Ficha técnica do Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 2024: preço, consumo e desempenho do sedan híbrido cheio de conforto e tecnologia

Este sedã híbrido é uma excelente opção para quem busca tecnologia avançada e conforto. Ele combina economia de combustível e desempenho eficiente, graças ao motor que integra combustão e eletricidade. O interior espaçoso conta com bancos de couro e ar-condicionado automático, garantindo conforto aos passageiros. Além disso, oferece recursos de segurança como freios ABS e múltiplos airbags. O ponto negativo é o preço elevado, que pode ser uma barreira para alguns compradores. No entanto, o modelo se destaca como uma boa escolha no mercado de sedãs híbridos.
Publicado em Toyota dia 1/08/2024 por Alan Corrêa

O Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 1.8 de 2024 é a versão topo de linha do sedã Corolla. Ele se destaca por sua tecnologia híbrida e pelo conjunto de recursos que oferece em termos de conforto e tecnologia. Este modelo combina a eficiência do motor híbrido com a praticidade de um sedã médio, proporcionando uma experiência de direção alinhada às expectativas de quem busca um veículo com tecnologia avançada.

O sistema híbrido do Corolla Altis Premium Hybrid integra um motor a combustão de 1,8 litro com um motor elétrico, resultando em uma potência combinada de 122 cavalos. Essa configuração permite um consumo de combustível eficiente, tanto em ambiente urbano quanto rodoviário. O câmbio CVT contribui para uma condução suave, enquanto a tração dianteira garante estabilidade.

Desempenho, motor e potência

O sedã híbrido oferece 122 cv de potência, com velocidade máxima de 170 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 12 s, garantindo um desempenho equilibrado.
O sedã híbrido oferece 122 cv de potência, com velocidade máxima de 170 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 12 s, garantindo um desempenho equilibrado.

O modelo em questão é um sedã médio que utiliza uma plataforma inovadora e possui um sistema de propulsão híbrido. A combinação de um motor a combustão de 1,8 litro com um motor elétrico resulta em uma potência total de 122 cavalos. O motor a combustão é instalado na parte dianteira do veículo e apresenta aspiração natural. Ele é alimentado por um sistema de injeção multiponto e conta com quatro cilindros em linha, com um comando de válvulas duplo no cabeçote.

A potência máxima do motor a combustão é de 98 cavalos, gerados a 5200 rotações por minuto. O torque máximo é de 14,5 kgfm, disponível a 3600 rotações por minuto. O motor elétrico contribui com 72 cavalos e um torque de 16,6 kgfm, oferecendo um desempenho equilibrado e eficiência no consumo de combustível. O sistema de transmissão utiliza um câmbio CVT de 0 marchas, o que proporciona uma experiência de condução suave e econômica. A tração é dianteira, assegurando estabilidade e controle ao motorista.

O veículo atinge uma velocidade máxima de 170 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 12 segundos, o que representa um desempenho adequado para a proposta do sedã. A plataforma utilizada contribui para a rigidez estrutural e o conforto durante a condução, enquanto a disposição transversal do motor otimiza o uso do espaço interno e o equilíbrio do veículo.

Consumo e autonomia

O motor possui 4 cilindros em linha, disposição transversal, código 2ZR-FXB, aspiração natural, injeção multiponto, potência de 98 cv e torque de 14,5 kgfm.
O motor possui 4 cilindros em linha, disposição transversal, código 2ZR-FXB, aspiração natural, injeção multiponto, potência de 98 cv e torque de 14,5 kgfm.

O modelo oferece um consumo eficiente de combustível, refletindo a sinergia entre o motor a combustão e o motor elétrico. No ambiente urbano, o consumo é de 12,8 km/l quando abastecido com álcool, enquanto na rodovia, a eficiência chega a 11,1 km/l com o mesmo combustível. Quando abastecido com gasolina, o consumo rodoviário atinge 18,5 km/l, demonstrando uma economia significativa em longas distâncias.

A autonomia urbana é de aproximadamente 550 km com álcool, enquanto a autonomia rodoviária é de 477 km com álcool e pode chegar a 796 km com gasolina. Essa capacidade de percorrer longas distâncias sem necessidade de reabastecimento frequente é um dos atrativos do sistema híbrido.

