Ficha técnica da BYD Shark 2025 mostra que picape híbrida pode chegar a 435 cv com potência combinada

A BYD Shark GS 1.5 é uma picape híbrida que não só compete com modelos tradicionais no que diz respeito à capacidade e potência, mas também adiciona os benefícios de uma tecnologia mais limpa e eficiente. Ela é uma opção viável para quem procura uma alternativa mais sustentável sem perder a robustez e a funcionalidade essenciais no segmento de picapes.
Publicado em BYD dia 19/05/2024 por Alan Corrêa

Quando a gente olha a ficha técnica da picape híbrida BYD Shark, a primeira consideração é seu desempenho. Equipado com uma propulsão híbrida que combina um motor elétrico e outro a combustão, este veículo oferece uma resposta notável nas mais variadas condições de condução. A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em apenas 5,7 segundos, uma marca respeitável para uma picape de seu porte. Além disso, alcança uma velocidade máxima de 160 km/h. A potência combinada de seus motores atinge 435 cv, garantindo robustez e agilidade. Com tais características, a questão sobre se vale a pena adquirir esta picape depende primariamente de suas necessidades de performance e eficiência energética.

O modelo apresenta um motor a combustão instalado na parte frontal do veículo, aspirado por um turbocompressor, com um deslocamento de 1498 cm3. O torque máximo oferecido é de 25 kgfm a 3000 rpm, proporcionando uma experiência de condução vigorosa e imediata. A transmissão é automatizada de uma marcha com tração integral sob demanda, facilitando a dirigibilidade em diversos terrenos. A direção assistida elétrica e o diâmetro de giro de 13,5 metros permitem manobras com facilidade, mesmo em espaços restritos.

Na parte de suspensão, o veículo possui sistemas independentes com braços sobrepostos tanto na dianteira quanto na traseira, complementados por molas helicoidais que absorvem bem as irregularidades do terreno. Os freios são discos ventilados tanto na frente quanto atrás, proporcionando uma parada segura e controlada. Os pneus 265/65 R18 oferecem um bom compromisso entre desempenho e conforto em variadas superfícies.

Quanto às dimensões, a picape tem um comprimento de 5457 mm e largura de 1971 mm, com uma distância entre-eixos de 3260 mm e altura de 1925 mm. A caçamba comporta 1450 litros, e o tanque de combustível tem capacidade para 57 litros, adequados para longas jornadas sem reabastecimentos frequentes.

O design da BYD Shark foi inspirado em tubarões, com uma luz de LED que imita a boca aberta do animal. As linhas laterais simulam o movimento em água, e a traseira lembra uma nadadeira.
O design da BYD Shark foi inspirado em tubarões, com uma luz de LED que imita a boca aberta do animal. As linhas laterais simulam o movimento em água, e a traseira lembra uma nadadeira.

O consumo e a autonomia são pontos cruciais para muitos consumidores. Urbanamente, o veículo faz 13 km/l, enquanto em rodovias, o consumo é de 10 km/l. A autonomia elétrica de 70 km é suficiente para a maioria dos trajetos urbanos diários sem necessidade de uso do motor a combustão, o que pode ser um atrativo econômico significativo.

No que se refere aos equipamentos, a segurança é reforçada com múltiplos airbags, alertas de colisão frontal, assistência de faixa e frenagem automática de emergência. O conforto é garantido por itens como ar-condicionado automático, bancos ajustáveis eletricamente e revestidos em couro. A experiência de entretenimento é enriquecida por uma conexão Bluetooth, navegador GPS e um sistema de som premium, proporcionando entretenimento e informação de qualidade durante a condução.

Os pontos positivos desta picape incluem a potência combinada dos motores, a economia de combustível proporcionada pelo sistema híbrido e a riqueza de equipamentos de segurança e conforto. Como ponto negativo, pode-se considerar o preço de aproximadamente R$ 300.000, que pode ser um investimento considerável para alguns potenciais compradores.

Sistema híbrido da BYD Shark

A BYD Shark GS 1.5 é uma picape híbrida plug-in que combina motores elétricos e a combustão. Este design otimiza tanto o desempenho quanto a eficiência energética do veículo.
A BYD Shark GS 1.5 é uma picape híbrida plug-in que combina motores elétricos e a combustão. Este design otimiza tanto o desempenho quanto a eficiência energética do veículo.

A BYD Shark GS 1.5 se destaca no mercado automobilístico como uma picape híbrida plug-in, uma configuração que equilibra o uso de motores elétricos e a combustão interna para otimizar tanto o desempenho quanto a eficiência energética. Este tipo de veículo é particularmente vantajoso para quem busca reduzir a emissão de poluentes sem sacrificar a força e a autonomia que as picapes tradicionais oferecem.

O funcionamento do sistema híbrido da BYD Shark GS 1.5 envolve a combinação de um motor elétrico, que pode operar o veículo sozinho para trajetos curtos e urbanos, e um motor a combustão, que entra em ação em velocidades mais altas ou quando é necessária mais potência, como em subidas ou para rebocar cargas pesadas. O motor elétrico é alimentado por uma bateria que pode ser recarregada através de uma tomada convencional, permitindo ao veículo percorrer distâncias consideráveis sem utilizar o motor a combustão, o que contribui para uma economia significativa de combustível.

