20 de janeiro é Dia nacional do Fusca: data celebra a história do carro mais popular do Brasil

Em 1959, o Brasil deu as boas-vindas ao Fusca, que logo se tornaria parte da vida de milhões. Com datas comemorativas e eventos como o Curitiba Volksfest, o modelo mantém sua relevância histórica e cultural. Ícone de simplicidade, colecionadores e fãs preservam sua memória em encontros e desfiles marcantes.
Publicado por Alan Corrêa em Volkswagen dia 17/01/2025

O Dia Nacional do Fusca é comemorado anualmente em 20 de janeiro. A data foi instituída pela Volkswagen para marcar o início da produção do modelo no Brasil, em 1959. A produção começou na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo, São Paulo, consolidando o Fusca como um dos veículos mais importantes da história automotiva do país.

Pontos Principais:

  • O Dia Nacional do Fusca foi instituído em 20 de janeiro de 1959, início de sua produção no Brasil.
  • No Paraná, o Dia Estadual do Fusca é celebrado em 22 de junho.
  • O Fusca foi produzido no Brasil entre 1959 e 1986, com retomada entre 1993 e 1996.
  • O modelo é símbolo cultural e popular entre colecionadores e entusiastas.

No Paraná, existe uma data estadual dedicada ao Fusca, celebrada em 22 de junho. A escolha faz referência ao contrato assinado por Ferdinand Porsche em 1934, que deu início ao desenvolvimento do “Carro do Povo”, conhecido globalmente como Volkswagen Fusca. A lei estadual que instituiu a data foi sancionada em 2021.

O Dia Nacional do Fusca, celebrado em 20 de janeiro, foi instituído pela Volkswagen em 1959, marcando o início da produção do modelo no Brasil na fábrica de São Bernardo do Campo.
O Dia Nacional do Fusca, celebrado em 20 de janeiro, foi instituído pela Volkswagen em 1959, marcando o início da produção do modelo no Brasil na fábrica de São Bernardo do Campo.

A produção nacional do Fusca seguiu até 1986, retornando em 1993 por solicitação do então presidente Itamar Franco, e encerrando definitivamente em 1996. Durante esse período, o modelo atingiu números expressivos de venda e consolidou-se como um dos automóveis mais populares do Brasil.

História do Fusca no Brasil

O Fusca chegou ao Brasil em 1953, ainda como modelo importado em kits desmontados. Em 1959, a produção nacional foi iniciada com peças integralmente fabricadas no país. Ao longo de sua trajetória, o Fusca passou por diversas melhorias, incluindo motores mais potentes e ajustes no design.

A primeira versão nacional tinha motor 1.200 cm³ e evoluiu para motores 1.300 cm³ e 1.500 cm³ na década de 1960. A versão 1.600 cm³ com dupla carburação foi introduzida em 1974, trazendo inovações técnicas como maior potência e ajustes estruturais. Outras mudanças incluíram freios a disco na dianteira, introduzidos em 1984, e o uso de etanol como combustível em 1985.

O Fusca manteve sua essência como um veículo acessível e funcional, mesmo com mudanças no mercado automotivo. Foi o modelo mais vendido do Brasil por 24 anos consecutivos, atingindo a marca de 3,1 milhões de unidades fabricadas até o fim da produção em 1996.

Eventos e homenagens ao Fusca

Diversos eventos celebram o legado do Fusca, incluindo o Dia Nacional do Fusca (DNF), realizado em Curitiba no Seminário São José, no bairro Orleans. Outro evento importante é o Curitiba Volksfest, que reúne colecionadores e entusiastas. A edição de 2024 ocorrerá em 4 e 5 de maio no Bosque São Cristóvão, em Santa Felicidade.

O Volksfest é reconhecido por sua curadoria criteriosa dos veículos em exposição, atraindo participantes de várias regiões do país. Durante o evento, são realizados encontros e atividades que promovem a troca de informações entre os fãs do modelo.

