Nissan Apresenta o R32 EV: Um nova era para um ícone transformado em carro elétrico retrô

E se o lendário R32 GT-R pudesse renascer como um veículo elétrico? Essa foi a proposta da Nissan ao criar o R32 EV, apresentado no Salão de Tóquio 2025. Com dois motores elétricos de 160 kW e uma bateria de 62 kWh, o projeto preserva o legado do modelo clássico enquanto explora o futuro da eletrificação.
Publicado por Alan Corrêa em Nissan dia 15/01/2025

No Salão do Automóvel de Tóquio de 2025, realizado entre 10 e 12 de janeiro, a Nissan revelou um projeto inovador que combina um dos modelos mais icônicos da sua história, o R32 GT-R, com tecnologia elétrica de ponta. O R32 EV foi desenvolvido por uma equipe de engenheiros da Nissan no Japão, como parte de um esforço para explorar o potencial da eletrificação aplicada a carros de alto desempenho.

Pontos Principais:

  • Apresentação do R32 EV no Salão do Automóvel de Tóquio 2025.
  • Desenvolvimento liderado pelo engenheiro Ryozo Hiraku.
  • Utilização de dois motores elétricos de 160 kW cada.
  • Instalação de uma bateria de 62 kWh no lugar do banco traseiro.

A iniciativa surgiu como um projeto interno liderado por Ryozo Hiraku, engenheiro especializado em trens de força elétricos. O objetivo era proporcionar uma experiência de direção comparável à do modelo original, utilizando motores elétricos e sistemas digitais modernos. A apresentação do veículo no evento marcou uma etapa importante na busca por integrar a tradição automotiva com tecnologias sustentáveis.

Desenvolvimento do R32 EV

A Nissan revelou o R32 EV, versão elétrica do icônico R32 GT-R, unindo tradição e tecnologia para explorar o futuro da eletrificação no setor automotivo.
A Nissan revelou o R32 EV, versão elétrica do icônico R32 GT-R, unindo tradição e tecnologia para explorar o futuro da eletrificação no setor automotivo.

O engenheiro Ryozo Hiraku foi a figura central na concepção do R32 EV. Ex-proprietário de um R32 GT-R, ele idealizou o projeto como uma forma de preservar o legado do modelo. Hiraku considerou o desafio de garantir que veículos como o R32 ainda pudessem ser usados em 2055, mesmo com as mudanças no acesso a combustíveis fósseis.

Liderado por Ryozo Hiraku, o projeto do R32 EV busca preservar a experiência de condução do R32 GT-R original, usando motores elétricos e sistemas digitais inovadores.
Liderado por Ryozo Hiraku, o projeto do R32 EV busca preservar a experiência de condução do R32 GT-R original, usando motores elétricos e sistemas digitais inovadores.

O projeto buscou replicar o desempenho do motor biturbo de 2,6 litros do R32 GT-R original utilizando dois motores elétricos de 160 kW cada. Combinados, eles entregam 34,6 kgfm de torque, números comparáveis ao modelo clássico. Para atender às necessidades energéticas, uma bateria de 62 kWh foi instalada no local do banco traseiro, aproveitando tecnologia derivada do LEAF NISMO RC02.

A equipe não buscou superar o desempenho do modelo original, mas sim igualar suas características, ajustando os motores elétricos para compensar o aumento de peso causado pelos componentes adicionais. O R32 EV pesa 1.797 kg, enquanto o R32 GT-R original tem um peso de 1.430 kg.

Sistema de Tração e Suspensão

O R32 EV conta com dois motores elétricos de 160 kW cada e uma bateria de 62 kWh, posicionada no espaço do banco traseiro, mantendo características próximas ao modelo original.
O R32 EV conta com dois motores elétricos de 160 kW cada e uma bateria de 62 kWh, posicionada no espaço do banco traseiro, mantendo características próximas ao modelo original.

O R32 EV foi equipado com um sistema de tração integral atualizado para substituir o ATTESA E-TS original do R32 GT-R. Com motores elétricos duplos e sensores modernos, o sistema permite uma distribuição de torque mais precisa e rápida entre as rodas dianteiras e traseiras, eliminando componentes mecânicos como embreagens.

