Fiat revela visual do novo Grande Panda e isso diz muito sobre o futuro do Argo no Brasil

No Brasil, o Grande Panda deve utilizar motores Firefly, com opções 1.0 e 1.3, além de uma versão turbo com sistema micro-híbrido. Na Europa, espera-se uma versão elétrica de 113 cv e um motor a gasolina micro-híbrido de 136 cv.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 14/06/2024

Fiat revelou o Grande Panda, novo compacto que substituirá o Panda na Europa e servirá de inspiração para o sucessor do Argo no Brasil. Desenvolvido na plataforma STLA Smart, o modelo será lançado em versões híbrida e elétrica, com previsão de chegada ao mercado global até 2026.

O Grande Panda foi projetado no Centro Stile em Turim, Itália. O veículo mede 3,99 metros, tamanho semelhante ao do Fiat Argo e próximo ao Citroën C3 europeu. A nova plataforma permite o uso de diferentes motorizações, incluindo elétrico, e é uma adaptação da arquitetura CMP, já conhecida no Brasil.

Fiat apresentou o Grande Panda, compacto que substituirá o Panda na Europa e inspirará o sucessor do Argo no Brasil. Desenvolvido na plataforma STLA Smart, o modelo será lançado em versões híbrida e elétrica até 2026.
Fiat apresentou o Grande Panda, compacto que substituirá o Panda na Europa e inspirará o sucessor do Argo no Brasil. Desenvolvido na plataforma STLA Smart, o modelo será lançado em versões híbrida e elétrica até 2026.

No Brasil, o modelo deve usar os motores Firefly, com opções 1.0 e 1.3, além de uma versão turbo com sistema micro-híbrido. Na Europa, espera-se uma versão elétrica com 113 cv e um motor a gasolina micro-híbrido de 136 cv. Ainda não se sabe se o motor a gasolina de 101 cv do C3 será incluído.

O design do Grande Panda busca diferenciar-se do C3. A carroceria incorpora elementos do modelo anterior, com linhas marcantes e superfícies robustas. A frente tem uma grade quadrada e proteção inferior implícita, enquanto a assinatura das luzes diurnas consiste em pixels horizontais.

Projetado no Centro Stile em Turim, Itália, o Grande Panda mede 3,99 metros, similar ao Fiat Argo e Citroën C3 europeu. A nova plataforma STLA Smart permite motorizações variadas, incluindo elétrico, e é baseada na arquitetura CMP.
Projetado no Centro Stile em Turim, Itália, o Grande Panda mede 3,99 metros, similar ao Fiat Argo e Citroën C3 europeu. A nova plataforma STLA Smart permite motorizações variadas, incluindo elétrico, e é baseada na arquitetura CMP.

A silhueta do novo Fiat Grande Panda remete ao modelo histórico da década de 1980, com trilhos de teto e inscrição tridimensional nas portas. Elementos pretos nas colunas C mostram a palavra FIAT ou o logotipo da marca, dependendo do ângulo de visão. A traseira apresenta um design que simboliza proteção e estabilidade.

O novo Fiat Grande Panda possui rodas de liga leve de 17 polegadas com corte diamantado. Olivier Francois, CEO da Fiat, afirmou que o modelo inicia a transição para plataformas globais, visando ampliar o alcance da marca e atender às necessidades de mobilidade urbana em todo o mundo.

No Brasil, o Grande Panda deve utilizar motores Firefly, com opções 1.0 e 1.3, além de uma versão turbo com sistema micro-híbrido. Na Europa, espera-se uma versão elétrica de 113 cv e um motor a gasolina micro-híbrido de 136 cv.
No Brasil, o Grande Panda deve utilizar motores Firefly, com opções 1.0 e 1.3, além de uma versão turbo com sistema micro-híbrido. Na Europa, espera-se uma versão elétrica de 113 cv e um motor a gasolina micro-híbrido de 136 cv.

*Com informações da Stellantis.