Além desses encontros, o Paraná possui pequenos grupos de entusiastas dedicados ao Fusca. Essas associações organizam passeios e reuniões, mantendo viva a tradição do modelo como símbolo cultural e histórico.

Curiosidades sobre o Fusca

Em 1995, o Brasil quebrou o recorde mundial de maior desfile de carros de um único modelo, com 2.728 Fuscas reunidos em Interlagos em homenagem a Ayrton Senna. Essa conquista reforçou a relevância cultural do veículo no país. Um teste realizado pela Volkswagen no México, em 1963, destacou a durabilidade do Fusca. Durante 84 dias, um modelo percorreu cerca de 16.000 km em uma pista oval sem apresentar falhas mecânicas significativas. O experimento consolidou a reputação do Fusca como um veículo resistente e confiável.

Outro destaque são os Fuscas com placas pretas, destinadas a veículos de coleção com mais de 30 anos de fabricação. Em Curitiba e Região Metropolitana, estima-se que existam cerca de 3.500 Fuscas registrados com essa distinção, representando a preservação histórica do modelo.

Linha do tempo da história do Fusca

  • 1933: H1tl3r encomenda um “carro do povo” a Ferdinand Porsche.
  • 1934: Ferdinand Porsche apresenta o protótipo do “Volkswagen Tipo 1”.
  • 1935: Primeiro protótipo funcional do Fusca é testado.
  • 1936: Produção inicial de protótipos é concluída na Alemanha.
  • 1937: Fundação da Volkswagen como empresa estatal.
  • 1938: Lançamento oficial do Volkswagen Käfer, com início de produção em série.
  • 1939: Segunda Guerra Mundial interrompe a produção civil.
  • 1945: Reinício da produção do Fusca sob administração britânica.
  • 1947: Exportação do Fusca para países europeus começa.
  • 1949: Primeira exportação do Fusca para os Estados Unidos.
  • 1950: Primeiras unidades chegam à América Latina.
  • 1951: O Fusca atinge 100 mil unidades produzidas.
  • 1953: Início da produção do Fusca no México.
  • 1959: Produção do Fusca começa no Brasil, na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).
  • 1961: Lançamento do Fusca com teto solar no Brasil.
  • 1962: O Fusca se torna líder de vendas no mercado brasileiro.
  • 1965: A Volkswagen do Brasil inaugura uma nova linha de produção dedicada ao Fusca.
  • 1967: Lançamento da versão 1300 no Brasil.
  • 1968: A produção mundial do Fusca atinge 15 milhões de unidades.
  • 1972: Fusca se torna o carro mais vendido do mundo, ultrapassando o Ford Modelo T.
  • 1973: Lançamento do Fusca 1500 no Brasil.
  • 1974: Produção do “Super Beetle” nos Estados Unidos.
  • 1976: O Fusca brasileiro ganha ignição eletrônica.
  • 1980: Encerramento da produção do Fusca na Alemanha.
  • 1984: Último Fusca exportado do Brasil para a Europa.
  • 1986: Fim da produção oficial do Fusca no Brasil pela primeira vez.
  • 1993: Itamar Franco incentiva a volta da produção do Fusca no Brasil.
  • 1994: Retorno oficial do Fusca, agora apelidado de “Fusca Itamar”.
  • 1996: Última unidade do Fusca “Itamar” é produzida no Brasil.
  • 1998: Volkswagen lança o New Beetle, inspirado no design do Fusca clássico.
  • 2003: Último Fusca clássico é produzido no México, marcando o fim definitivo.
  • 2011: Volkswagen apresenta o Beetle de nova geração.
  • 2019: Produção do Beetle moderno é encerrada globalmente.
  • 20 de janeiro: Comemora-se o Dia Nacional do Fusca no Brasil.
  • 22 de junho: Comemora-se o Dia Mundial do Fusca.

Fonte: Vwnews, Assembleia-PR e CNN.