Escolher o Fiat Uno Sporting 1.4 2013 usado pode ser prático para quem busca economia e estilo. Ideal para cidades, tem consumo eficiente e manutenção acessível. Porém, é preciso atenção a ruídos internos e desgaste da suspensão. Verifique histórico, embreagem e sistema de arrefecimento antes de comprar.
O Fiat Uno Sporting 1.4 2013 é uma opção interessante para quem busca um carro compacto com apelo esportivo e economia. Seu motor 1.4 Fire EVO flex oferece desempenho adequado para a cidade e viagens curtas, enquanto o visual robusto com rodas de liga leve, saias laterais e detalhes exclusivos o tornam atraente. Este modelo é ideal para jovens motoristas ou para quem deseja um segundo carro prático, com personalidade e estilo diferenciado. No entanto, é importante considerar se o veículo se adequa às suas necessidades, especialmente em termos de espaço interno e tecnologia.
Pontos Principais:
- Motor 1.4 Fire EVO flex com 88 cv no etanol e 85 cv na gasolina.
- Consumo médio de até 13,5 km/l na estrada com gasolina.
- Manutenção acessível e peças disponíveis no mercado.
- Foque na avaliação da embreagem e do sistema de suspensão ao comprar.
Entre os pontos positivos, o Uno Sporting 2013 apresenta bom consumo de combustível, manutenção acessível e uma direção ágil que facilita a condução em centros urbanos. Contudo, há alguns defeitos recorrentes a se observar, como ruídos internos devido ao acabamento simples e relatos de falhas em componentes como embreagem e sensores. O espaço interno pode ser um desafio para famílias maiores, e o nível de equipamentos, embora adequado para a época, pode parecer modesto em comparação com carros mais modernos.
O Fiat Uno Sporting 1.4 2013 é ideal para quem busca um carro compacto, econômico e prático para uso diário em cidades, com bom desempenho em viagens curtas e fácil manutenção.
Antes de comprar um Uno Sporting 2013 usado, é essencial verificar o histórico de manutenção, focando na embreagem, suspensão e sistema de arrefecimento. Teste o veículo para identificar ruídos e desgaste excessivo. Além disso, procure sinais de reparos estruturais ou falta de manutenção preventiva. Escolha unidades com quilometragem moderada, de preferência com revisões documentadas. Negociar com vendedores confiáveis e realizar uma avaliação com um mecânico de confiança pode garantir uma compra mais segura e satisfatória.
Desempenho, motor e potência
Motor dianteiro a combustão, flex (álcool/gasolina). Faz 0 a 100 km/h em 11,2 s, com potência de 88 cv (álcool) e 85 cv (gasolina). Velocidade máxima de 172 km/h.
O veículo possui um motor dianteiro de aspiração natural, instalado transversalmente. Com alimentação via injeção multiponto, o propulsor conta com 4 cilindros em linha e comando de válvulas único no cabeçote, acionado por correia dentada. A variação do comando de admissão e tuchos mecânicos são características que contribuem para o desempenho.
A cilindrada total é de 1368 cm³, enquanto a unidade apresenta 342 cm³. A potência máxima alcança 88 cv (álcool) e 85 cv (gasolina) a 5750 rpm. O torque atinge 12,5 kgfm (álcool) e 12,4 kgfm (gasolina) a 3500 rpm, resultando em uma boa resposta em diferentes condições de rodagem. Com uma relação peso/potência de 10,85 kg/cv e torque específico de 9,1 kgfm/litro, o veículo oferece uma aceleração de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos e velocidade máxima de 172 km/h.
A plataforma utilizada é a 327, com tração dianteira e câmbio manual de 5 marchas. O acoplamento é feito por uma embreagem monodisco a seco, proporcionando um comportamento eficiente para um hatch compacto.
Consumo e autonomia
Consumo e autonomia: Faz até 7,6 km/l (álcool) e 11,2 km/l (gasolina) na cidade. Tanque de 48 litros oferece autonomia máxima de até 653 km no uso rodoviário com gasolina.
O consumo do modelo é competitivo para a categoria. No ciclo urbano, registra 7,6 km/l com álcool e 11,2 km/l com gasolina. Já no ciclo rodoviário, alcança 9 km/l com álcool e 13,6 km/l com gasolina.
Em termos de autonomia, no uso urbano, pode percorrer 365 km com álcool e 538 km com gasolina, graças ao tanque de combustível com capacidade de 48 litros. No ciclo rodoviário, esses números aumentam para 432 km com álcool e 653 km com gasolina.
