O novo Ford Edge ST chegou para tentar revolucionar o mercado de SUV, com uma potente motorização 2.7 V6 biturbo e um design esportivo renovado. Rompendo o próprio paradigma, o Edge ST superou as antigas gerações e traz novos equipamentos próprios de um SUV premium.
A Ford, como parte de sua estratégia global One Ford, decidiu unificar todos os departamentos esportivos criados pelas antigas divisões – Special Vehicle Team (SVT), Rally Sport (RS), Special Vehicles Operations (SVO) e Ford Racing – em um só: o Ford Performance.
Entre os veículos desenvolvidos pela Ford Performance que tem maior protagonismo estão os esportivos ST (Sport Technologies) e que recentemente acabam de ganhar o primeiro SUV da categoria e de produção do continente americano: o novo Ford Edge ST.
Quem desejar levar o novo Edge ST para casa terá que desembolsar um investimento próprio de um SUV premium:
Ainda que não traga nenhuma marca premium europeia, o novo Edge ST merece ser respeitado e deve conquistar muitos mercados devido sua potente motorização e visual agressivo.
O Ford Edge ST está equipado com o motor V6 de 2.7 biturbo Ecoboost, o mesmo das versões Sport, mas com 335 cv de potência, torque máximo de 55,4 kgfm e câmbio automático de 8 marchas com aletas no volante.
A tração ainda que mantenha a AWD traz uma configuração nova para acompanhar a evolução do conjunto, com calibragem mais esportiva do sistema de suspensão e amortecedores.
Com toda a nova equipagem o Edge ST ficou mais pesado, com 2.031 kg no total, mas a potência da motorização compensa o excesso, conseguindo fazer de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e com consumo médio de 12,6 litros por 100 km no perímetro urbano.
Com 4.777 mm de comprimento e porta-malas com 603 litros de capacidade, o novo SUV da Ford tem espaço de sobra para cinco passageiros.
Embora as antigas gerações do Edge esportivas não tenham conseguido convencer, a versão Edge ST surpreendeu quando foi apresentada no Salão de Detroit 2018, particularmente pelo impacto do novo design.
O visual da nova Edge ST traz rodas de liga leve de 20 polegadas, saídas de escapamento duplas, saias laterais, faróis e lanternas de LED e grade frontal esportiva preta em estilo colmeia.
Por dentro da cabine, a novidade fica por conta dos pedais de alumínio, volante esportivo, teto solar panorâmico, bancos com acabamento de couro e camurça com o emblema ST, botões de transmissão que substitui a antiga manopla, entre outros destaques:
Quanto aos elementos de segurança, a Ford equipou o Edge ST com uma lista completa que também não deixa nada a desejar: