A Volkswagen Amarok Comfortline, versão de entrada da picape média, passou por atualizações visuais e mantém o motor V6 de 258 cv. Com preço de R$ 313.900,00, surge a questão: vale a pena optar por essa configuração ou investir mais na versão topo de linha?
A Volkswagen Amarok Comfortline é a versão de entrada da picape média, que recebeu leves atualizações visuais e manteve o motor V6 3.0 turbodiesel de 258 cv e 59,1 kgfm de torque. Apesar de compartilhar a mecânica consagrada com outras versões, o modelo enfrenta novos desafios com a chegada das regras de emissões do Proconve L8, que entrarão em vigor em 2025. A versão Comfortline custa R$ 313.900, enquanto a topo de linha Extreme adiciona itens visuais e funcionais por mais R$ 41 mil.
Pontos Principais:
- Atualizações visuais na dianteira, incluindo faróis full-LED e nova grade frontal.
- Motor V6 3.0 turbodiesel com 258 cv e 59,1 kgfm de torque.
- Consumo médio de 12,6 km/l, com 9 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada.
- Versão Comfortline equipada com bancos dianteiros com ajustes elétricos, câmera de ré e sensores de estacionamento.
No mercado de picapes médias, a Amarok concorre com modelos como Ford Ranger, Chevrolet S10 e alternativas mais modernas, como a BYD Shark híbrida. Embora a nova geração da Amarok não esteja disponível no Brasil, a Volkswagen apostou em um facelift para atualizar o design e incluir itens tecnológicos, como a central multimídia de 9 polegadas e o display “Safer Tag”. Esses recursos melhoram a conectividade e a segurança, mas deixam a Amarok com um visual menos inovador em comparação às rivais.
Com consumo médio de 12,6 km/l, a Comfortline combina desempenho satisfatório com boa oferta de equipamentos, como bancos dianteiros elétricos, câmera de ré e sensores de estacionamento. No entanto, sua suspensão firme e dimensões avantajadas podem dificultar o uso em espaços urbanos. Para consumidores que priorizam um visual esportivo e mais itens de série, a versão Extreme se destaca, enquanto os concorrentes oferecem tecnologias e designs mais atualizados.
Desempenho, motor e potência
Motor de 6 cilindros em V, deslocamento de 2967 cm³, potência de 258 cv e torque de 59,1 kgfm a 1400 rpm. Aspiração por turbocompressor e alimentação por injeção direta.
O modelo é equipado com um motor de 6 cilindros em V, com deslocamento de 2967 cm³. A potência máxima é de 258 cv, enquanto o torque alcança 59,1 kgfm a 1400 rpm. Este motor possui aspiração por turbocompressor, alimentação por injeção direta e uma rotação máxima de 5000 rpm. Outros detalhes incluem diâmetro do cilindro de 83 mm, curso do pistão de 91,4 mm e razão de compressão de 17:1. A transmissão é automática de 8 marchas, com tração integral permanente e acoplamento por conversor de torque. O sistema utiliza um câmbio identificado pelo código ZF 8HP. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 8 segundos, com velocidade máxima de 190 km/h.
Consumo e autonomia
Consumo urbano de 8,5 km/l e rodoviário de 9 km/l. Autonomia estimada de 680 km na cidade e 720 km em estrada, suportada por um tanque com capacidade de 80 litros.
O consumo urbano do modelo é de 8,5 km/l, enquanto no rodoviário é de 9 km/l. A autonomia em trajetos urbanos é de aproximadamente 680 km, e em trajetos rodoviários alcança cerca de 720 km, auxiliada por um tanque com capacidade de 80 litros.
Interior
Interior espaçoso para 5 ocupantes com bancos ajustáveis, direção assistida, ar-condicionado e retrovisores elétricos. Segurança com airbags, controle de tração e estabilidade.
O espaço interno acomoda até 5 ocupantes, com conforto proporcionado por bancos dianteiros com ajustes elétricos, banco traseiro bipartido e rebatível, e alças de segurança no teto. O ar-condicionado possui uma zona de climatização, e o modelo é equipado com retrovisores externos aquecidos e ajustes elétricos, além de retrovisor interno fotocrômico. O volante é ajustável em altura e profundidade, e a direção assistida complementa a experiência de condução. Em termos de segurança, o veículo traz airbags frontais, laterais e de cortina, controle de tração e estabilidade, além de sistemas como ISOFIX para cadeiras infantis e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. No entretenimento, o modelo possui rádio, conexão USB e Bluetooth, navegador GPS, espelhamento da tela do celular e volante multifuncional.
Caçamba
Caçamba com capacidade de 1280 litros e carga útil de 1104 kg. Ideal para transporte de materiais pesados, com reboque de até 750 kg sem freio ou 2705 kg com freio.
A caçamba possui capacidade de 1280 litros, enquanto a carga útil máxima é de 1104 kg. Além disso, o veículo suporta reboque de até 750 kg sem freio e 2705 kg com freio, sendo ideal para trabalhos que exigem robustez.
Medidas
Comprimento de 5350 mm, largura de 1954 mm e entre-eixos de 3097 mm. Freios a disco ventilado nas 4 rodas. Pneus 245/65 R17, incluindo o estepe, com altura de flanco de 159 mm.
O comprimento total é de 5350 mm, a largura é de 1954 mm e a altura é de 1851 mm. A distância entre-eixos é de 3097 mm, enquanto a altura mínima do solo é de 245 mm. O peso total do modelo é de 2191 kg. A suspensão dianteira é independente, com braços sobrepostos e molas helicoidais, enquanto a traseira utiliza um eixo rígido com feixes de molas semielípticas. Os freios são a disco ventilado nas quatro rodas. Os pneus têm a medida 245/65 R17, incluindo o estepe, com altura do flanco de 159 mm. A direção possui assistência hidráulica e diâmetro de giro de 12,9 m, o que facilita manobras.