Interior
Transmissão: Tração dianteira com câmbio manual de 5 marchas. Direção hidráulica facilita a condução, garantindo estabilidade e conforto em diferentes condições.
O interior é compacto, mas oferece espaço adequado para cinco ocupantes, com quatro portas para facilitar o acesso. A configuração dos bancos é funcional, com a possibilidade de rebatimento do banco traseiro para ampliar a capacidade do porta-malas, que comporta 280 litros.
Interior e segurança: Confortável para 5 ocupantes, com bancos rebatíveis e equipamentos de segurança como ABS e airbags frontais. Proporciona viagens seguras e práticas.
Os materiais utilizados são simples, mas eficientes para o segmento, incluindo itens como direção assistida, ajuste de altura do volante e vidros elétricos nas portas dianteiras. Detalhes adicionais, como luz no porta-luvas e destravamento remoto do porta-malas, complementam o conforto.
Porta-malas com capacidade de 280 litros e carga útil de 400 kg, atendendo bem a necessidades urbanas e pequenas viagens.
A carga útil é de 400 kg, tornando o modelo prático para deslocamentos urbanos e pequenas viagens. Apesar de compacto, o espaço interno é otimizado para o dia a dia, atendendo bem às necessidades de usuários que buscam um veículo funcional e econômico.
Medidas
Medidas: Comprimento 3770 mm, largura 1670 mm, altura 1490 mm, entre-eixos de 2376 mm, altura mínima do solo de 170 mm e porta-malas com 280 litros.
O veículo mede 3770 mm de comprimento, 1670 mm de largura e 1490 mm de altura, com uma distância entre-eixos de 2376 mm. A altura mínima do solo é de 170 mm, ideal para o uso em vias urbanas e algumas estradas mais irregulares.
A suspensão dianteira é independente no padrão McPherson, com molas helicoidais como elemento elástico, enquanto a traseira utiliza um eixo de torção com molas helicoidais. O sistema de freios é composto por discos sólidos na dianteira e tambores na traseira, garantindo segurança na frenagem.
Os pneus possuem a medida 185/60 R15, com estepe na mesma especificação. A direção hidráulica contribui para um diâmetro de giro de 9,8 metros, proporcionando manobras ágeis em ambientes urbanos.
Preços aproximados do Fiat Uno 2013
- Fiat Uno Way 1.0 Evo Fire Flex 8V 2p 2013 – Preço aproximado: R$ 25 mil
- Fiat Uno Vivace 1.0 Evo Fire Flex 8V 3p 2013 – Preço aproximado: R$ 26 mil
- Fiat Uno Vivace Celeb. 1.0 Evo F. Flex 8V 3p 2013 – Preço aproximado: R$ 26 mil
- Fiat Uno Economy 1.4 Evo Fire Flex 8V 2p 2013 – Preço aproximado: R$ 28 mil
- Fiat Uno Economy Celeb. 1.4 Evo F. Flex 8V 2p 2013 – Preço aproximado: R$ 29 mil
- Fiat Uno Vivace Italia 1.0 Evo F. Flex 8V 5p 2013 – Preço aproximado: R$ 30 mil
- Fiat Uno Way Celeb. 1.0 Evo Fire Flex 8V 5p 2013 – Preço aproximado: R$ 30 mil
- Fiat Uno Vivace Celeb. 1.0 Evo F. Flex 8V 5p 2013 – Preço aproximado: R$ 30 mil
- Fiat Uno Economy 1.4 Evo Fire Flex 8V 4p 2013 – Preço aproximado: R$ 31 mil
- Fiat Uno Economy Celeb. 1.4 Evo F. Flex 8V 4p 2013 – Preço aproximado: R$ 31 mil
- Fiat Uno Way Xingu 1.0 Evo F. Flex 8V 5p 2013 – Preço aproximado: R$ 31 mil
- Fiat Uno Vivace/Rua 1.0 Evo Fire Flex 8V 5p 2013 – Preço aproximado: R$ 31 mil
- Fiat Uno Way Xingu 1.4 Evo F. Flex 8V 5p 2013 – Preço aproximado: R$ 31 mil
- Fiat Uno Way 1.0 Evo Fire Flex 8V 5p 2013 – Preço aproximado: R$ 32 mil
- Fiat Uno Way 1.4 Evo Fire Flex 8V 2p 2013 – Preço aproximado: R$ 35 mil
- Fiat Uno Way 1.4 Evo Fire Flex 8V 5p 2013 – Preço aproximado: R$ 35 mil
- Fiat Uno Way Celeb. 1.4 Evo Fire Flex 8V 5p 2013 – Preço aproximado: R$ 35 mil
- Fiat Uno Sporting 1.4 Evo Fire Flex 8V 4p 2013 – Preço aproximado: R$ 38 mil
- Fiat Uno Sport.Interlagos 1.4 Evo F. Flex 8V 2013 – Preço aproximado: R$ 38 mil
Ficha Técnica do Fiat Uno Sporting 1.4 2013
Antes de comprar, teste o veículo e observe sinais de desgaste na embreagem, suspensão e sistema de arrefecimento. Verifique se a manutenção está em dia.
