O Fiat Palio Sporting 1.6 16V 2017 é um hatch compacto que, mesmo sendo um modelo usado, continua sendo uma escolha interessante para quem busca um carro equilibrado entre desempenho, conforto e custo-benefício. Equipado com um motor flex de 117 cv no álcool e 115 cv na gasolina, ele oferece uma potência adequada para o uso diário, com aceleração de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos e uma velocidade máxima de 193 km/h. Esses números tornam o Palio Sporting uma opção divertida de dirigir, seja no trânsito urbano ou em viagens mais longas.
Pontos Principais:
Com uma tração dianteira e um câmbio manual de cinco marchas, o Palio Sporting entrega um desempenho equilibrado, proporcionando uma condução ágil nas cidades e confortável em estradas. Apesar de ser um modelo usado, ele é uma boa opção para quem precisa de um carro confiável para o dia a dia, especialmente para trajetos até o trabalho, e também para viagens com a família. Seu motor 1.6 garante respostas rápidas, enquanto o sistema de direção hidráulica facilita as manobras, tornando-o prático em ambientes urbanos.
O conforto oferecido pelo Palio Sporting é um de seus pontos fortes, considerando o preço de mercado atual. Ele vem equipado com ar-condicionado de zona única, ajuste elétrico dos retrovisores e direção assistida, garantindo uma experiência de condução mais agradável. Além disso, o banco do motorista tem ajuste de altura, e os vidros elétricos estão presentes em todas as portas, proporcionando comodidade aos passageiros. O porta-malas de 280 litros, embora não seja dos maiores, oferece espaço suficiente para bagagens, o que faz dele uma opção viável para viagens em família.
O desempenho é um dos pontos de destaque deste modelo compacto, equipado com um motor de 1598 cm³, 4 cilindros em linha, com aspiração natural e injeção multiponto. A potência máxima do motor é de 117 cv quando abastecido com etanol e 115 cv quando utilizando gasolina, ambos a 5500 rpm. O torque máximo atinge 16,8 kgfm com etanol e 16,2 kgfm com gasolina, a 4500 rpm. A relação peso/potência fica em 9,3 kg/cv, o que contribui para uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos, e a velocidade máxima alcançada é de 193 km/h.
A transmissão conta com um câmbio manual de 5 marchas (código C510), acoplado a uma embreagem monodisco a seco. A tração é dianteira, o que é comum em veículos desse porte. O carro está construído sobre a plataforma 326, conhecida por oferecer boa rigidez estrutural e estabilidade.
Em relação ao consumo, ele apresenta bons números para um carro flex. No ciclo rodoviário, o consumo com etanol é de 7,9 km/l e com gasolina chega a 11,5 km/l. Já no ciclo urbano, o consumo é de 6,7 km/l com etanol e 9,6 km/l com gasolina. Esses números proporcionam uma boa autonomia, com o tanque de combustível de 48 litros permitindo uma distância rodoviária de até 552 km com gasolina e 379 km com etanol. No ambiente urbano, a autonomia é de até 461 km com gasolina e 322 km com etanol.
O interior oferece conforto para até 5 ocupantes, com bancos dianteiros que possuem ajuste de altura e volante com ajuste de altura. O espaço interno é otimizado para um hatch compacto, proporcionando uma experiência confortável no dia a dia, tanto em trajetos urbanos quanto em viagens curtas. A capacidade de carga útil é de 400 kg, com o porta-malas oferecendo 280 litros de espaço, o que é adequado para a categoria.
Além disso, o modelo possui vidros elétricos nas quatro portas, ar-condicionado de zona única, ajuste elétrico dos retrovisores e banco traseiro rebatível. Há também luzes no porta-luvas e no porta-malas, melhorando a usabilidade do veículo em diferentes situações. O painel traz um computador de bordo, rádio com AM/FM, conexão USB, Bluetooth, termômetro da água do motor e volante multifuncional.
Com um peso de 1090 kg, o carro tem dimensões compactas que facilitam a dirigibilidade e manobrabilidade, especialmente em ambientes urbanos. O comprimento total é de 3875 mm, a largura é de 1704 mm, e a altura é de 1508 mm, com uma distância entre-eixos de 2420 mm. O vão livre do solo é de 139 mm, o que contribui para uma condução confortável em ruas irregulares.
O sistema de suspensão dianteira é independente do tipo McPherson com mola helicoidal, enquanto a traseira utiliza um eixo de torção, garantindo estabilidade e um bom nível de conforto. Os freios dianteiros são a disco ventilado, e os traseiros a tambor. A direção possui assistência hidráulica, com um diâmetro de giro mínimo de 9,9 metros, ideal para manobras em espaços reduzidos.
Os pneus são 195/55 R16, tanto na dianteira quanto na traseira, incluindo o estepe, com uma altura de flanco de 107 mm. Essas medidas garantem uma boa aderência ao solo, proporcionando segurança e desempenho adequado ao estilo de condução que o modelo oferece.
O preço aproximado é de R$ 50 mil. Esse valor pode variar conforme a região, estado de conservação do veículo e outros fatores que influenciam a precificação no mercado.
Fonte: Stellantis, Wikipedia, iCarros e Webmotors.