O Dia Nacional do Fusca é comemorado anualmente em 20 de janeiro. A data foi instituída pela Volkswagen para marcar o início da produção do modelo no Brasil, em 1959. A produção começou na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo, São Paulo, consolidando o Fusca como um dos veículos mais importantes da história automotiva do país.
Pontos Principais:
No Paraná, existe uma data estadual dedicada ao Fusca, celebrada em 22 de junho. A escolha faz referência ao contrato assinado por Ferdinand Porsche em 1934, que deu início ao desenvolvimento do “Carro do Povo”, conhecido globalmente como Volkswagen Fusca. A lei estadual que instituiu a data foi sancionada em 2021.
A produção nacional do Fusca seguiu até 1986, retornando em 1993 por solicitação do então presidente Itamar Franco, e encerrando definitivamente em 1996. Durante esse período, o modelo atingiu números expressivos de venda e consolidou-se como um dos automóveis mais populares do Brasil.
O Fusca chegou ao Brasil em 1953, ainda como modelo importado em kits desmontados. Em 1959, a produção nacional foi iniciada com peças integralmente fabricadas no país. Ao longo de sua trajetória, o Fusca passou por diversas melhorias, incluindo motores mais potentes e ajustes no design.
A primeira versão nacional tinha motor 1.200 cm³ e evoluiu para motores 1.300 cm³ e 1.500 cm³ na década de 1960. A versão 1.600 cm³ com dupla carburação foi introduzida em 1974, trazendo inovações técnicas como maior potência e ajustes estruturais. Outras mudanças incluíram freios a disco na dianteira, introduzidos em 1984, e o uso de etanol como combustível em 1985.
O Fusca manteve sua essência como um veículo acessível e funcional, mesmo com mudanças no mercado automotivo. Foi o modelo mais vendido do Brasil por 24 anos consecutivos, atingindo a marca de 3,1 milhões de unidades fabricadas até o fim da produção em 1996.
Diversos eventos celebram o legado do Fusca, incluindo o Dia Nacional do Fusca (DNF), realizado em Curitiba no Seminário São José, no bairro Orleans. Outro evento importante é o Curitiba Volksfest, que reúne colecionadores e entusiastas. A edição de 2024 ocorrerá em 4 e 5 de maio no Bosque São Cristóvão, em Santa Felicidade.
O Volksfest é reconhecido por sua curadoria criteriosa dos veículos em exposição, atraindo participantes de várias regiões do país. Durante o evento, são realizados encontros e atividades que promovem a troca de informações entre os fãs do modelo.
Além desses encontros, o Paraná possui pequenos grupos de entusiastas dedicados ao Fusca. Essas associações organizam passeios e reuniões, mantendo viva a tradição do modelo como símbolo cultural e histórico.
Em 1995, o Brasil quebrou o recorde mundial de maior desfile de carros de um único modelo, com 2.728 Fuscas reunidos em Interlagos em homenagem a Ayrton Senna. Essa conquista reforçou a relevância cultural do veículo no país. Um teste realizado pela Volkswagen no México, em 1963, destacou a durabilidade do Fusca. Durante 84 dias, um modelo percorreu cerca de 16.000 km em uma pista oval sem apresentar falhas mecânicas significativas. O experimento consolidou a reputação do Fusca como um veículo resistente e confiável.
Outro destaque são os Fuscas com placas pretas, destinadas a veículos de coleção com mais de 30 anos de fabricação. Em Curitiba e Região Metropolitana, estima-se que existam cerca de 3.500 Fuscas registrados com essa distinção, representando a preservação histórica do modelo.
Fonte: Vwnews, Assembleia-PR e CNN.