Interior

A transmissão é CVT de 0 marchas, proporcionando condução suave e contínua. A tração dianteira garante estabilidade em diversas condições de direção.
A transmissão é CVT de 0 marchas, proporcionando condução suave e contínua. A tração dianteira garante estabilidade em diversas condições de direção.

O interior do sedã é projetado para proporcionar conforto e funcionalidade. Ele oferece espaço para cinco ocupantes, com assentos revestidos em couro e ajustes elétricos disponíveis para o banco do motorista. O ar-condicionado automático com duas zonas permite um controle climático individualizado, enquanto a saída de ar para o banco traseiro garante conforto para todos os passageiros.

O porta-malas tem capacidade para 470 litros, oferecendo espaço suficiente para bagagens em viagens ou atividades cotidianas. A carga útil do veículo é de 410 kg, permitindo transportar tanto passageiros quanto carga de maneira eficiente.

Medidas

As dimensões do veículo incluem um comprimento de 4630 mm, largura de 1780 mm e altura de 1455 mm. A distância entre-eixos é de 2700 mm, proporcionando uma base estável e espaço adequado para os ocupantes. O peso total do veículo é de 1450 kg, o que contribui para um bom equilíbrio entre desempenho e eficiência de combustível.

A suspensão dianteira é do tipo independente McPherson, com molas helicoidais, enquanto a suspensão traseira é independente e multibraço, também com molas helicoidais. Esse conjunto de suspensão proporciona conforto durante a condução e estabilidade em diferentes condições de estrada. Os freios dianteiros são discos ventilados, enquanto os traseiros são discos sólidos, garantindo eficiência na frenagem. A direção conta com assistência elétrica e um diâmetro de giro de 11,6 metros, facilitando manobras em espaços reduzidos.

Os pneus têm medidas de 215/50 R17 tanto na dianteira quanto na traseira, com um estepe de 205/55 R16. Esse conjunto assegura aderência e segurança durante a condução, além de contribuir para o conforto no rodar.

Preço aproximado

O preço aproximado deste modelo é de R$ 200.910. Este valor reflete a combinação de tecnologia híbrida, conforto, segurança e eficiência que o sedã oferece, posicionando-o como uma opção atrativa no segmento de veículos médios híbridos.

Ficha Técnica do Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 1.8

O sedã mede 4630 mm de comprimento, 1780 mm de largura e 1455 mm de altura. O peso é de 1450 kg, contribuindo para um espaço interno confortável.
O sedã mede 4630 mm de comprimento, 1780 mm de largura e 1455 mm de altura. O peso é de 1450 kg, contribuindo para um espaço interno confortável.

Geral

  • Ano: 2024
  • Versão: Topo de linha
  • Propulsão: Híbrido
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Sedã
  • Porte: Médio
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 12ª
  • Plataforma: TNGA
  • Série: E210
  • Latin NCAP: 5 estrelas
  • Proteção adulto: 83%
  • Proteção infantil: 92%
  • Proteção a pedestres: 60%
  • Assistência segurança: 82%

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Natural
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Cilindros: 4 em linha
  • Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
  • Variação do comando: Admissão
  • Cilindrada unitária: 449 cm³
  • Acionamento comando: Corrente
  • Válvulas por cilindro: 4
  • Diâmetro do cilindro: 80,5 mm
  • Razão de compressão: 13:1
  • Curso do pistão: 88,3 mm
  • Potência máxima: 98 cv (gasolina) a 5200 rpm
  • Código do motor: 2ZR-FXB
  • Torque máximo: 14,5 kgfm (álcool/gasolina) a 3600 rpm
  • Peso/potência: 14,36 kg/cv
  • Torque específico: 8,1 kgfm/litro
  • Peso/torque: 100,0 kg/kgfm
  • Potência específica: 56,2 cv/litro
  • Viscosidade do óleo: 0W-20 ou 5W-30

Motor Elétrico

  • Potência: 72 cv
  • Torque: 16,6 kgfm
  • Potência combinada: 122 cv
  • Capacidade da bateria: 1,3 kWh

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: CVT de 0 marchas
  • Código do câmbio: P610
  • Acoplamento: Engrenagem epicicloidal

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
  • Traseira: Independente, multibraço
  • Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Disco sólido

Direção

  • Assistência: Elétrica
  • Diâmetro de giro: 11,6 m

Pneus

  • Dianteiros: 215/50 R17
  • Altura do flanco dianteiro: 108 mm
  • Traseiros: 215/50 R17
  • Altura do flanco traseiro: 108 mm
  • Estepe: 205/55 R16