A “potência combinada” de 435 cv mencionada na ficha técnica do BYD Shark GS 1.5 refere-se à soma da potência fornecida pelo motor elétrico e pelo motor a combustão quando ambos estão operando ao mesmo tempo. Este arranjo não só oferece uma resposta imediata de aceleração, devido ao torque instantâneo do motor elétrico, mas também assegura uma potência substancial para qualquer desafio na estrada. Com esse sistema, a picape alcança 0 a 100 km/h em impressionantes 5,7 segundos e atinge uma velocidade máxima de 160 km/h.

Quando comparada com modelos tradicionais de picapes, como a Toyota Hilux e a Ford Ranger, a BYD Shark GS 1.5 apresenta várias vantagens. Além da eficiência energética superior, o modelo híbrido oferece uma experiência de condução mais tranquila e silenciosa, características valorizadas em ambientes urbanos ou em longas viagens. No entanto, para trabalhos pesados e condições extremas, as picapes convencionais ainda têm uma leve vantagem devido à sua construção e sistemas de tração projetados especificamente para esses fins.

Ficha Técnica do BYD Shark GS 1.5

Os motores da BYD Shark trabalham juntos para proporcionar uma experiência de condução equilibrada. O motor elétrico é ideal para trajetos urbanos, enquanto o a combustão suporta maiores demandas.
Os motores da BYD Shark trabalham juntos para proporcionar uma experiência de condução equilibrada. O motor elétrico é ideal para trajetos urbanos, enquanto o a combustão suporta maiores demandas.

Geral

  • Ano: 2025
  • Propulsão: Híbrida Plug-in
  • Combustível: Eletricidade/Gasolina
  • Procedência: Importado
  • Configuração: Picape
  • Porte: Médio
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: [especificar se aplicável]
  • Plataforma: DMO
  • Série: [especificar se aplicável]

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Disposição: Longitudinal
  • Cilindros: 4 em linha
  • Cilindrada unitária: [especificar se aplicável]
  • Válvulas por cilindro: 4
  • Razão de compressão: [especificar se aplicável]
  • Deslocamento: 1498 cm³
  • Código do motor: BYD476ZQF
  • Peso/potência: 14,81 kg/cv
  • Peso/torque: 106,6 kg/kgfm
  • Aspiração: Turbocompressor
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Variação do comando: Admissão
  • Acionamento comando: [especificar se aplicável]
  • Diâmetro do cilindro: [especificar se aplicável]
  • Curso do pistão: [especificar se aplicável]
  • Potência máxima: 180 cv a 4500 rpm
  • Torque máximo: 25 kgfm a 3000 rpm
  • Torque específico: 16,7 kgfm/litro
  • Potência específica: 120,2 cv/litro

Motores Elétricos

  • Potência: 231 cv (dianteiro)
  • Torque: 31,6 kgfm (dianteiro)
  • Potência: 204 cv (traseiro)
  • Torque: 34,7 kgfm (traseiro)
  • Potência combinada: 435 cv
  • Autonomia elétrica: 70 km
  • Capacidade da bateria: 29,6 kWh
  • Potência de recarga: 40 kW (DC)

Transmissão

  • Tração: Integral sob demanda
  • Câmbio: Automático de 1 marcha
  • Acoplamento: Engrenagem epicicloidal
Tecnologia de ponta: Apresenta um painel de instrumentos LCD de 10,25 polegadas e compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto.
Tecnologia de ponta: Apresenta um painel de instrumentos LCD de 10,25 polegadas e compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto.

Suspensão

  • Dianteira: Independente, braços sobrepostos
  • Elemento elástico: Mola helicoidal
  • Traseira: Independente, braços sobrepostos
  • Elemento elástico: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Disco ventilado
O design da BYD Shark GS 1.5 equilibra robustez e modernidade, com linhas que enfatizam sua natureza inovadora e capacidade off-road.
O design da BYD Shark GS 1.5 equilibra robustez e modernidade, com linhas que enfatizam sua natureza inovadora e capacidade off-road.

Direção

  • Assistência: Elétrica
  • Diâmetro de giro: 13,5 m

Pneus

  • Dianteiros: 265/65 R18
  • Altura do flanco: 172 mm
  • Traseiros: 265/65 R18
  • Altura do flanco: 172 mm
  • Estepe: 265/65 R18

Dimensões

  • Comprimento: 5457 mm
  • Distância entre-eixos: 3260 mm
  • Bitola dianteira: 1660 mm
  • Caçamba: 1450 litros
  • Peso: 2665 kg
  • Reboque sem freio: [especificar se aplicável]
  • Ângulo de entrada: 31 graus
  • Ângulo central: [especificar se aplicável]
  • Inclinação lateral máx.: [especificar se aplicável]
  • Altura mínima do solo: 210 mm
  • Largura: 1971 mm
  • Altura: 1925 mm
  • Bitola traseira: 1660 mm
  • Tanque de combustível: 57 litros
  • Carga útil: 835 kg
  • Reboque com freio: 2500 kg
  • Ângulo de saída: 19,3 graus
A caçamba da BYD Shark tem capacidade de 1450 litros, e a carga útil é de 835 kg, tornando-a prática para cargas pesadas e diversas utilidades.
A caçamba da BYD Shark tem capacidade de 1450 litros, e a carga útil é de 835 kg, tornando-a prática para cargas pesadas e diversas utilidades.

