No Salão do Automóvel de Tóquio de 2025, realizado entre 10 e 12 de janeiro, a Nissan revelou um projeto inovador que combina um dos modelos mais icônicos da sua história, o R32 GT-R, com tecnologia elétrica de ponta. O R32 EV foi desenvolvido por uma equipe de engenheiros da Nissan no Japão, como parte de um esforço para explorar o potencial da eletrificação aplicada a carros de alto desempenho.
Pontos Principais:
A iniciativa surgiu como um projeto interno liderado por Ryozo Hiraku, engenheiro especializado em trens de força elétricos. O objetivo era proporcionar uma experiência de direção comparável à do modelo original, utilizando motores elétricos e sistemas digitais modernos. A apresentação do veículo no evento marcou uma etapa importante na busca por integrar a tradição automotiva com tecnologias sustentáveis.
O engenheiro Ryozo Hiraku foi a figura central na concepção do R32 EV. Ex-proprietário de um R32 GT-R, ele idealizou o projeto como uma forma de preservar o legado do modelo. Hiraku considerou o desafio de garantir que veículos como o R32 ainda pudessem ser usados em 2055, mesmo com as mudanças no acesso a combustíveis fósseis.
O projeto buscou replicar o desempenho do motor biturbo de 2,6 litros do R32 GT-R original utilizando dois motores elétricos de 160 kW cada. Combinados, eles entregam 34,6 kgfm de torque, números comparáveis ao modelo clássico. Para atender às necessidades energéticas, uma bateria de 62 kWh foi instalada no local do banco traseiro, aproveitando tecnologia derivada do LEAF NISMO RC02.
A equipe não buscou superar o desempenho do modelo original, mas sim igualar suas características, ajustando os motores elétricos para compensar o aumento de peso causado pelos componentes adicionais. O R32 EV pesa 1.797 kg, enquanto o R32 GT-R original tem um peso de 1.430 kg.
O R32 EV foi equipado com um sistema de tração integral atualizado para substituir o ATTESA E-TS original do R32 GT-R. Com motores elétricos duplos e sensores modernos, o sistema permite uma distribuição de torque mais precisa e rápida entre as rodas dianteiras e traseiras, eliminando componentes mecânicos como embreagens.
Para manter o desempenho dinâmico, o veículo recebeu um kit de suspensão NISMO Sports com amortecedores Öhlins. O sistema foi projetado para lidar com o peso adicional, minimizando a inclinação da carroceria e mantendo uma experiência de direção que remete ao modelo original.
Externamente, o R32 EV mantém a aparência original do R32 GT-R, incluindo sua pintura metálica Gun Grey. No entanto, o veículo recebeu atualizações discretas, como a entrada de carregamento elétrica e rodas de 18 polegadas, desenvolvidas para acomodar os freios aprimorados provenientes do R35 GT-R.
Internamente, os assentos originais foram substituídos por modelos Recaro personalizados, enquanto o sistema de áudio e os medidores foram modernizados com telas digitais de alta resolução. Essas alterações visam manter o design clássico, ao mesmo tempo em que integram funcionalidades modernas.
A fase de testes contou com a participação de Hiroyoshi Kato, piloto de testes mestre da Nissan e membro da equipe que ajustou o R32 GT-R em 1989. Ele forneceu feedback valioso sobre a experiência de direção do R32 EV, auxiliando a equipe a realizar ajustes finais no desempenho.
O veículo foi testado em pistas para garantir que suas características dinâmicas fossem compatíveis com as do modelo original. Além disso, os engenheiros programaram uma lógica específica para simular as trocas de marcha, incluindo um sistema que reproduz o som do motor RB26DETT e simula a sensação de trocas manuais.
Atualmente, a Nissan não possui planos de comercializar o R32 EV ou oferecer kits de conversão. Entretanto, o projeto gerou insights valiosos para a equipe, que dedicou parte do seu tempo livre para transformar essa ideia em realidade. O desenvolvimento do R32 EV reflete a abordagem da Nissan em combinar tradição com inovação tecnológica.
Fonte: Nissan.