Dimensões

  • Comprimento: 4630 mm
  • Largura: 1780 mm
  • Altura: 1455 mm
  • Distância entre-eixos: 2700 mm
  • Bitola dianteira: 1531 mm
  • Bitola traseira: 1544 mm
  • Porta-malas: 470 litros
  • Tanque de combustível: 43 litros
  • Peso: 1450 kg
  • Carga útil: 410 kg
  • Reboque sem freio: 400 kg
  • Reboque com freio: 400 kg
  • Altura mínima do solo: 148 mm
  • Área frontal: 2,2 m²
  • Coeficiente de arrasto (Cx): 0,28
  • Área frontal corrigida: 0,616 m²

Desempenho

  • Velocidade máxima: 170 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 12 s

Consumo

  • Consumo Urbano: 12,8 km/l (álcool)
  • Consumo Rodoviário: 11,1 km/l (álcool), 18,5 km/l (gasolina)

Autonomia

  • Urbana: 550 km (álcool)
  • Rodoviária: 477 km (álcool), 796 km (gasolina)

Equipamentos do Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 1.8

Equipado com freios ABS, airbags frontais, laterais e de cortina, o sedã inclui controle de estabilidade e sensores de estacionamento para segurança.
Equipado com freios ABS, airbags frontais, laterais e de cortina, o sedã inclui controle de estabilidade e sensores de estacionamento para segurança.

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais, laterais e de cortina
  • Alarme antifurto perimétrico e volumétrico
  • Sistema antifurto de rodas
  • Câmera traseira para manobras
  • Cintos de três pontos para todos os ocupantes
  • Encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Controle de estabilidade e tração
  • Faróis de LED com regulagem de altura
  • Faróis de neblina e luz traseira de neblina
  • Repetidores laterais das luzes de direção
  • Travamento central das portas
  • Luz de condução diurna
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • Sistema ISOFIX para fixação de cadeira infantil
  • Alerta de colisão frontal
  • Alerta de tráfego cruzado traseiro
  • Assistente de partida em rampa
  • Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro
  • Assistente de farol alto
  • Alerta de ponto cego
  • Alerta de mudança de faixa
  • Assistente de permanência em faixa
  • Frenagem automática de emergência

Conforto

  • Ar-condicionado automático com duas zonas
  • Saída de ar para o banco traseiro
  • Direção assistida
  • Bancos revestidos em couro
  • Banco do motorista com ajuste elétrico e de altura
  • Apoio de braço para o motorista e banco traseiro
  • Câmbio automático
  • Ajuste do volante em altura e profundidade
  • Cintos de segurança com ajuste de altura
  • Controle automático e adaptativo de velocidade
  • Limitador de velocidade
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros e traseiros
  • Faróis com acendimento automático
  • Limpador de para-brisa automático
  • Ajuste elétrico dos retrovisores
  • Retrovisores rebatíveis eletricamente
  • Retrovisor interno fotocrômico
  • Rodas de liga leve
  • Teto solar elétrico
  • Banco traseiro bipartido e rebatível
  • Destravamento remoto do porta-malas
  • Luz no porta-malas
  • Luz de teto traseira
  • Comando interno da tampa de abastecimento
  • Chave presencial
  • Sistema start-stop
  • Recuperação de energia cinética
  • Alças de segurança no teto

Entretenimento

  • Rádio
  • Conexão USB
  • Conexão Bluetooth
  • Volante multifuncional
  • Computador de bordo
  • Termômetro do líquido de arrefecimento
  • Indicador de temperatura externa
  • Espelhamento da tela do celular
  • Carregador de celular por indução

Toyota Corolla Lidera Ranking de Melhor Custo-Benefício em Sedãs Médios

O Toyota Corolla foi eleito o melhor sedã médio em custo-benefício no guia “Qual Comprar 2024” da Autoesporte. O modelo se destacou em um segmento que já foi mais popular, mas ainda atrai consumidores que buscam um carro com bom espaço de porta-malas e uma condução confortável. O Corolla, fabricado em Indaiatuba (SP), liderou a categoria, superando concorrentes como o Nissan Sentra, Chevrolet Cruze e Volkswagen Jetta.