Preço Aproximado
O modelo tem um preço aproximado de R$ 314 mil, oferecendo um conjunto robusto de desempenho, consumo eficiente, ampla capacidade de carga e uma lista abrangente de equipamentos de conforto e segurança. Ideal para quem busca versatilidade e potência em uma picape média.
Ficha Técnica do Volkswagen Amarok Comfortline 3.0 V6 2025
Suspensão dianteira independente com braços sobrepostos e molas helicoidais. Traseira com eixo rígido e feixe de molas. Pneus 245/65 R17, freios a disco ventilado.
Geral
- Propulsão: Combustão
- Combustível: Diesel
- Configuração: Picape
- Porte: Médio
- Lugares: 5
- Portas: 4
- Procedência: Importado
Motor
- Potência: 258 cv
- Torque máximo: 59,1 kgfm a 1400 rpm
- Deslocamento: 2967 cm³
- Cilindros: 6 em V
- Aspiração: Turbocompressor
- Alimentação: Injeção direta
- Rotação máxima: 5000 rpm
- Razão de compressão: 17:1
- Diâmetro do cilindro: 83 mm
- Curso do pistão: 91,4 mm
- Cilindrada unitária: 495 cm³
- Válvulas por cilindro: 4
- Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
- Acionamento do comando: Corrente
- Tuchos: Hidráulicos
- Variação do comando: Admissão e escape
- Código do motor: EA897
Transmissão
- Tração: Integral permanente
- Câmbio: Automático de 8 marchas
- Acoplamento: Conversor de torque
- Código do câmbio: ZF 8HP
Suspensão
- Dianteira: Independente, braços sobrepostos
- Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
- Traseira: Eixo rígido
- Elemento elástico traseiro: Feixe de molas semielípticas
Freios
- Dianteiros: Disco ventilado
- Traseiros: Disco ventilado
Direção
- Assistência: Hidráulica
- Diâmetro de giro: 12,9 m
Pneus
- Dianteiros: 245/65 R17
- Traseiros: 245/65 R17
- Altura do flanco: 159 mm
- Estepe: 245/65 R17
Dimensões
- Comprimento: 5350 mm
- Largura: 1954 mm
- Altura: 1851 mm
- Entre-eixos: 3097 mm
- Altura mínima do solo: 245 mm
- Tanque de combustível: 80 litros
- Caçamba: 1280 litros
- Peso: 2191 kg
- Carga útil: 1104 kg
- Reboque sem freio: 750 kg
- Reboque com freio: 2705 kg
- Ângulo de entrada: 27,2 graus
- Ângulo de saída: 24,8 graus
- Ângulo central: 23 graus
- Travessia de água: 500 mm
- Inclinação lateral máxima: 49,7 graus
Desempenho
- Velocidade máxima: 190 km/h
- Aceleração 0-100 km/h: 8 s
Consumo
- Urbano: 8,5 km/l
- Rodoviário: 9 km/l
Autonomia
- Urbana: 680 km
- Rodoviária: 720 km
Equipamentos do Volkswagen Amarok Comfortline 3.0 V6 2025
Equipamentos incluem freios ABS, controle de tração, airbags, câmera de ré, ar-condicionado, bancos elétricos, sistema de navegação GPS, Bluetooth e espelhamento de tela.
Segurança
- Freios ABS
- Airbags frontais
- Airbags laterais
- Airbags de cortina
- Alarme antifurto perimétrico
- Alarme antifurto volumétrico
- Câmera traseira para manobras
- Cintos de três pontos para todos os ocupantes
- Encosto de cabeça para todos os ocupantes
- Controle de estabilidade
- Controle de tração
- Faróis de LED
- Faróis com refletores duplos
- Faróis com regulagem de altura
- Faróis de neblina
- Luz traseira de neblina
- Repetidores laterais das luzes de direção
- Travamento central das portas
- Luz de condução diurna
- Controle automático de descida
- Desembaçador do vidro traseiro
- ISOFIX para fixação de cadeira infantil
- Alerta de colisão frontal (opcional)
- Assistente de partida em rampa
- Sensores de estacionamento dianteiro
- Sensores de estacionamento traseiro
- Alerta de mudança de faixa (opcional)
- Diferencial central
- Tração integral
Conforto
- Ar-condicionado
- Zonas de ar-condicionado: 1
- Ar quente
- Direção assistida
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Apoio de braço para o motorista
- Câmbio automático
- Ajuste do volante em altura
- Ajuste do volante em profundidade
- Banco do motorista com ajuste elétrico
- Banco do passageiro com ajuste elétrico
- Ajuste de apoio lombar para o motorista
- Controle automático de velocidade
- Controle elétrico dos vidros dianteiros
- Controle elétrico dos vidros traseiros
- Faróis com acendimento automático
- Limpador de para-brisa automático
- Ajuste elétrico dos retrovisores
- Retrovisor interno fotocrômico
- Retrovisor externo com aquecimento
- Rodas de liga leve
- Banco traseiro bipartido
- Banco traseiro rebatível
- Luz no porta-malas
- Luz de teto traseira
- Alças de segurança no teto
Infotenimento
- Rádio
- Conexão USB
- Conexão Bluetooth
- Navegador GPS
- Volante multifuncional
- Computador de bordo
- Conta-giros
- Termômetro do líquido de arrefecimento
- Indicador de temperatura externa
- Espelhamento da tela do celular
- Reconhecimento de placas de trânsito (opcional)
Fonte: Volkswagen e Motor1.