O novo Ford Escort 2022 foi revelado na China pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação, e tem como proposta o custo-benefício. Por lá o modelo é na verdade um facelift, ele manteve a mesma plataforma do Focus de segunda geração para manter o baixo custo em relação ao Focus de quarta geração.
O Ford Escort é um sedã médio com 4,63 m de comprimento, e agora ele ganhou diversas mudanças no design, passando a ter um visual bem mais sofisticado, com conjunto óptico de LED e com luzes diurnas em LED, num formato de “L”. O novo Escort 20222 será fabricado pela Changan-Ford, a mesma que faz o Territory através da JMC, e por isso ele pode remeter um pouco ao SUV Territory.
Com 4,633 m de comprimento, 1,825 m de largura, 1,490 m de altura e 2,687 m de entre-eixos, o novo Ford Escort 2022 segue com a mesma motorização, sendo um motor Dragon de três cilindros 1.5 a gasolina aspirado, com 122 cavalos e 15,5 kgfm, tendo transmissão manual ou automática, com duas versões, sendo uma delas a Titanium.
Já no quesito design, o Escort 2022 recebeu faróis bem mais finos, uma grade ortogonal ligeiramente maior, com formato tipo colmeia e com acabamento preto brilhante ou cromado, dependendo da versão. O para-choque dianteiro também tem um novo estilo, com uma grande abertura lateral contornada com detalhe cromado.
Na traseira também tem acabamento cromado, como visto no friso com o escrito “Escort” que une as lanternas, além de iluminação em LED e para-choque revisado.
Os retrovisores são novos, assim como as rodas de liga leve em tamanhos de 15, 16 e 17 polegadas, com pneus 195/65, 205/55 e 205/50, respectivamente, variando entre as versões. Além das rodas, existem algumas diferenças entre uma versão topo e alguma inferior, como por exemplo, a ausência do teto-solar, acabamentos cromados nas janelas e no para-choque traseiro.
O interior do novo sedã tem nova central multimídia com um painel inteiramente novo. Não se sabe quais itens estarão presentes no novo modelo, mas a versão atual já tem os controles de tração e estabilidade como item de série, assim como sistema multimídia com tela de 8″ e chave presencial. A lista completa deve ser divulgada no lançamento, que acontecerá bem em breve.
Entretanto, o novo Ford Escort 2022 não deve vir para o Brasil, visto que a Ford investe cada vez mais em picapes e SUVs por aqui, como no caso do Bronco Sport que chega ainda esse ano. Mas também, a marca já tem um modelo de origem chinesa no mercado brasileiro, o Territory. O Escort seria uma opção entre sedãs, que hoje possui apenas o Ka Sedan.