O BYD Yuan Pro EV 2025 é um SUV totalmente elétrico que chama atenção no mercado por sua proposta de mobilidade sustentável. Com um motor elétrico que entrega 177 cavalos de potência e 29,6 kgfm de torque, ele oferece uma condução eficiente e simples, sendo uma alternativa para quem busca veículos sem emissão de poluentes. Seu desempenho é adequado para o uso urbano e em estradas, com uma aceleração de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e uma velocidade máxima de 160 km/h. A autonomia de 250 km atende a viagens curtas e médias distâncias, mas pode exigir planejamento para trajetos mais longos devido à capacidade da bateria de 45,1 kWh.
O SUV traz uma série de recursos voltados para o conforto e a segurança dos ocupantes. No quesito segurança, ele vem equipado com sistemas como controle de estabilidade, controle de tração, freios ABS, airbags frontais, laterais e de cortina, além de sensores de estacionamento e câmeras de 360 graus, facilitando manobras e aumentando a segurança nas vias. No interior, o SUV oferece conforto com ar-condicionado automático, bancos com ajustes elétricos e revestidos em couro, além de um sistema de entretenimento integrado com conexão USB, Bluetooth, espelhamento de celular e carregador por indução.
Para quem busca praticidade no dia a dia, o BYD Yuan Pro traz direção elétrica, controle automático de velocidade, retrovisores com ajustes elétricos e rebatimento, além de itens como freio de estacionamento elétrico e sistema de auto hold, que facilita a condução em subidas e descidas. A capacidade do porta-malas é de 265 litros, o que pode ser limitado para viagens com muita bagagem, mas suficiente para uso diário.
Sobre a dirigibilidade, o BYD Yuan Pro EV 2025 é equipado com suspensão dianteira independente e traseira por eixo de torção, o que proporciona uma condução estável em diversos tipos de terreno. Os pneus 215/60 R17 complementam o conjunto, oferecendo boa aderência e equilíbrio durante a condução. Outro ponto a ser considerado é a altura mínima do solo de 170 mm, que facilita a passagem por obstáculos e terrenos irregulares sem comprometer a estrutura do veículo.
O veículo elétrico possui um motor dianteiro capaz de gerar 177 cv, com torque de 29,6 kgfm. A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 7,9 segundos, o que coloca o carro entre os modelos mais eficientes de sua categoria no quesito aceleração.
A velocidade máxima é de 160 km/h, o que é adequado para rodovias e uso urbano. O veículo utiliza uma plataforma dedicada exclusivamente a carros elétricos, chamada e-platform 3.0, o que otimiza o desempenho e a distribuição de peso.
A tração é dianteira, e o câmbio é automático de uma marcha, simplificando a operação e maximizando a eficiência energética durante a condução.
O consumo e a autonomia são elementos críticos para um veículo elétrico. Com uma bateria de 45,1 kWh, o modelo oferece uma autonomia de até 250 km, o que é suficiente para o uso diário em áreas urbanas, especialmente para quem faz trajetos curtos e médios.
Além disso, o sistema de recarga permite que o carro seja carregado tanto em corrente alternada (AC) quanto em corrente contínua (DC), com potências de recarga de 6,6 kW e 60 kW, respectivamente. Isso possibilita maior flexibilidade para o motorista, que pode recarregar o veículo em diferentes tipos de estações de carregamento.
O interior do carro foi pensado para maximizar o conforto dos ocupantes, com capacidade para até cinco pessoas. O espaço interno é bem aproveitado, oferecendo conforto tanto para o motorista quanto para os passageiros.
O porta-malas tem capacidade de 265 litros, o que atende bem às necessidades de uso diário e viagens curtas. O modelo também inclui uma série de tecnologias voltadas para o conforto, como ar-condicionado automático, bancos com ajustes elétricos para o motorista e passageiro, e direção assistida.
Além disso, o sistema de infotainment inclui funcionalidades como espelhamento da tela do celular, GPS integrado e carregador de celular por indução, tornando o interior do veículo bastante prático.
O carro tem um comprimento de 4.310 mm, largura de 1.830 mm e altura de 1.675 mm, com uma distância entre eixos de 2.620 mm, o que garante um bom espaço interno.
A altura mínima do solo é de 170 mm, e o veículo pesa 1.550 kg. A suspensão dianteira é independente, do tipo McPherson, com molas helicoidais, enquanto a traseira conta com eixo de torção e molas helicoidais, proporcionando um equilíbrio entre conforto e estabilidade.
Os freios dianteiros são a disco ventilado, enquanto os traseiros são a disco sólido. A direção é assistida eletricamente, com um diâmetro de giro de 10,5 metros, facilitando manobras em espaços urbanos. O modelo vem equipado com pneus 215/60 R17 tanto na dianteira quanto na traseira, e o estepe segue a mesma especificação.
O valor aproximado deste modelo no mercado brasileiro é de R$ 182.800. Esse preço reflete a combinação de motorização elétrica, autonomia, e os diversos recursos tecnológicos e de segurança incluídos no veículo.
Fonte: BYD.