Desempenho

  • Velocidade máxima: 160 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 5,7 s

Consumo

  • Urbano: 13 km/l
  • Rodoviário: 10 km/l

Autonomia

  • Urbana: 741 km
  • Rodoviária: 570 km

Equipamentos do BYD Shark GS 1.5

Em segurança, a BYD Shark se destaca com airbags, alertas de colisão, assistência de faixa e monitoramento de ponto cego, proporcionando proteção total.
Em segurança, a BYD Shark se destaca com airbags, alertas de colisão, assistência de faixa e monitoramento de ponto cego, proporcionando proteção total.

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Airbags laterais
  • Airbags de cortina
  • Alarme antifurto perimétrico
  • Alarme antifurto volumétrico
  • Câmera traseira para manobras
  • Câmeras para visão de 360 graus
  • Cintos de três pontos para todos os ocupantes
  • Encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Controle de estabilidade
  • Controle de tração
  • Faróis de LED
  • Faróis com refletores duplos
  • Faróis com regulagem de altura
  • Faróis de neblina
  • Luz traseira de neblina
  • Repetidores laterais das luzes de direção
  • Travamento central das portas
  • Assistente de desembarque
  • Luz de condução diurna
  • Controle automático de descida
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • ISOFIX para fixação de cadeira infantil
  • Alerta de colisão frontal
  • Alerta de tráfego cruzado traseiro
  • Monitoramento de pressão dos pneus
  • Assistente de partida em rampa
  • Sensores de estacionamento dianteiro
  • Sensores de estacionamento traseiro
  • Assistente de farol alto
  • Alerta de ponto cego
  • Alerta de mudança de faixa
  • Assistente de permanência em faixa
  • Frenagem automática de emergência
  • Vetorização de torque
  • Tração integral
O interior da BYD Shark é espaçoso e confortável, com acabamentos de qualidade e tecnologias modernas que elevam a experiência de condução.
O interior da BYD Shark é espaçoso e confortável, com acabamentos de qualidade e tecnologias modernas que elevam a experiência de condução.

Conforto

  • Ar-condicionado
  • Ar-condicionado automático
  • Ionizador/purificador de ar
  • Zonas de ar-condicionado: 2
  • Ar quente
  • Saída de ar para o banco traseiro
  • Direção assistida
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Apoio de braço para o motorista
  • Apoio de braço central no banco traseiro
  • Câmbio automático
  • Ajuste do volante em altura
  • Ajuste do volante em profundidade
  • Cintos de segurança com ajuste de altura
  • Bancos revestidos em couro
  • Banco do motorista com ajuste elétrico
  • Banco do passageiro com ajuste elétrico
  • Banco do motorista com aquecimento
  • Banco do motorista com ventilação
  • Ajuste de apoio lombar para o motorista
  • Controle automático de velocidade
  • Controle de velocidade adaptativo
  • Assistente de centralização em faixa
  • Limitador de velocidade
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros
  • Controle elétrico dos vidros traseiros
  • Faróis com acendimento automático
  • Limpador de para-brisa automático
  • Ajuste elétrico dos retrovisores
  • Retrovisores rebatíveis eletricamente
  • Retrovisor interno fotocrômico
  • Retrovisor externo com aquecimento
  • Rodas de liga leve
  • Banco traseiro bipartido
  • Banco traseiro rebatível
  • Destravamento remoto do porta-malas
  • Luz no porta-malas
  • Luz no porta-luvas
  • Luz de teto traseira
  • Comando interno da tampa de abastecimento
  • Chave presencial
  • Sistema start-stop
  • Recuperação de energia cinética
  • Carregamento bidirecional
  • Acionamento remoto do motor
  • Freio de estacionamento elétrico
  • Auto Hold
  • Tampa traseira motorizada
  • Alças de segurança no teto
  • Capô sustentado por mola a gás

Entretenimento

  • Rádio
  • Conexão USB
  • Conexão Bluetooth
  • Tomada de 110/220 volts
  • Navegador GPS
  • Volante multifuncional
  • Computador de bordo
  • Indicador de temperatura externa
  • Espelhamento da tela do celular
  • Carregador de celular por indução
  • Reconhecimento de placas de trânsito
  • Roteador Wi-Fi
  • Sistema de som premium Dirac
  • Head-up display
  • Comandos ao veículo através de aplicativo
  • Informações do veículo através de aplicativo

*Com informações da BYD e Wikipedia.