O estudo da Autoesporte avaliou 150 modelos divididos em 16 categorias, com preços até R$ 500 mil. Entre os sedãs médios, o Corolla foi recomendado na versão Altis Premium, com preço entre R$ 148.990 e R$ 182.990. Equipado com um motor 2.0 de 175 cv e câmbio CVT, o Corolla oferece uma garantia de cinco anos. Além disso, apresenta uma baixa desvalorização de 10,8%, fator que contribui para sua boa aceitação no mercado.

O Corolla se destaca pela confiabilidade e pelos custos de manutenção. A cesta de peças tem um valor acessível, enquanto o seguro varia entre R$ 2.991 para mulheres e R$ 3.754 para homens. O porta-malas do modelo acomoda até 470 litros, e o carro passou por atualizações recentes, incluindo novas rodas, grade dianteira e um painel digital de 12,3 polegadas.

Em termos de desempenho, o Corolla oferece economia de combustível. Segundo o Inmetro, o modelo percorre até 10,7 km/l na estrada e 8,6 km/l na cidade com etanol, e 14,9 km/l e 12,3 km/l, respectivamente, com gasolina. Essa eficiência se deve a um ajuste no motor, que agora entrega 175 cv e 21,3 kgfm.

O mercado de sedãs médios no Brasil ainda enfrenta desafios, mas modelos como o Corolla continuam atraindo consumidores que valorizam espaço e conforto. A escolha do Corolla como o melhor sedã médio no guia “Qual Comprar 2024” reforça sua posição de destaque no segmento, oferecendo aos consumidores uma opção confiável e econômica.

É possível andar só com a bateria?

Sim, é possível andar apenas com a bateria no Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 2024, mas apenas em determinadas condições e por distâncias curtas. O sistema híbrido do Corolla permite que o carro funcione no modo elétrico, especialmente em velocidades baixas e em condições específicas, como ao manobrar ou em tráfego leve.

  • Modo EV: O Corolla Altis Premium Hybrid possui um modo EV (Veículo Elétrico) que permite dirigir usando apenas o motor elétrico. No entanto, isso é limitado pela carga da bateria e geralmente ocorre em velocidades baixas.
  • Condições Limitadas: O carro pode operar apenas com a bateria quando a carga é suficiente e em condições ideais, como em velocidades abaixo de 40 km/h. Quando mais potência é necessária, o motor a combustão entra em ação automaticamente.
  • Economia de Combustível: A capacidade de usar o modo elétrico ajuda a melhorar a economia de combustível, especialmente em ambientes urbanos com tráfego lento e paradas frequentes.
  • Regeneração de Energia: O sistema híbrido recarrega a bateria através da frenagem regenerativa e do motor a combustão quando necessário, permitindo que o modo elétrico seja usado novamente quando as condições forem adequadas.

Portanto, enquanto o Corolla Altis Premium Hybrid pode operar no modo elétrico, ele é projetado para alternar automaticamente entre os motores elétrico e a combustão para maximizar a eficiência.

O Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 2024, como a maioria dos veículos híbridos não plug-in, não possui uma autonomia significativa apenas no modo elétrico. O sistema híbrido é projetado para melhorar a eficiência de combustível ao combinar a energia do motor a combustão com o motor elétrico.

  • Autonomia Limitada: O modo elétrico é utilizado principalmente para curtas distâncias e em velocidades baixas, como manobras de estacionamento ou tráfego leve. A autonomia é geralmente de apenas alguns quilômetros, suficiente para tarefas curtas e específicas.
  • Modo Elétrico Temporário: O veículo usa o motor elétrico para impulsionar o carro em condições específicas, como arrancadas ou ao se mover lentamente no trânsito, mas isso é temporário.
  • Híbrido, não Plug-in: Ao contrário de híbridos plug-in, que têm baterias maiores e podem ser recarregadas externamente para fornecer maior autonomia elétrica, o Corolla Altis Premium Hybrid utiliza um sistema híbrido que depende principalmente da regeneração de energia e do motor a combustão para carregar a bateria.

Assim, a autonomia do Corolla Altis Premium Hybrid no modo apenas elétrico é limitada e não destinada a viagens longas ou condução prolongada apenas com a bateria. O sistema é otimizado para eficiência combinada entre os motores a combustão e elétrico.

Fonte: ToyotaComunica, Toyota e AutoEsporte.