Com a entrada em vigor do Proconve L8 em 1º de janeiro de 2025, os veículos fabricados no Brasil passaram a seguir parâmetros mais restritivos de emissões. A Fiat Toro, que utiliza o motor 1.3 turbo flex T270, apresentou alterações nos números de potência, conforme informações divulgadas pela montadora.
Pontos Principais:
O motor 1.3 turbo flex, que equipa também modelos como Jeep Renegade, Compass e Commander, agora gera 176 cavalos com etanol e gasolina, uma redução em relação aos 185 cv anteriormente alcançados com etanol e 180 cv com gasolina. Apesar da perda de potência, o torque de 27,5 kgfm permanece inalterado, independentemente do combustível utilizado. A montadora não especificou alterações no pico de entrega de torque, que era atingido em 5.750 rpm no modelo anterior.
Essas mudanças refletem a adaptação das montadoras às novas regulamentações ambientais e afetam diretamente o desempenho dos veículos no mercado brasileiro. O impacto técnico pode ser significativo, especialmente em modelos populares e amplamente utilizados como a Fiat Toro.
A Fiat Toro deve passar por uma grande reformulação ainda este ano, segundo declarações de Martin Scrimaglia, representante da Stellantis na Argentina. Durante o evento Summer Car Show, foi confirmado que a picape receberá mudanças visuais e de motorização, alinhando-se à nova família de picapes médias composta por Fiat Titano, Peugeot Landtrek e Ram 1200.
Entre as principais novidades está a inclusão do motor 2.2 Multijet, atualmente usado na Fiat Rampage. Essa motorização deverá trazer mais opções para o consumidor que busca um desempenho diferenciado em picapes intermediárias. Scrimaglia também destacou que a Toro sofrerá alterações significativas na carroceria, marcando um novo ciclo para o modelo.
Atualmente, a Toro conta com outra opção de motorização, o motor 2.0 turbodiesel, que oferece 170 cavalos de potência e torque de 35,7 kgfm, combinado a um câmbio automático de nove marchas. Essa configuração continuará sendo uma alternativa para consumidores que priorizam maior eficiência em veículos a diesel.
Além da Fiat Toro, outros modelos da Stellantis estão sendo atualizados para atender às novas exigências ambientais do Proconve L8. A Fiat Fiorino, por exemplo, agora conta com o motor 1.3 Firefly, capaz de gerar 107 cavalos de potência, alinhando-se às novas regulamentações.
Vans como Fiat Scudo, Citroën Jumpy e Peugeot Expert também receberam atualizações em seus motores para atender aos padrões de emissões mais rigorosos. Essas mudanças refletem a ampla adaptação da Stellantis para garantir que sua frota esteja em conformidade com as legislações brasileiras e globais.
A marca também anunciou que está comprometida com a ampliação da oferta de veículos elétricos no mercado, com metas para 2025. A estratégia busca ampliar a competitividade dos modelos elétricos no Brasil, um mercado em crescimento.
A reformulação da Fiat Toro ocorre em um momento de expansão do mercado de picapes no Brasil. Modelos como a Fiat Titano, Peugeot Landtrek e Ram 1200 estão sendo produzidos em Córdoba, Argentina, e prometem aumentar a concorrência no segmento. Essa movimentação sinaliza o interesse da Stellantis em consolidar sua posição em diferentes categorias de picapes.
Além disso, o mercado de picapes no Brasil se mantém dinâmico, com uma ampla variedade de modelos e motorização. As mudanças previstas na Toro podem influenciar significativamente as escolhas dos consumidores, especialmente considerando as alterações no desempenho e o alinhamento às novas regulamentações ambientais.
A transição para motores mais eficientes e a inclusão de novas tecnologias serão diferenciais importantes para marcas que desejam manter sua relevância nesse segmento competitivo.