Se você está em busca de um carro usado para encarar a rotina urbana sem pesar no bolso, o Fiat Uno Drive 1.0 2018 pode ser uma escolha certeira. Compacto, econômico e com manutenção acessível, ele é ideal para trajetos curtos e médios, seja para ir ao trabalho, levar os filhos à escola ou rodar pela cidade sem preocupação com o consumo de combustível. Seu motor Firefly 1.0 de três cilindros entrega eficiência e desempenho adequado para o cotidiano, com um consumo médio impressionante: mais de 13 km/l na gasolina em trechos urbanos. Não é um carro para impressionar pelo luxo ou performance, mas cumpre bem sua missão no dia a dia.
Pontos Principais:
Como todo usado, o Uno Drive 1.0 2018 não é perfeito. Apesar de sua confiabilidade, alguns pontos exigem atenção. O espaço interno, embora suficiente para quatro pessoas, pode ficar apertado para famílias maiores. Além disso, o acabamento interno simples e a falta de alguns itens tecnológicos podem não agradar os mais exigentes. Entre os principais defeitos relatados por proprietários estão ruídos internos, problemas no sistema elétrico dos vidros e possíveis desgastes na embreagem, dependendo da quilometragem. Por outro lado, ele compensa com baixo custo de manutenção, peças baratas e robustez mecânica.
Antes de fechar negócio, fique atento a alguns detalhes. Verifique o estado da embreagem e do câmbio, pois desgastes nesses componentes são comuns. Teste os vidros elétricos, já que podem apresentar falhas. Além disso, cheque o histórico de manutenção e priorize unidades que seguiram as revisões indicadas pelo fabricante. Um bom sinal é encontrar um carro com quilometragem compatível com o uso urbano — algo entre 10 mil e 15 mil km por ano é razoável. Considere também negociar com o vendedor se houver pequenos desgastes no interior ou na pintura, usando isso como argumento para ajustar o preço. Se bem cuidado, o Uno Drive 1.0 pode ser um parceiro econômico e confiável para o dia a dia.
O veículo possui um motor dianteiro de aspiração natural com instalação transversal, alimentado por injeção multiponto. Equipado com 3 cilindros em linha, o motor apresenta um comando único no cabeçote com tuchos hidráulicos e variação de comando na admissão e escape. A cilindrada total é de 999 cm³, com uma cilindrada unitária de 333 cm³.
A potência máxima é de 77 cv no álcool e 72 cv na gasolina, atingindo o pico a 6.250 rpm. O torque máximo é de 10,9 kgfm no álcool e 10,4 kgfm na gasolina, entregue a 3.250 rpm. A relação peso/potência é de 13,12 kg/cv, enquanto o torque específico é de 10,9 kgfm/litro.
Com um câmbio manual de 5 marchas, o modelo apresenta uma tração dianteira e utiliza uma embreagem monodisco a seco. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 12,5 segundos, e a velocidade máxima é de 157 km/h.
O consumo urbano é de 9,2 km/l com álcool e 13,1 km/l com gasolina. Na estrada, o consumo é de 10,4 km/l com álcool e 15,1 km/l com gasolina.
Com um tanque de combustível de 48 litros, a autonomia urbana chega a 442 km com álcool e 629 km com gasolina. Em rodovias, a autonomia é de 499 km com álcool e 725 km com gasolina.
O interior é prático e funcional, com capacidade para 5 ocupantes. O espaço interno é compacto, adequado para o dia a dia na cidade. O porta-malas tem uma capacidade de 280 litros, atendendo bem a pequenas viagens e deslocamentos urbanos.
A configuração interna conta com itens de série como ar-condicionado, direção assistida e banco traseiro rebatível. Há também ajuste de altura para o volante, além de controles elétricos para os vidros dianteiros. Como itens opcionais, estão disponíveis banco do motorista com ajuste de altura e banco traseiro bipartido, agregando conforto adicional.
A carga útil é de 400 kg, suficiente para levar os ocupantes e bagagens sem comprometer o desempenho. No entanto, o espaço interno pode ser limitado para famílias maiores ou longas viagens com muita bagagem.
O veículo possui 3.820 mm de comprimento, 1.636 mm de largura, 1.480 mm de altura e uma distância entre-eixos de 2.376 mm. A altura mínima do solo é de 165 mm, proporcionando boa mobilidade em terrenos urbanos e estradas pavimentadas.
A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, enquanto a traseira conta com eixo de torção e o mesmo tipo de mola.
Os freios dianteiros utilizam discos sólidos, enquanto os traseiros são do tipo tambor. A direção é elétrica, com um diâmetro de giro de 9,8 metros. Os pneus possuem medidas de 175/65 R14, com altura do flanco de 114 mm.
Fonte: Stellantis, Webmotors, QuatroRodas e Motor1.