Ficha técnica do Renault Sandero Stepway Zen 2025: preço, consumo e desempenho do hatch que promete boa relação de custo-benefício

A pergunta que muitos fazem: vale a pena comprar o Renault Sandero Stepway Zen 1.0 2025? Essa decisão depende de algumas considerações. O modelo oferece um pacote razoável de equipamentos e desempenho compatível com a proposta de um carro compacto urbano. No entanto, o motor de 1.0 litro pode ser considerado modesto para quem busca mais agilidade no trânsito ou em viagens. O consumo de combustível, especialmente na cidade, pode não ser dos mais econômicos para um carro desse porte. Por outro lado, o Sandero Stepway Zen 1.0 se destaca pelo design robusto e pela altura do solo, que conferem ao carro uma presença diferenciada em relação aos hatchbacks tradicionais.
Publicado em Renault dia 13/08/2024 por Alan Corrêa

O Renault Sandero Stepway Zen 1.0 2025 é uma opção para quem busca um carro compacto com estilo aventureiro. Este modelo se destaca pelo design que combina a praticidade de um hatchback com características de um SUV urbano, como a altura elevada em relação ao solo e detalhes estéticos que remetem ao universo off-road. Sob o capô, o carro é equipado com um motor de 1.0 litro, três cilindros, que entrega até 82 cavalos de potência quando abastecido com álcool. Quando abastecido com gasolina, a potência máxima é de 79 cavalos. Esse motor é aspirado e possui injeção multiponto, com comando de válvulas duplo no cabeçote e tuchos mecânicos.

A transmissão é manual de cinco marchas, e a tração é dianteira. A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, enquanto a traseira utiliza um eixo de torção, ambos com molas helicoidais. Os freios são a disco ventilado na dianteira e a tambor na traseira. O sistema de direção conta com assistência eletro-hidráulica, o que facilita as manobras em baixas velocidades. O veículo vem equipado com pneus de medida 185/65 R15, que ajudam a manter o conforto e a estabilidade em diferentes tipos de terrenos.

No quesito desempenho, o veículo atinge uma velocidade máxima de 150 km/h, e acelera de 0 a 100 km/h em 15 segundos. O consumo é um ponto a considerar: no ciclo urbano, o carro faz 9,3 km/l com álcool e 13 km/l com gasolina. Já no ciclo rodoviário, esses números sobem para 13,7 km/l com gasolina, o que confere ao modelo uma autonomia de até 685 km em estradas.

Desempenho, motor e potência

O veículo em questão possui um motor de 1.0 litro com três cilindros em linha, capaz de gerar até 82 cavalos de potência quando abastecido com álcool e 79 cavalos com gasolina, ambos a 6300 rpm. A aspiração do motor é natural, o que significa que ele não conta com nenhum tipo de sobrealimentação como turbo ou compressor. A alimentação é feita por injeção multiponto, o que garante uma distribuição eficiente do combustível nos cilindros.

O comando de válvulas é duplo no cabeçote, com tuchos mecânicos e variação tanto na admissão quanto no escape, conferindo um controle preciso sobre o fluxo de gases no motor. Com um deslocamento de 999 cm³, o motor é acionado por corrente, oferecendo maior durabilidade e menor necessidade de manutenção em comparação com correias dentadas. A disposição do motor é transversal, o que otimiza o espaço interno do veículo.

O desempenho do carro é modesto, atingindo uma velocidade máxima de 150 km/h. A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 15 segundos, refletindo o caráter mais urbano e focado na economia de combustível do modelo. A tração é dianteira, característica comum em veículos compactos, oferecendo boa dirigibilidade em ambientes urbanos.

A transmissão é manual de cinco marchas, o que permite ao motorista ter controle total sobre as rotações do motor, maximizando a eficiência de combustível e adaptando o desempenho às necessidades de condução. A plataforma sobre a qual o carro é construído é a Dacia M0, uma base confiável e amplamente utilizada em veículos de porte semelhante.

Consumo e autonomia

O consumo de combustível é um fator crucial para muitos consumidores, especialmente em veículos urbanos. Este modelo apresenta um consumo de 9,3 km/l quando abastecido com álcool em ciclo urbano, enquanto na rodovia, o consumo se mantém em 9,3 km/l. Ao utilizar gasolina, o veículo entrega 13 km/l na cidade e melhora para 13,7 km/l na estrada.

Com um tanque de combustível de 50 litros, a autonomia do veículo em ambiente urbano chega a 465 km com álcool e 650 km com gasolina. Em ambiente rodoviário, essa autonomia aumenta para 685 km quando abastecido com gasolina, tornando o veículo adequado para viagens de média distância sem a necessidade de paradas frequentes para reabastecimento.

Interior

O interior do veículo foi projetado para oferecer praticidade e conforto aos ocupantes. Com espaço para cinco pessoas, o carro é ideal para famílias pequenas ou para quem frequentemente transporta passageiros. O porta-malas tem uma capacidade de 320 litros, suficiente para acomodar bagagens de tamanho médio, sendo adequado para o uso diário e para viagens curtas.

O ajuste do banco do motorista em altura, combinado com o ajuste em altura do volante, permite que o condutor encontre uma posição de direção confortável, o que é essencial em viagens mais longas ou em trânsito pesado. Os cintos de segurança dianteiros também possuem ajuste de altura, melhorando a segurança e o conforto dos ocupantes.

O banco traseiro é rebatível, o que aumenta a versatilidade do espaço de carga, permitindo o transporte de objetos maiores quando necessário. Além disso, o carro conta com iluminação no porta-malas, facilitando o acesso às bagagens em condições de baixa luminosidade.

Medidas

O veículo possui dimensões compactas, com 4070 mm de comprimento, 1733 mm de largura e 1536 mm de altura, o que facilita a condução e o estacionamento em áreas urbanas. A distância entre eixos de 2590 mm contribui para um bom espaço interno, proporcionando conforto aos passageiros tanto na frente quanto atrás.

O peso do veículo é de 1061 kg, o que é relativamente leve, contribuindo para a eficiência de combustível e a agilidade na condução. A carga útil é de 443 kg, o que permite o transporte de passageiros e carga sem comprometer o desempenho do veículo.

A suspensão dianteira independente do tipo McPherson e a suspensão traseira com eixo de torção, ambas equipadas com molas helicoidais, garantem um equilíbrio entre conforto e estabilidade. Os freios dianteiros a disco ventilado e os traseiros a tambor proporcionam uma frenagem eficaz e segura.

A direção é assistida por um sistema eletro-hidráulico, oferecendo uma combinação de leveza em baixas velocidades e firmeza em altas velocidades. O diâmetro de giro de 10,6 metros facilita as manobras em espaços apertados, como estacionamentos.

Os pneus do veículo são de medida 185/65 R15, montados em rodas de 15 polegadas, o que contribui para o conforto e a estabilidade. O estepe possui a mesma medida dos pneus principais, garantindo consistência em caso de necessidade de substituição.

Preço aproximado

O preço aproximado do veículo o posiciona como uma opção viável dentro do segmento de compactos urbanos com características aventureiras, em torno de aproximadamente R$ 88 mil. Este modelo oferece uma combinação de design robusto, praticidade e recursos que atendem às necessidades de quem busca um carro para o dia a dia, com ocasional uso em viagens mais longas.

Ficha Técnica do Renault Sandero Stepway Zen 1.0 2025

Geral

Motor

Transmissão

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Dimensões

Desempenho

Consumo

Autonomia

Equipamentos do Renault Sandero Stepway Zen 1.0 2025

Segurança

Conforto

Entretenimento

Fonte: Renault.