitindo alcançar até 135 km/h sem necessidade do motor a combustão. Para quem procura maior eficiência, a Ferrari oferece uma função de “boost” no modo Qualifying, que aumenta momentaneamente a potência dos motores elétricos nas saídas de curva. Essa função é limitada a 30 ativações com carga completa da bateria, proporcionando um recurso extra para o desempenho em pista.
No aspecto visual, a SF90 XX Stradale apresenta um design mais agressivo, com seis dutos de ar na dianteira — dois pares nas extremidades e dois no centro — além de dutos na tampa do motor, uma asa traseira fixa e uma barra luminosa que atravessa o porta-malas. A série também inclui uma edição conversível chamada SF90 XX Spider, da qual foram produzidas apenas 599 unidades, garantindo maior exclusividade aos colecionadores.
O piloto Leclerc, que é um colecionador de modelos Ferrari, adiciona à sua garagem um dos superesportivos mais avançados em termos de tecnologia híbrida e desempenho. A série SF90 XX Stradale é uma das mais exclusivas da fabricante e reforça a transição da Ferrari para tecnologias sustentáveis, mantendo sua tradição de performance de ponta.
Além da SF90 XX Stradale, Leclerc possui uma coleção avaliada em R$ 26,7 milhões, que inclui outras Ferraris de alta performance. Recentemente, o piloto foi envolvido em um incidente com uma Ferrari Purosangue avaliada em R$ 7,4 milhões, demonstrando o valor de sua coleção pessoal e a preferência pela marca italiana.
Enquanto a indústria automotiva se adapta a novas tendências, como o aumento da demanda por veículos elétricos, a SF90 XX Stradale posiciona a Ferrari na liderança do setor de superesportivos híbridos, demonstrando o potencial do mercado para carros de luxo que equilibram potência e eficiência energética.
Fonte: Vrum e AutoEsporte.