Para manter o desempenho dinâmico, o veículo recebeu um kit de suspensão NISMO Sports com amortecedores Öhlins. O sistema foi projetado para lidar com o peso adicional, minimizando a inclinação da carroceria e mantendo uma experiência de direção que remete ao modelo original.

Elementos Visuais e Funcionais

Externamente, o R32 EV preserva a aparência clássica do R32 GT-R, incluindo a cor Gun Grey metálica, com discretas atualizações que integram as novas tecnologias.
Externamente, o R32 EV preserva a aparência clássica do R32 GT-R, incluindo a cor Gun Grey metálica, com discretas atualizações que integram as novas tecnologias.

Externamente, o R32 EV mantém a aparência original do R32 GT-R, incluindo sua pintura metálica Gun Grey. No entanto, o veículo recebeu atualizações discretas, como a entrada de carregamento elétrica e rodas de 18 polegadas, desenvolvidas para acomodar os freios aprimorados provenientes do R35 GT-R.

Internamente, o painel ganhou telas digitais de alta resolução e os assentos foram substituídos por modelos Recaro personalizados, mantendo o design clássico com elementos modernos.
Internamente, o painel ganhou telas digitais de alta resolução e os assentos foram substituídos por modelos Recaro personalizados, mantendo o design clássico com elementos modernos.

Internamente, os assentos originais foram substituídos por modelos Recaro personalizados, enquanto o sistema de áudio e os medidores foram modernizados com telas digitais de alta resolução. Essas alterações visam manter o design clássico, ao mesmo tempo em que integram funcionalidades modernas.

Testes e Avaliações

A equipe busca igualar, e não superar, o desempenho do GT-R original, que entregava 280 PS (206 kW) de potência e 35,9 kgfm de torque.
A equipe busca igualar, e não superar, o desempenho do GT-R original, que entregava 280 PS (206 kW) de potência e 35,9 kgfm de torque.

A fase de testes contou com a participação de Hiroyoshi Kato, piloto de testes mestre da Nissan e membro da equipe que ajustou o R32 GT-R em 1989. Ele forneceu feedback valioso sobre a experiência de direção do R32 EV, auxiliando a equipe a realizar ajustes finais no desempenho.

O sistema de suspensão recebeu um kit NISMO Sports com amortecedores Öhlins, que ajudam a equilibrar o peso adicional dos componentes elétricos sem comprometer a estabilidade.
O sistema de suspensão recebeu um kit NISMO Sports com amortecedores Öhlins, que ajudam a equilibrar o peso adicional dos componentes elétricos sem comprometer a estabilidade.

O veículo foi testado em pistas para garantir que suas características dinâmicas fossem compatíveis com as do modelo original. Além disso, os engenheiros programaram uma lógica específica para simular as trocas de marcha, incluindo um sistema que reproduz o som do motor RB26DETT e simula a sensação de trocas manuais.

Especificações do R32 EV

  • Comprimento: 4.545 mm
  • Largura: 1.755 mm
  • Altura: 1.340 mm
  • Peso: 1.797 kg
  • Motorização: Dois motores elétricos
  • Bateria: 62 kWh
  • Torque Máximo: 34,6 kgfm
  • Sistema de Tração: Motor duplo AWD
  • Suspensão: Kit NISMO Sports com amortecedores Öhlins
  • Freios: Discos e pinças aprimorados do R35 GT-R
  • Rodas: 18 polegadas
  • Assentos: 2 lugares

O Futuro do Projeto

Sem previsão de comercialização, o R32 EV serve como uma plataforma para explorar o futuro da eletrificação, alinhando o legado da Nissan com novas demandas tecnológicas.
Sem previsão de comercialização, o R32 EV serve como uma plataforma para explorar o futuro da eletrificação, alinhando o legado da Nissan com novas demandas tecnológicas.

Atualmente, a Nissan não possui planos de comercializar o R32 EV ou oferecer kits de conversão. Entretanto, o projeto gerou insights valiosos para a equipe, que dedicou parte do seu tempo livre para transformar essa ideia em realidade. O desenvolvimento do R32 EV reflete a abordagem da Nissan em combinar tradição com inovação tecnológica.

Fonte: Nissan.