O preço do Renault Kwid foi ajustado para cima em todas as suas versões nesta semana, o que fez com que o modelo perdesse o título de carro mais barato do Brasil. O aumento foi de R$ 1.000, fazendo com que o preço inicial da versão Zen 1.0 MT 2024/2025 agora seja de R$ 73.640. Em contraste, o Fiat Mobi manteve seu preço inicial de R$ 72.990 para a versão Like 1.0 MT 2024/2025, tornando-se o veículo novo mais acessível no mercado nacional.
O Renault Kwid e o Fiat Mobi são ambos subcompactos que competem no segmento de entrada do mercado automotivo brasileiro. O Kwid, com a recente atualização de preço, oferece a versão Zen 1.0 com itens como ar-condicionado, direção com assistência elétrica, vidros elétricos, rádio com Bluetooth, 4 airbags, painel de instrumentos digital, controles de estabilidade e tração, sistema start-stop, assistente de partida em rampas e alerta de pressão dos pneus. Esses itens de série são complementados por alertas de uso do cinto de segurança, frenagem de emergência e repetidores de seta nos retrovisores.
O motor do Kwid é um 1.0 SCe de três cilindros, 12 válvulas, com duplo comando de válvulas e bloco em alumínio. Ele entrega uma potência de 68 cv com gasolina e 71 cv com etanol, além de um torque de 9,4 kgfm com gasolina e 10 kgfm com etanol. O câmbio é manual de 5 marchas. De acordo com dados do Inmetro, o consumo de combustível do Kwid com gasolina é de 15,3 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada. Com etanol, o consumo é de 10,8 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada.
Por outro lado, o Fiat Mobi Like 1.0 oferece ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, freios ABS, airbag duplo, computador de bordo, limpador e desembaçador traseiro e monitor da pressão dos pneus. Além disso, conta com luzes diurnas de condução, alerta de uso do cinto de segurança, alerta de frenagem de emergência, repetidores de seta nos retrovisores e controle eletrônico de estabilidade (ESP).
O motor do Mobi é um 1.0 Fire Evo que rende 71 cv de potência e 9,3 kgfm com gasolina, e 74 cv e 9,7 kgfm quando alimentado por etanol. O consumo de combustível, segundo dados de fábrica, é de 13,5 km/litro na cidade e 15 km/litro na estrada com gasolina. Com etanol, as médias são de 9,6 km/litro na cidade e 10,4 km/litro na estrada. Segundo a Fiat, é possível rodar até 700 km com um único tanque de combustível.
Este ajuste nos preços ocorre em um contexto onde consumidores buscam cada vez mais opções econômicas e eficientes, tanto em termos de custo inicial quanto de consumo de combustível. A mudança nos preços destaca as estratégias das montadoras para atrair consumidores em um mercado competitivo, onde o custo-benefício é um fator crucial na decisão de compra.
Essa situação reflete também as tendências do mercado automotivo brasileiro, onde o segmento de veículos subcompactos é significativo devido à demanda por modelos acessíveis e econômicos. A competição entre Renault e Fiat no segmento de entrada é apenas um exemplo de como as montadoras estão ajustando suas ofertas para atender às necessidades dos consumidores que priorizam a economia sem abrir mão de características essenciais de segurança e conforto.
*Com informações da Autoesporte e Motor1.