O Fiat Uno Sporting 1.4 2013 é uma opção interessante para quem busca um carro compacto com apelo esportivo e economia. Seu motor 1.4 Fire EVO flex oferece desempenho adequado para a cidade e viagens curtas, enquanto o visual robusto com rodas de liga leve, saias laterais e detalhes exclusivos o tornam atraente. Este modelo é ideal para jovens motoristas ou para quem deseja um segundo carro prático, com personalidade e estilo diferenciado. No entanto, é importante considerar se o veículo se adequa às suas necessidades, especialmente em termos de espaço interno e tecnologia.
Pontos Principais:
Entre os pontos positivos, o Uno Sporting 2013 apresenta bom consumo de combustível, manutenção acessível e uma direção ágil que facilita a condução em centros urbanos. Contudo, há alguns defeitos recorrentes a se observar, como ruídos internos devido ao acabamento simples e relatos de falhas em componentes como embreagem e sensores. O espaço interno pode ser um desafio para famílias maiores, e o nível de equipamentos, embora adequado para a época, pode parecer modesto em comparação com carros mais modernos.
Antes de comprar um Uno Sporting 2013 usado, é essencial verificar o histórico de manutenção, focando na embreagem, suspensão e sistema de arrefecimento. Teste o veículo para identificar ruídos e desgaste excessivo. Além disso, procure sinais de reparos estruturais ou falta de manutenção preventiva. Escolha unidades com quilometragem moderada, de preferência com revisões documentadas. Negociar com vendedores confiáveis e realizar uma avaliação com um mecânico de confiança pode garantir uma compra mais segura e satisfatória.
O veículo possui um motor dianteiro de aspiração natural, instalado transversalmente. Com alimentação via injeção multiponto, o propulsor conta com 4 cilindros em linha e comando de válvulas único no cabeçote, acionado por correia dentada. A variação do comando de admissão e tuchos mecânicos são características que contribuem para o desempenho.
A cilindrada total é de 1368 cm³, enquanto a unidade apresenta 342 cm³. A potência máxima alcança 88 cv (álcool) e 85 cv (gasolina) a 5750 rpm. O torque atinge 12,5 kgfm (álcool) e 12,4 kgfm (gasolina) a 3500 rpm, resultando em uma boa resposta em diferentes condições de rodagem. Com uma relação peso/potência de 10,85 kg/cv e torque específico de 9,1 kgfm/litro, o veículo oferece uma aceleração de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos e velocidade máxima de 172 km/h.
A plataforma utilizada é a 327, com tração dianteira e câmbio manual de 5 marchas. O acoplamento é feito por uma embreagem monodisco a seco, proporcionando um comportamento eficiente para um hatch compacto.
O consumo do modelo é competitivo para a categoria. No ciclo urbano, registra 7,6 km/l com álcool e 11,2 km/l com gasolina. Já no ciclo rodoviário, alcança 9 km/l com álcool e 13,6 km/l com gasolina.
Em termos de autonomia, no uso urbano, pode percorrer 365 km com álcool e 538 km com gasolina, graças ao tanque de combustível com capacidade de 48 litros. No ciclo rodoviário, esses números aumentam para 432 km com álcool e 653 km com gasolina.
O interior é compacto, mas oferece espaço adequado para cinco ocupantes, com quatro portas para facilitar o acesso. A configuração dos bancos é funcional, com a possibilidade de rebatimento do banco traseiro para ampliar a capacidade do porta-malas, que comporta 280 litros.
Os materiais utilizados são simples, mas eficientes para o segmento, incluindo itens como direção assistida, ajuste de altura do volante e vidros elétricos nas portas dianteiras. Detalhes adicionais, como luz no porta-luvas e destravamento remoto do porta-malas, complementam o conforto.
A carga útil é de 400 kg, tornando o modelo prático para deslocamentos urbanos e pequenas viagens. Apesar de compacto, o espaço interno é otimizado para o dia a dia, atendendo bem às necessidades de usuários que buscam um veículo funcional e econômico.
O veículo mede 3770 mm de comprimento, 1670 mm de largura e 1490 mm de altura, com uma distância entre-eixos de 2376 mm. A altura mínima do solo é de 170 mm, ideal para o uso em vias urbanas e algumas estradas mais irregulares.
A suspensão dianteira é independente no padrão McPherson, com molas helicoidais como elemento elástico, enquanto a traseira utiliza um eixo de torção com molas helicoidais. O sistema de freios é composto por discos sólidos na dianteira e tambores na traseira, garantindo segurança na frenagem.
Os pneus possuem a medida 185/60 R15, com estepe na mesma especificação. A direção hidráulica contribui para um diâmetro de giro de 9,8 metros, proporcionando manobras ágeis em ambientes urbanos.