Fiat revelou o Grande Panda, novo compacto que substituirá o Panda na Europa e servirá de inspiração para o sucessor do Argo no Brasil. Desenvolvido na plataforma STLA Smart, o modelo será lançado em versões híbrida e elétrica, com previsão de chegada ao mercado global até 2026.
O Grande Panda foi projetado no Centro Stile em Turim, Itália. O veículo mede 3,99 metros, tamanho semelhante ao do Fiat Argo e próximo ao Citroën C3 europeu. A nova plataforma permite o uso de diferentes motorizações, incluindo elétrico, e é uma adaptação da arquitetura CMP, já conhecida no Brasil.
No Brasil, o modelo deve usar os motores Firefly, com opções 1.0 e 1.3, além de uma versão turbo com sistema micro-híbrido. Na Europa, espera-se uma versão elétrica com 113 cv e um motor a gasolina micro-híbrido de 136 cv. Ainda não se sabe se o motor a gasolina de 101 cv do C3 será incluído.
O design do Grande Panda busca diferenciar-se do C3. A carroceria incorpora elementos do modelo anterior, com linhas marcantes e superfícies robustas. A frente tem uma grade quadrada e proteção inferior implícita, enquanto a assinatura das luzes diurnas consiste em pixels horizontais.
A silhueta do novo Fiat Grande Panda remete ao modelo histórico da década de 1980, com trilhos de teto e inscrição tridimensional nas portas. Elementos pretos nas colunas C mostram a palavra FIAT ou o logotipo da marca, dependendo do ângulo de visão. A traseira apresenta um design que simboliza proteção e estabilidade.
O novo Fiat Grande Panda possui rodas de liga leve de 17 polegadas com corte diamantado. Olivier Francois, CEO da Fiat, afirmou que o modelo inicia a transição para plataformas globais, visando ampliar o alcance da marca e atender às necessidades de mobilidade urbana em todo o mundo.
*Com informações da Stellantis.