Geral
- Ano: 2013
- Propulsão: Combustão
- Combustível: Flex (álcool/gasolina)
- Procedência: Nacional
- Configuração: Hatchback
- Porte: Compacto
- Lugares: 5
- Portas: 4
- Geração: 2
- Plataforma: 327
Motor
- Instalação: Dianteiro
- Aspiração: Natural
- Disposição: Transversal
- Alimentação: Injeção multiponto
- Cilindros: 4 em linha
- Comando de válvulas: Único no cabeçote
- Tuchos: Mecânicos
- Cilindrada unitária: 342 cm³
- Acionamento comando: Correia dentada
- Válvulas por cilindro: 2
- Diâmetro do cilindro: 72 mm
- Razão de compressão: 12,35:1
- Curso do pistão: 84 mm
- Deslocamento: 1.368 cm³
- Potência máxima: 88 cv (Álcool) / 85 cv (Gasolina) a 5.750 rpm
- Código do motor: Fire
- Torque máximo: 12,5 kgfm (Álcool) / 12,4 kgfm (Gasolina) a 3.500 rpm
- Peso/potência: 10,85 kg/cv
- Torque específico: 9,1 kgfm/litro
- Peso/torque: 76,4 kg/kgfm
- Potência específica: 64,3 cv/litro
- Rotação máxima: 6.500 rpm
Transmissão
- Tração: Dianteira
- Câmbio: Manual de 5 marchas
- Acoplamento: Embreagem monodisco a seco
Suspensão
- Dianteira: Independente, McPherson com mola helicoidal
- Traseira: Eixo de torção com mola helicoidal
Freios
- Dianteiros: Disco sólido
- Traseiros: Tambor
Direção
- Assistência: Hidráulica
- Diâmetro de giro: 9,8 m
Pneus
- Dianteiros: 185/60 R15
- Traseiros: 185/60 R15
- Estepe: 185/60 R15
Dimensões
- Comprimento: 3.770 mm
- Largura: 1.670 mm
- Distância entre-eixos: 2.376 mm
- Altura: 1.490 mm
- Bitola dianteira: 1.430 mm
- Bitola traseira: 1.420 mm
- Porta-malas: 280 litros
- Tanque de combustível: 48 litros
- Peso: 955 kg
- Carga útil: 400 kg
- Altura mínima do solo: 170 mm
Desempenho
- Velocidade máxima: 172 km/h
- Aceleração 0-100 km/h: 11,2 s
Consumo
- Urbano: 7,6 km/l (Álcool) / 11,2 km/l (Gasolina)
- Rodoviário: 9 km/l (Álcool) / 13,6 km/l (Gasolina)
Autonomia
- Urbana: 365 km (Álcool) / 538 km (Gasolina)
- Rodoviária: 432 km (Álcool) / 653 km (Gasolina)
Equipamentos do Fiat Uno Sporting 1.4 2013
Problemas como ruídos internos e desgaste na suspensão podem surgir. É importante avaliar o histórico do veículo para evitar surpresas e gastos extras com reparos.
Segurança
- Freios ABS
- Airbags frontais
- Faróis de neblina
- Limpador e lavador do vidro traseiro
- Travamento central das portas
- Desembaçador do vidro traseiro
- Encosto de cabeça para todos os ocupantes (opcional)
Conforto
- Direção assistida
- Ajuste do volante em altura
- Controle elétrico dos vidros dianteiros
- Rodas de liga leve
- Banco traseiro rebatível
- Destravamento interno/remoto do porta-malas
- Luz no porta-luvas
- Comando interno da tampa de abastecimento
- Ar-condicionado (opcional)
- Ar quente (opcional)
- Banco do motorista com ajuste de altura (opcional)
Entretenimento
- Computador de bordo
- Conta-giros
- Termômetro do líquido de arrefecimento
- Rádio (opcional)
- CD player (opcional)
- Conexão USB (opcional)
- Conexão Bluetooth (opcional)
Fonte: Stellantis, Webmotors, Icarros, G1, Terra e Exame.