Sim, você leu certo. A Ferrari — aquela marca conhecida por supercarros que passam mais tempo parados em coleções do que em pistas — revelou que 90% de todos os carros que já produziu ainda estão rodando por aí. Isso dá algo em torno de 300 mil Ferraris pelo mundo, fazendo barulho, sendo admirados e, claro, sempre prontos para serem vistos. Quem fez essa revelação foi Andrea Scioletti, responsável pelo programa de carros usados da marca, durante um evento dedicado ao Ferrari Approved.
Pontos Principais:
Agora, você pode estar se perguntando: “Mas por que isso é tão impressionante?” Afinal, estamos falando de Ferraris, carros que custam tanto que as pessoas até hesitam em tirar da garagem. Mas a marca italiana decidiu que, se alguém vai gastar uma pequena fortuna em um carro, ele precisa durar. E durar muito. Foi daí que surgiram programas como o Ferrari Approved, que garante que mesmo uma Ferrari de 16 anos continue impecável e feroz como no dia em que saiu da linha de produção.
O Ferrari Approved é como um elixir da juventude para os supercarros. Se você conseguir botar as mãos em uma dessas Ferraris com até 16 anos de idade e 120 mil km rodados, pode contar com uma revisão completa para deixá-la praticamente como nova. Motor, pintura, tudo é revisado. O carro ganha até uma garantia de fábrica para que você sinta o gosto da máquina sem se preocupar.
Mas, claro, nem todas as Ferraris por aí são exatamente novas. E aí entra o Ferrari Premium, um programa que cuida dos carros entre 10 e 20 anos, mantendo todos os detalhes afinados e fazendo de tudo para que o ronco do motor siga como no primeiro dia. Ambos os programas, Approved e Premium, funcionam para transformar o carro em uma máquina de tempo sobre rodas, onde cada peça é restaurada com precisão.
Para quem não está comprando uma Ferrari direto da fábrica, esses programas são como a porta de entrada para o mundo da marca. E para a Ferrari, vale a pena. Um cliente satisfeito com um carro usado tende a se tornar um cliente fiel, disposto a investir em um modelo novo ou uma edição especial no futuro.
E nem é só nos usados que a Ferrari pensa. Nos modelos novos, a marca oferece uma garantia de fábrica de três anos sem limite de quilometragem. Além disso, há uma garantia estendida e pacotes de manutenção para motores e peças essenciais que podem durar até 16 anos. É um esquema de pós-venda que até dá uma palhinha do que faz esses carros valerem cada centavo.
E para quem pensa que só a Ferrari faz isso, ela não está sozinha nessa ideia de preservar o legado. Marcas como Toyota e Porsche também têm boas taxas de sobrevivência de seus carros ao longo do tempo. Estima-se que cerca de 80% dos Toyotas vendidos há mais de 20 anos ainda estejam por aí, e que a Porsche mantém uns 70% dos seus. Mas, claro, esses números não vêm com o fascínio de um cavallino rampante. Não, com a Ferrari, é como se o tempo fizesse uma pausa.
Assim, os programas de restauração e manutenção da Ferrari criam uma espécie de pacto: “Você cuida da Ferrari, e ela vai fazer o mesmo por você.” Seja uma Ferrari nova ou uma com décadas de história, o importante é que o legado e o ronco do motor continuem. E é assim que ela, em vez de desaparecer em garagens, segue rasgando o asfalto mundo afora, provando que algumas coisas realmente duram para sempre.